Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de abril de 2009

A VIDA É UM CARDÁPIO


Hoje eu estava muito incomodado porque minha agenda se alterou de uma forma bem inconveniente.
Estou muito dividido em relação ao que fazer na próxima semana. As coisas em nossas vidas, as vezes, não acontecem como ou quando gostaríamos.

Passei anos trabalhando num emprego disputado por milhares de pessoas num concurso público. Quando quatorze anos depois surgiu um Programa de Demissão Voluntária, minutos depois do programa lançado eu já tinha aderido. Olhando para isso hoje vejo como uma das mais acertadas decisões que eu tomei em minha vida.

Aquilo de que eu gostei muito durante um bom tempo, estava me matando, lentamente, mas estava me matando.

Um dos meus clientes, aliás uma das pessoas mais elegantes que eu conheci em toda minha vida, me disse uma vez que eu tinha um trabalho maravilhoso porque eu não precisava trabalhar para quem eu não gosto e isso realmente é uma das coisas boas em fazer o que eu faço.

Mas tudo nessa vida parece ter um preço.

Meus clientes são profissionais extremamente bem sucedidos, alguns deles tem milhares de subordinados e todos tem posições importantes, ganham bem, viajam muito, mas sofrem muita pressão e estão, muitas vezes, obrigados a trabalhar com pessoas que eles não escolheriam para trabalhar com eles, se pudessem.

A maior parte deles é cobrada em casa pelo fato de viajarem muito, mas a posição que exige muitas viagens é exatamente aquela que possibilita a eles a vida confortável que tem suas famílias.

Meu amigo Marcelo tem uma ótima analogia para tudo isso: A vida é um cardápio !

E algumas das analogias disso são:
Quando você escolhe uma coisa está deixando de escolher outra.

Às vezes você gostaria de ter escolhido outra coisa. Umas dá para mudar, outras vai ser aquilo mesmo que você vai ter que comer.

Você pode deixar alguém influenciar, sugerir e até mesmo escolher por você.
Se você demorar a escolher pode ser que não tenha mais.

Você pode pedir mais do que pode comer e pode acontecer, ao contrário, de ainda ficar com fome.

Algumas vezes, você pede algo que lhe faz mal.

Certas coisas parecem ótimas quando você escolhe, mas quando chegam se revelam péssimas.

Umas você vai aproveitar do começo ao fim, outras você vai desistir delas no meio do caminho.

Umas você pode até pensar em devolver, mas pode temer a reação de quem lhe preparou e serviu.

Mas tem umas, e são essas são as melhores, que nos dão a sensação de que era exatamente aquilo que queríamos comer, no momento que estamos comendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário