Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

SÓ SER FELIZ SE OUTRA PESSOA É

Uma pessoa me contava que pode se aborrecer muito com alguma coisa e falar muito na hora, tentar resolver, mas que na hora que ela entrava no quarto dela para dormir, depois de um banho, ela apagava completamente até o dia seguinte.
Acho isso uma qualidade rara.
Eu, de vez em quando, acordava para pensar.

Antes de viajar para o Natal ouvi de um problema grande pelo qual está passando uma pessoa e tive que tomar conta de mim para não falar nada a respeito para outra pessoa da família, com a qual estive e que não vai contribuir em nada para a solução do problema.


Eu preferia que o problema não existisse, mas também não posso ajudar em nada, além de ser solidário. Acho que é aí que nasce a preocupação, quando pensamos muito em um assunto para o qual não temos a solução.


Embora pudesse trazer algum alívio dividir isso com alguém, que me ajudaria talvez a pensar melhor sobre o assunto, achei que só deveria falar com alguém que pudesse ajudar com uma experiência que trouxesse um raciocínio novo, ainda não examinado, porque falar simplesmente por falar, como um desabafo, não iria ajudar a pessoa que tem o problema em nada.


Tenho visto gente de quem eu gosto vivendo problemas grandes de várias naturezas e penso que eu simplifiquei minha vida e que embora eu esteja num momento de reavaliar o futuro, eu, pessoalmente, não estou vivendo nenhuma situação dramática ou pesada e isso é muito bom principalmente porque eu gosto de me manter longe de confusões e isso tem pautado a escolha de como eu vivo e tornado minha vida clara. Mas vivo os problemas de quem eu gosto.


Acho que muitas vezes não nos permitimos ser felizes se alguém de quem gostamos está infeliz por algum motivo.  Isso, muitas vezes, vai além da empatia: é partilhar a infelicidade.


Temos que aprender a ir nesse pensamento até determinado ponto. Fazer o que podemos fazer e também reconhecer nossas limitações.


Não podemos é criar uma dependência quando se é feliz apenas se o outro é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário