Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de maio de 2009

CAÇADORES DE MENTIRAS


Algumas pessoas reenviam muitas coisas que alguém mandou por para elas. Eu, pelo meu lado já sou extremamente seletivo. Se eu mandar alguma coisa adiante é porque ou eu achei extremamente engraçado, ou achei excepcional.

De vez em quando olhando alguma daquelas coisas que elas mandaram acho que aquilo é só um boato ou que aquele texto, mesmo que pareça, não foi escrito pela pessoa que aparece assinando o artigo, como é de alguns assinados, por exemplo, pelo Veríssimo ou do Jabour.

Tem um site americano
http://www.snopes.com/ que se especializou em caçar mitos. Aí eles classificam o assunto com umas bolinhas coloridas. Verde para verdadeiro. Vermelho para o Falso. Amarelo para indeterminado e ainda Branca quando não dar para classificar.

Está organizado por assunto, e são muitos os itens. Acho bem escrito, inclusive porque antes de qualquer caso eles fazem um preambulo, contam a estória de uma forma interessante e dão a bibliografia de onde foi feita a pesquisa que deu base à opinião deles.

Vale a pena para quem lê em inglês.

Algumas coisas são lamentáveis, mas divertidas pelo inusitado, como o caso de um anúncio fúnebre feito num jornal onde a família só falava coisas nada boas da falecida mãe, avó, etc..., porque não tinham nada de bom para falar. Foi publicado, dá todos os detalhes, nome, jornal, etc.
(Media Matters - Important if True)


Tem uma estória que eu mesmo já havia comprado e vendia para os outros, de que a Coca-Cola era a responsável pela imagem do Papai Noel que conhecemos hoje; gordo, vestido de vermelho, etc..., mas eles mostram que Papai Noel já havia sido ilustrado dessa forma, anos antes da campanha da Coca-Cola de 1930 ou 31 (eles mostram três anúncios de 1906, 1908 e 1925). Mas ao mesmo tempo dão o crédito à Coca-Cola pela disseminação da figura.

Ah, também está lá. É verdade que a Coca-Cola já teve um tiquinho de cocaína na fórmula e só deixou de ter em 1929.
Tem muito mais lá coisa que eu ainda não vi, mas que talvez depois algum de vocês me conte.

E tem uma lista de alertas de vírus, como esse ultimo que a Marly me passou há uns poucos dias. "A Vida é Bela" - Está lá, exatamente o texto que ela me mandou, dizendo inclusive que quando isso começou a circular, foi em português. 

Não existe esse vírus. É puro boato!

Agora, no caso dos artigos ditos escritos por escritores brasileiros famosos me deu até a ideia de fazer um site onde eles pudessem dizer:
- Esse filho não é meu, deve ser do Presidente do Paraguai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário