Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

CRIAR HÁBITOS É EDUCAR

Li um texto interessantíssimo de Bacon sobre hábitos, onde dizia que eles são o principal determinante da vida das pessoas, e algo que eu nunca havia pensado dessa maneira, mas depois de ler, fica quase óbvio:

CRIAR UM HÁBITO É ÉDUCAR!

Até quando educamos um animal, fazemos com que eles criem hábitos.
Quando precisamos mudar determinados hábitos devemos considerar que necessitamos de uma reeducação.

Minha vida está girando em torno de mudar alguns dos meus hábitos, mas estou me educando e educar leva tempo.

Quando o hábito está arraigado, sequer pensamos quando fazemos.
Mudar, muito tem a ver com a determinação de persistir.

Eugène Delacroix falava de Distração da seguinte forma:
O termo vem de distrahere: desligar de, arrancar a.
uma expressão de sentido negativo, que traduz a primeira operação a fazer para obter um prazer qualquer: extirpar-se do estádio de tédio ou de sofrimento em que nos encontramos. Assim, «vou-me» distrair quer dizer: vou tirar do meu cérebro a ideia do mal presente, vou esquecer, se puder, a minha dor de maneira a, ainda por cima, ir gozar. Todos os homens precisam de se distrair e gostariam de se sentir assim continuamente.

Tive tempo até para não fazer no dia que bateu uma falta de vontade, nos dias em que eu queria tirar do meu cérebro a idéia do mal presente e esquecer a minha dor e voltar àquilo num dos dias seguintes, quando já me sentia novamente com coragem e vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário