Total de visualizações de página

sábado, 5 de junho de 2021

LAVAR AS MÃOS SALVA VIDAS

 


O Viva Bem, do UOL, tem sido resposta para algumas questões que tenho e coloco no Google. Hoje, por exemplo, me revelou que com os cuidados com a Covid as outras doenças respiratórias caíram 70% e que as internações de crianças com quadros graves dessas doenças caíram 80% e que com isso não tivemos uma temporada da gripe, cujos registros cairam 62%.

Isso principalmente se deve aos cuidados com higiene e os cuidados no contato com outras pessoas.

Lavar as mãos com frequência parece que é quase nada, mas é revolucionário e eu que lembrava sempre que essa revolução aconteceu quando os médicos passaram a lavar as mãos, pesquisando isso, foi de novo no Viva Bem do Uol que eu achei a estória completa. Aqui eu vou reproduzir parte do texto de Luiz Sperry:

 "Voltando à questão da pandemia, temos um exemplo histórico que é bastante ilustrativo. Em Viena, em meados do século XIX, o lendário médico Ignaz Semmelweiss notou que havia uma relação entre a morte de gestantes pós-trabalho de parto e as aulas de anatomia. As gestantes assistidas pelos estudantes que saíam da aula de anatomia tinham um índice de mortalidade muito maior do que aquelas que eram assistidas por parteiras.

Apesar de na época já se conheceram os microorganismos, não se creditavam a eles um papel nas infecções e doenças. Semmelweiss concluiu mesmo assim que devia haver relação entre aquilo que ele chamou de "partículas cadavéricas" e a morte das gestantes. Importante notar que até então não havia relação nenhuma entre sujeira e doença. Os médicos dissecavam cadáveres, podres, sem luvas, e daí iam realizar outros procedimentos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário