Total de visualizações de página

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

AS PESSOAS MENTEM A RESPEITO DOS OUTROS

+

Eu já não acredito mais em tudo que ouço, principalmente quando isso envolve uma terceira pessoa.

Estive com uma pessoa que falou bem de uma outra pessoa, dizendo que é afável e uma ótima companhia e de quem o que sempre ouvi falar foi a maneira grosseira com que lida com as pessoas, e embora isso nunca tenha acontecido comigo, as estórias são muitas.
Achei ótimo ouvir alguém falando bem a respeito de alguém de quem eu tenho uma certa má impressão, mesmo que isso não vá me fazer mudar de opinião.

Outro dia estive com outra pessoa que fez questão de contar algo tão incrível a respeito de um conhecido, que vendo a minha incredulidade me perguntou se eu não estava acreditando e aí foi minha vez de dizer que sim embora na verdade não acreditasse. A estória contada era feia, não me interessava, não me importava, nem acreditarei nela, mesmo que possa ser verdadeira.

Ainda pensei se é importante saber se a pessoa que fez questão de me contar aquilo anda contando estorinhas a respeito dos outros, mas também não é.
Vou ignorar o assunto.

Mas como sempre, ultimamente uma coisa me tem levado à outra. E me lembrei de uma outra pessoa, que agora olhando com mais atenção vejo claramente que fui mais amigo dele do que ele de mim.

O que me fez pensar nisso foram exatamente os comentários a respeito de outra pessoa, que esse amigo fez, num momento que ele se meteu numa confusão que o fez perder o emprego e viu em mim a ponte para ajudá-lo, uma vez que eu tenho uma boa relação de amizade com duas das pessoas que estavam no topo da cadeia alimentar. Hoje eu vejo que foi estúpido da minha parte querer ajudá-lo, porque eu não sei qual era a verdade. Nunca repeti esses comentários a respeito de pessoas, mas tentei ajudá-lo porque acreditei no que um amigo me contava e acreditava no seu caráter também.

Hoje, fazendo um retrospecto da amizade e dos negócios que fizemos juntos consigo ver mais claramente que ele, talvez até porque precisasse, sei lá, sempre agiu procurando o que era mais vantajoso para ele e até me prejudicou numa parceria que iniciamos quando ele provavelmente já estava visando um outro passo e que se eu imaginasse isso, nem teria feito o investimento.

Lá na frente também em determinado ponto recebeu de mim uma comissão sobre serviços que poderia ser considerada até aética da parte dele receber e, embora eu nunca tivesse pedido, nunca me ajudou quando teve condição de fazê-lo. Olhar para isso com esses olhos me faz pensar que ele perfeitamente poderia estar recebendo uma vantagem ali adiante duma pessoa com quem tinha uma laços de amizade que se tinham iniciado como fornecedor e comprador.

Hoje vejo como sou parcial e até posso dizer inocente, em relação às pessoas que julgo amigas, mas nunca me faltou nada e ainda acho que é melhor sempre estar esperando o melhor das pessoas.
Mesmo que não seja o que você receba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário