Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de junho de 2015

CACIMBA DO JOÃO NECO EM TRIUNFO - PERNAMBUCO

A ESPOSA DO FILHO DE JOÃO NECO

A DESCIDA DA CACIMBA

FINALMENTE A ÁGUA

A ESCADARIA ESCAVADA

A ENTRADA DA CACIMBA

FILHO DE JOÃO NECO


Essas para mim são as surpresas agradáveis. Em Triunfo um dos pontos turísticos é a Cacimba do João Neco que fica num sítio a 5 quilometros da cidade. 
É um poço com aproximadamente 25 metros de profundidade foi escavado por João Neco para enfrentar a seca de 1932. Para amenizar o peso da água foi escavado um túnel perpendicular que vai dar na profundidade ao nível da água. O túnel tem 1,20m de largura, altura de 2,5m e comprimento de 30 metros. Esse túnel é parte revestido com pedras.

Me chamou a atenção a quantidade de pedras disponíveis para todo tipo de uso em Triunfo. É utilizada em muitas casas e as estradas da área rural são em boa parte pavimentadas com essas pedras. Isso dá um piso extremamente irregular e por isso extremamente desconfortável. É para acabar com qualquer carro.


O filho do Seu João Neco, que aparece nas fotos é um contador de estórias, principalmente da vida dele, já que teve muitas profissões e não precisa de muito estímulo para fazer isso. Logo que cheguei desci à cacimba e quando todos desceram ele me convidou para entrar na casa dele e ficamos ali por um bom tempo.  Essa conversa foi um dos pontos altos dessa viagem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário