Total de visualizações de página

domingo, 22 de julho de 2012

PESSOAS MÁS E MANIPULADORAS

Uma pessoa está me fazendo mal quando liga. De uma outra vez já disse que ela está me cansando muito porque se repete e ela deu uma folga. Já tentei escapar desses telefonemas mas ela é insistente e muito manipuladora, mas como tenho uma certa obrigação de ser educado com ela, porque ela é da família, tenho atendido. 

Quando sabe que não vai dar certo fazer um caminho reto para chegar onde quer, faz um caminho torto. Faz toda uma conversa boazinha para depois se revelar lá adiante.

Percebi que diminui os outros e fala mal dos outros de uma maneira que parece que não está fazendo nada demais, mas me dá a impressão que o faz para diminuí-los e assim crescer. Só nesses dois dias fez isso com três pessoas diferentes e isso me irrita profundamente. Não quero contato com uma pessoa assim e eu estava dando uma atenção que ela está provando não merecer. 

E o que é pior, estava me fazendo mal.

Comecei a escrever isso antes dela ligar novamente,  pela quarta vez em dois dias, embora eu já tivesse dito a ela que já tinha tido o suficiente e que não queria mais falar com ela, que já tinha dado. Ontem aproveitei uma segunda ligação entrando no celular para escapar e hoje ela usou isso como pretexto para ligar novamente hoje, perguntando se eu tinha desligado logo porque estava chateado com ela.
Menti que não.

Consigo ver melhor o que ela faz, porque é tida como não sendo a pessoa mais inteligente do mundo, mas sabe muito bem ser sorrateira e distorcer o que ouve para o mal, falando dos outros de uma forma negativa como um hábito, e mesmo quando não distorce, repetir aquilo que às vezes conseguiu ouvir da própria pessoa para mostrar como ela é boa comparada àquilo.

Eu estava mandando um recado a respeito dessa atitude dela para uma dessas pessoas de quem ela tinha falado, quando ela ligou  novamente. Ela se utilizou de uma confidência feita a ela. 

Atendi e acabei dizendo que ela estava me fazendo mal, mas como não foi suficiente para fazê-la desligar acabei dizendo a ela que ela estava se transformando numa pessoa ruim. Para mandar o recado, não repeti o que ela havia dito. A informação era verdadeira, mas minha opinião ela estava se utilizando daquilo de uma forma canalha.

Ainda assim não resolveu. Tive que dizer que ia desligar mais duas vezes.

Uma amiga mandou um pequeno texto de Bukowski que veio à perfeição para aquele momento, porém embora eu possa pensar que não me deixo incomodar por esse tipo de pessoa ou acontecimento, vejo que não é verdade. Ainda dou atenção a quem não merece, porque ainda não aprendi a desligar, como ele diz que faz no texto abaixo:


"Caí em meu patético período de desligamento. Muitas vezes, diante de seres humanos bons e maus igualmente, meus sentidos simplesmente se desligam, se cansam, eu desisto. Sou educado. Balanço a cabeça. Finjo entender, porque não quero magoar ninguém. 
Este é o único ponto fraco que tem me levado à maioria das encrencas. Tentando ser bom com os outros, muitas vezes tenho a alma reduzida a uma espécie de pasta espiritual. 
Deixa pra lá. Meu cérebro se tranca. Eu escuto. Eu respondo. E eles são broncos demais para perceber que não estou mais ali."

- Charles Bukowski

Um comentário:

  1. Incrível. Desde 2012 vez ou outra venho reler esse post, pq fala por mim em muitos sentidos. Ainda quero escrever sobre isso mas vc usou todas as palavras que eu usaria...adoro seu espaço. :)

    ResponderExcluir