Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

ESTATÍSTICAS SOBRE BLOGS

Fazem uns dois dias ouvi no rádio uma notícia a respeito dos blogs. Dava conta que embora sejam um número imenso, mais de 80% estão inativos. Fui dar uma pesquisada e li também que o português é a segunda língua em número de blogs publicados, depois apenas do inglês.

Nos Estados Unidos o principal assunto dos blogs, perto 40%, são a vida e experiências pessoais.
No ano de 2000 estimava-se que existiam 250 milhões de blogs. Também se estima que o número de blogs duplica a cada dois anos e meio. Num artigo que li supunha-se que com essa taxa, o ano de 2011 teria mais de 5 bilhões de blogs.

Também copiei a informação que em 2006, a Technoratti divulgou que um blog era criado a cada meio segundo (Fonte: CNET). Hoje, também segundo a Technoratti, 95% dos blogs existentes não foram atualizados nos últimos 4 meses (Fonte: FayerWayer).

Quando eu comecei a escrever o blog eu queria que as pessoas lessem e eu disse a alguns conhecidos o que eu estava fazendo, quando comecei escrevendo sobre o que eu tinha ido ver, mas depois cheguei a duas conclusões importantes: uma delas é a de que não são os seus amigos que leem o seu blog, algumas vezes são pessoas que se identificam com aquilo que você está escrevendo. A outra é que se eu estivesse começando hoje, com a finalidade principal que esse blog ganhou, que foi ser uma espécie de terapia, eu não contaria para ninguém conhecido e estaria escrevendo completamente livre de qualquer tipo de censura, inclusive da auto-censura.

Vez por outra penso em começar um outro blog, com outro email, para poder escrever sem me preocupar nem por um segundo com a impressão que eu poderia estar passando.

Heine dizia que mentimos a respeito de nós mesmos. Eu tento, mas não sei se tenho sucesso. Às vezes acho até que engano a mim mesmo. O que eu não tenho mais coragem é de abandonar este blog. Ver o número de acessos me dá o sentimento de não estar tão sozinho.

Sempre dá uma curiosidade a respeito de como as pessoas vem parar aqui. Uma vez a Socorro Oliveira me respondeu isso. De julho de 2009 para cá existe uma estatística do Blogger que traz como uma das possibilidades, a análise geográfica dos acessos. Embora tenhamos brasileiros vivendo no mundo inteiro,  o Google Translator não nos deixa eliminar a possibilidade de um estrangeiro estar lendo alguma coisa em português já traduzido.

Quando o acesso é específico, a contagem é um a cada 5 posts, mas se a pessoa está lendo e clica por exemplo em determinado mês, todos os posts daquele mês vão ser contados apenas como um.

O que realmente me impressiona é que embora com uma diferença de números muito grande entre os primeiros países em acessos, onde vem Brasil, Portugal e Estados Unidos com os números mais relevantes, a Rússia vem em quinto lugar, atrás da Alemanha com uma diferença de cinquenta acessos.

Surpreendente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário