Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O QUE VER EM SÃO PAULO

São Paulo foi fundada em 1554, pelos jesuítas, que tiveram a proteção dos índios, liderados por Tibiriçá, que na época vivia onde hoje é o mosteiro de São Bento, enquanto eles ficavam bem perto, no Pátio do Colégio. A localização foi escolhida para a proteção contra o ataque de outras tribos de índios. Ambos os lugares ficam no alto de uma colina cercados por dois rios.

É uma cidade muito urbana e com isso não há muito o que ver num city tour. Seis horas são suficientes para ver o básico, sem falar nos museus que são outro grande atrativo.







Alguns atrativos da cidade foram feitos ou apressados para a comemoração de 400 anos da cidade. Um deles foi o Parque do Ibirapuera e a estátua de Brecheret, Monumento às Bandeiras, inaugurado um ano antes, representando as expedições de exploração em busca de ouro e pedras preciosas, chamadas de Bandeiras. À frente, montando os cavalos estão representados o chefe português e o guia índio. Vemos também a representação da variedade de raças.
O posicionamento do monumento foi feita no sentido sudeste-noroeste, que era o sentido da entrada dos bandeirantes para o interior.

O Brasil teve sete constituições até hoje e uma delas havia sido prometida em 1930 quando Getúlio Vargas assumiu o poder, porém dois anos depois ainda não havia sido feita e os paulistas principalmente se envolveram na luta por uma nova Constituição.
Em frente ao Parque do Ibirapuera está instalado um Obelisco e embaixo dele há um mausoléu com os corpos dos mortos da Revolução Constitucionalista de 1932.
Um dos pontos mais interessantes da cidade é visitado por muito poucos e é repleto de História. É a cripta da Catedral da Sé. A Cripta além dos túmulos dos bispos e arcebispos de São Paulo que manifestaram o desejo de ser enterrados lá, é uma igreja dentro da igreja, embaixo do altar principal.


No alto de cada coluna estão representados animais e vegetação brasileiros, como a tatu, o lagarto, o tucano e a garça e o café, o milho e outros.
A vista da cripta, com uma réplica do Santo Sudário, ao centro.
O corpo de Tibiriçá se encontra na cripta.
Assim como o do Regente Feijó, que era padre e político e foi um dos nossos regentes quando D.Pedro II, que com apenas cinco anos foi nomeado imperador por seu pai D. Pedro I, que abdicou em seu favor.

A Cripta replica a arquitetura da Catedral, com o teto em abóbada feito com tijolinhos.



Na cripta são realizadas missas de réquiem apenas para religiosos.
Há também na cripta o corpo de um outro padre, Bartolomeu de Gusmão, que foi a primeira pessoa a fazer a demonstração de que um balão inflado com ar quente voaria. Hoje é considerado o membro número 1 da Força Aérea Brasileira e seu patrono. Na celebração do seu aniversário de morte é celebrada uma missa solene na Cripta com a presença de representantes da Aeronáutica.


São Paulo tem esse nome porque quando os padres chegaram ao Planalto Paulista para aqui se instalarem era o dia da conversão de São Paulo ao catolicismo.
A outra imagem é a de Santa Ana, mãe de Maria, a mãe de Jesus.




Em frente à Catedral está o marco zero de São Paulo de onde se inicia a contagem de quilometragem de todas as estradas saindo da Capital.



O Pátio do Colégio.
Mercado Municipal num sábado.
Maquete sobre a qual se pode andar no Memorial da América Latina. A foto acima mostra Buenos Aires.
Esta o Uruguai e acima os italianos no Rio Grande do Sul.


Lago Titicaca
Brasília
A colonização alemã no sul.

Florianópolis.
São Paulo.
Rio de Janeiro








Nenhum comentário:

Postar um comentário