Total de visualizações de página

quarta-feira, 13 de março de 2013

APRENDO MAIS OUVINDO

Ouvir é algo que nem todos sabem como fazer. Saint Exupéry já disse que a linguagem é uma fonte de mal entendidos. É preciso ter certeza de que entendeu o que se escutou, mesmo que isso signifique perguntar a respeito do que se ouviu e algumas vezes aprender um raciocínio diferente do nosso.

Gosto quando tenho a oportunidade de conversar com alguém que pensa diferente de mim. Acho que é uma oportunidade para rever meus paradigmas. Quero que o outro tenha chance de explicar como pensa, sem querer me convencer. É uma chance para entender o outro e ver uma outra maneira de pensar o mesmo assunto. Aí sim posso até mudar meu ponto de vista. Se eu não mudar, pelo menos entendi o ponto de vista alheio.

Muitos pensam que responder rápido é um sinal de inteligência. Às vezes até é, mas em alguns casos responder rápido demais faz com que você reaja antes de entender o que a outra pessoa realmente quis dizer.

Compreender o que o outro quis dizer é fundamental para depois sim saber o que fazer com aquilo.

Gostaria de ter aprendido a ouvir antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário