Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de julho de 2011

PORQUE ESCREVER



Quando comecei a escrever aqui era uma maneira de não estar sozinho. Comecei falando das coisas que estava vendo. Teatro, cinema dança. Sem nenhuma intenção de ser um crítico mas apenas de falar do que eu gostava ou não,  já que eu ia a tantas coisas e quando comentava as pessoas pediam opiniões. Naquele ponto eu queria que as pessoas lessem o blog.

Depois eu comecei a falar das minhas coisas de uma maneira que nem mesmo eu via o quadro completo. Era o que eu sentia na hora. E veio aquela coisa da Sônia me dizer que ia levar dois anos para eu colocar o pé no chão após a separação e eu achar que não, já que eu estava falando do assunto.

Nesse ponto minha prima Viviane, com uma intenção boa, mas completamente equivocada e se dando a um direito que ela não tinha comentou com minha ex que eu estava escrevendo o blog e deu o endereço.

Ali me deu um bloqueio e parei de escrever. Eu não queria escrever para que ela lesse e comentei o assunto de forma discreta, perguntando se o homem havia parado de pensar. Depois voltei, até na esperança que ela tivesse deixado isso de lado.


Mas, entre falar de algum problema e resolver o assunto tem um grande abismo. Podemos passar a vida inteira falando a respeito de alguma coisa que nos incomoda e não realmente resolver ela nunca, embora até possamos estar dando a impressão de estar trabalhando aquilo. E me apareceu aquela passagem do Paulo Coelho, onde a pessoa falava que já havia passado por aquilo tantas vezes e ele dizia que sim, passou, mas que não ultrapassou.


Eu também tinha a esperança de que um dia tudo se resolveria, quase que como por mágica. Um dia eu acordaria e a vida estaria resolvida. Acho que isso só acontece na morte. Mas permanecia uma vontade de organizar a vida.


Venho me sentindo chegar mais perto disso tudo. Organizar a vida e ultrapassar determinadas coisas.


Mas o blog se tornou uma terapia e na terapia acho que só conseguimos seguir adiante quando falamos de algumas coisas. No meu caso, ainda tem um outro aspecto. Eu preciso escrever sobre o assunto. Posso ter falado mil vezes sobre ele mas parece que só vou conseguir deixar de lado, depois que escrever. Aí fica a impressão de que não preciso falar mais sobre ele.

Há aquelas figuras para crianças juntarem os pontos seguindo os números e no fim conseguem ver uma figura que não viam antes de ligar os pontinhos e eu me sinto como numa delas. Pronto para juntar os pontinhos e ver a figura formada. Ver o quadro completo.


Eu dizia: "Deixa eu falar".

Me sinto pronto para falar de tudo e me sinto capaz de fazer isso de onde eu estou. Não quero fazer isso num novo blog, porque na verdade embora eu não vá ser indelicado com ninguém eu estou sem me importar com parecer perfeito ou que minha vida assim o pareça, porque eu estou pronto para ser. Eu sou.

Comecei me colocando com pessoas com quem não me importo muito, mas vejo que chegou a hora de realmente passar a vida à limpo. Me colocando com as pessoas de quem gosto também.


Essa é a minha verdade.


Embora eu reconheça a existência de outras verdades, que não a minha, é dessa que eu preciso para seguir adiante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário