Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de maio de 2012

PRESTAR ATENÇÃO E PENSAR FORA DO QUADRADO


Eu chamei um amigo arquiteto que veio de longe e tem experiência em condomínios para fazer um serviço para mim e não estive nem com ele nem no terreno quando ele veio e estava  chateado porque no trabalho de topografia ele não tinha chegado às mesmas marcações que eu já conhecia nas divisas com um vizinho.

Estava intrigado com isso porque havia pedido que lhe dessem a planta do desmembramento anterior do qual o terreno no qual ele estava trabalhando se originou.

Ontem eu liguei para ele para ver como andava o que ele tinha que fazer e falei novamente que não estava entendendo como aquilo acontecera, quando, conversando mais demoradamente com ele, finalmente compreendi o que houve. Não haviam dado a ele a planta do desmembramento, mas apenas a planta da casa e a escritura que apenas dava a medida do terreno. Ele trabalhou com base nisso porque achou que era o que existia e não com a planta que dava as posições exatas.

Até então quando eu perguntava se tinham lhe dado a planta de desmembramento ele dizia que sim pensando que eu indagava da planta da casa.
Estávamos falando de coisas diferentes..
Eu até então estava pensando que ele estava trabalhando errado.

Eu também estava pensando que isso não exigia que eu estivesse atento a esse detalhe importante.
Momento nenhum eu pensei nessa possibilidade.
Devia ter pensado.

Já passava da hora de pensar fora do quadrado.
Esta semana tive outra experiência com isso.

Enquanto eu estava tomando banho a água do chuveiro esfriou.
Achei que poderia ser o disjuntor mas quando fui a caixa de disjuntores aparentemente nenhum havia desarmado, nem os conjuntos de 2 para 220 volts. Cheguei à conclusão que era a resistência e quando fui trocá-la percebi que estava intacta.

Fui atrás de um eletricista que fez alguns testes, mas fez algo que eu não havia sequer pensado. Depois de testar os disjuntores e ver que um deles não estava funcionando, soltou uma borrachinha que fazia com que dois trabalhassem em conjunto e ao fazer isso vimos que um deles estava desarmado. Então foi só armar novamente e eu tinha água quente novamente.
Com a borrachinha ligando os dois eu não percebia que havia um deles desarmado e que não armava quando fazia isso com o conjunto

Nem pensei em fazer o que ele fez.
De novo eu estava pensando dentro do quadrado.

Nas duas situações aprendi alguma coisa para lidar com as próximas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário