Total de visualizações de página

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

TERAPIA PARA EX CASAIS


Os erros que você comete numa relação preparam você para a próxima, mesmo que naquela época você fosse um idiota muito seguro de si mesmo e não os percebesse como erros. 

Só lá na frente você consegue ver melhor o que fez de errado e também o que deixou de fazer de certo.

Algumas são questões de merecimento, quando uma pessoa merecia mais do que você fez; outras de maturidade, que você não tinha e imaginava ter e outras ainda de competência, porque você não entendia completamente aquilo que estava vivendo.

Relações terminam e quando achamos que ali ainda havia algo para viver, não deixamos que aquilo se esgote, ficando presos ao passado idealizado que não permite que o presente se apresente. Precisamos nos livrar daquilo

Se aprendemos com o que vivemos vamos ser melhores. 

Mas vamos nos tornar pessoas piores se nem tentamos nos corrigir.

Repetimos os mesmos erros se não temos consciência deles. 

Ninguém melhor para dar essa consciência do que uma pessoa que nos conhece bem.

Faz algum tempo tenho uma teoria a respeito de como seria útil uma terapia para ex-casais, cuja finalidade não seria a de recuperar uma relação falida, mas fazer com que um novo relacionamento fosse melhor, sem os erros cometidos naquele. 

Pode até ser que a idéia seja apenas engraçada e o diálogo difícil, por ainda existirem coisas que não foram ditas, e não possam ser colocadas da melhor maneira, mas o terapeuta entraria ali como mediador, e tenho as minhas dúvidas de quantas pessoas teriam a disposição de melhorar o parceiro antigo que não fosse para uso próprio.

2 comentários:

  1. como terapeuta penso que a idéia é interessante, mas apenas como tentativa de reconciliação. Ex casais podem se descobrir e voltar a conviver a partir de uma terapia , e sua idéia não é engraçada nem nova. Tenho trabalhado com pessoas que se separaram e que ainda hoje não entendem como que a separação aconteceu.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, a graça que eu vejo nisso é exatamente fazer uma terapia que não tem, de forma nenhuma, a finalidade de voltar a conviver, mas ajudar a pessoa a não repetir os mesmos erros, que talvez nem tenha percebido como erros.

    ResponderExcluir