Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

CÂNCER COMO UM PRIVILÉGIO

Numa conversa anteontem ouvi isso.
A pessoa colocava ter um câncer um privilégio.

Toda vez que ouço um raciocínio que me surpreende porque nunca pensei naquilo daquela maneira, tento ver de forma a exercitar meu entendimento. 

Pensar como outra pessoa, que sente algo diferentemente daquilo que eu imaginava, me ensina muito. Posso até, depois de elaborar sobre o enfoque,  não concordar, mas fazer isso aumenta a minha compreensão.

Ela passou por um câncer que está curado, e a doença a fez rever pontos de vista e a dar mais atenção ao que importa e deixar para lá muita coisa que não tem importância. Eu disse a ela que eu precisava pensar sobre o assunto. 

Na hora eu compreendi o que ela queria dizer, mas eu precisava elaborar para saber se eu concordava com aquilo e se aquilo servia para mim, e hoje sei que não consideraria ter uma doença um privilégio.

Privilégio eu considero aprender alguma coisa com as situações que a gente vive, inclusive essa, e também tirar lições das experiências de outras pessoas, até porque tem gente que sobrevive a doenças graves ou situações que a morte passa perto e não aprende nada.

Meu "pai" teve a visita de uns amigos e o filho deles tocou e cantou para ele Epitáfio, dos Titãs e a música sensibilizou tanto a ele, que da penúltima vez que fui visitá-lo ouvi a respeito e pedi ajuda para gravar um CD que tem várias vezes essa música.  Ele pede frequentemente para ouvir.
Essa música também é uma grande lição, que mais que cantar temos aprender a vivê-la, antes que chegue a hora do nosso próprio epitáfio.

EPITÁFIO



Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer...
Queria ter aceitado
As pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria
E a dor que traz no coração...
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído...

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor...
Queria ter aceitado
A vida como ela é
A cada um cabe alegrias
E a tristeza que vier...

Nenhum comentário:

Postar um comentário