São Paulo foi fundada em 1554, pelos jesuítas, que tiveram a proteção dos índios, liderados por Tibiriçá, que na época vivia onde hoje é o mosteiro de São Bento, enquanto eles ficavam bem perto, no Pátio do Colégio. A localização foi escolhida para a proteção contra o ataque de outras tribos de índios. Ambos os lugares ficam no alto de uma colina cercados por dois rios.
É uma cidade muito urbana e com isso não há muito o que ver num city tour. Seis horas são suficientes para ver o básico, sem falar nos museus que são outro grande atrativo.
Alguns atrativos da cidade foram feitos ou apressados para a comemoração de 400 anos da cidade. Um deles foi o Parque do Ibirapuera e a estátua de Brecheret, Monumento às Bandeiras, inaugurado um ano antes, representando as expedições de exploração em busca de ouro e pedras preciosas, chamadas de Bandeiras. À frente, montando os cavalos estão representados o chefe português e o guia índio. Vemos também a representação da variedade de raças.
O posicionamento do monumento foi feita no sentido sudeste-noroeste, que era o sentido da entrada dos bandeirantes para o interior.
O Brasil teve sete constituições até hoje e uma delas havia sido prometida em 1930 quando Getúlio Vargas assumiu o poder, porém dois anos depois ainda não havia sido feita e os paulistas principalmente se envolveram na luta por uma nova Constituição.
Em frente ao Parque do Ibirapuera está instalado um Obelisco e embaixo dele há um mausoléu com os corpos dos mortos da Revolução Constitucionalista de 1932.
No alto de cada coluna estão representados animais e vegetação brasileiros, como a tatu, o lagarto, o tucano e a garça e o café, o milho e outros.
A vista da cripta, com uma réplica do Santo Sudário, ao centro.
O corpo de Tibiriçá se encontra na cripta.
Assim como o do Regente Feijó, que era padre e político e foi um dos nossos regentes quando D.Pedro II, que com apenas cinco anos foi nomeado imperador por seu pai D. Pedro I, que abdicou em seu favor.
A Cripta replica a arquitetura da Catedral, com o teto em abóbada feito com tijolinhos.
Na cripta são realizadas missas de réquiem apenas para religiosos.
São Paulo tem esse nome porque quando os padres chegaram ao Planalto Paulista para aqui se instalarem era o dia da conversão de São Paulo ao catolicismo.
A outra imagem é a de Santa Ana, mãe de Maria, a mãe de Jesus.
Em frente à Catedral está o marco zero de São Paulo de onde se inicia a contagem de quilometragem de todas as estradas saindo da Capital.
O Pátio do Colégio.
Mercado Municipal num sábado.
Maquete sobre a qual se pode andar no Memorial da América Latina. A foto acima mostra Buenos Aires.
Esta o Uruguai e acima os italianos no Rio Grande do Sul.
Lago Titicaca
Brasília
A colonização alemã no sul.
Florianópolis.
São Paulo.
Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário