Total de visualizações de página

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

O PIOR INIMIGO É AQUELE QUE VOCÊ NÃO CONHECE

Conversava com uma pessoa, dizendo que não era muito inteligente da minha parte falar aquilo, mas que eu não confiava em determinada pessoa, com quem nos relacionamos profissionalmente. Felizmente ele partilhava da mesma opinião, e vê essa pessoa como não transparente quanto ao que pensa, agindo de uma maneira amistosa na presença de algumas pessoas, porém as prejudicando na ausência delas.

Ele me disse que o pior inimigo é aquele que você não conhece e que essa pessoa não o surpreenderia porque dele só espera o pior. Tenho escolhido com quem me relaciono, e isso é uma tremenda vantagem, mas nesse caso específico não dá. Posso até me manter mais distante e ser educado com atitudes que reconheço como falsas mas não posso evitar completamente e essa sinceridade da minha parte me prejudica profissionalmente.

Um dia desses fiquei incomodado com outra pessoa, muito canalha, que fez um comentário maldoso, porém verdadeiro. De qualquer forma, aquela canalhice também teve um lado positivo, porque mostrou que informações que surgem numa conversa podem se tornar uma arma nas mãos de uma pessoa má. Agora a reconheço e preveni outra pessoa que essa é uma pessoa má. Daqui para frente sabemos com quem estamos lidando.

Um amigo, que acha que me deve favores, me ligou com uma informação achando que eu deveria usar para me beneficiar. Tive que explicar a ele minha maneira de pensar.
Na hora da raiva somos capazes de fazer e dizer coisas das quais nos arrependemos, então melhor evitar o calor do momento. Eu quero apenas o tempo, para que a raiva passe e eu não queira fazer nada. Eu apenas sei, e me basta saber.

Eu ouço muitas coisas que eu guardo apenas para mim. Um dia desses tive uma comprovação de algo que eu desconfiava a respeito de alguém de quem eu não tinha uma boa lembrança e estaria mentindo se dissesse que eu não queria saber daquilo. A informação não era de algo para a pessoa se orgulhar e explicava muita coisa.
Lembrei de um provérbio chinês que diz: "Ladrão de galinhas toma agora postura de venerável. Faz três dias que não rouba uma galinha."
Sei quem é. Não preciso contar para ninguém.

O tempo acerta essas coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário