Total de visualizações de página

sábado, 16 de fevereiro de 2013

ESSA COISA COM AS CRIANÇAS

Eu gosto de crianças e eles de mim.
De vez em quando faço uma brincadeira com uma criança desconhecida.
Eu olho para eles como se fosse uma coisa muito fantástica vê-los e digo muito espantado:

Ih! Uma criança!!!

E basta.
Quase sempre eles acham aquilo muito engraçado.
Hoje eu fiz isso com uma menininha na fila de um banco e depois ela não parava de olhar e rir para mim e a avó que não tinha acompanhado o começo da estória não conseguia entender porque ela estava fazendo tanta graça na minha direção.

O filho de uma amiga, que vejo com um intervalo de meses, é autista num grau que permite alguma interação, mas desde pequeno ele gosta de mim e temos uma outra amiga que chamamos de tia que diz que ele se submete a qualquer brincadeira que eu faça. Estive com ele recentemente e me surpreendi quando o chamei para uma brincadeira que ele já entende qual vai ser quando pergunto se ele quer ver a morte de perto. Vou balançar ele na rede e determinado momento vou sacudir a rede com força com ele enrolado nela.
Dessa vez eu disse a ele que ele tinha que dizer "já" quando quisesse ser sacudido e ele começou a dizer.
Depois eu comecei a dizer alguma outra coisa composta por duas palavras e ele que fala muito pouco começou a repetir exatamente aquilo que eu estava dizendo.
Aquilo me surpreendeu muito.
Já havia feito uma outra experiência com ele que tira muita coisa do lugar quando está brincando dizendo a ele muito calmamente e olhando para ele, que ele iria pegar o que quisesse mas que iria devolver quando quisesse brincar com outra coisa. E isso aí funcionou muito melhor do que eu esperava.

A mãe me contou que ele tem uns momentos que fica nervoso e reage como uma bola de pingue pongue quicando em todos os cantos e que da última vez que isso aconteceu demorou horas para ele se acalmar e que o pai e a irmã que estavam em casa foram cada um para um quarto e deixaram ele com ela até ele se acalmar.
Eu continuo tendo muitas dúvidas a respeito da minha capacidade de viver uma situação como essa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário