Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de junho de 2021

TENTATIVA FROUXA DE SUICÍDIO

 

Gosto das conversas com pessoas diferentes de mim, principalmente quando tem repertório. É quando eu aprendo alguma coisa a respeito do mundo fora de mim mas aprendi na casa dos vinte anos a me livrar de relacionamentos, amorosos ou não, que não são saudáveis.

Estou jogando fora papéis, documentos e coisas que não tem sentido e, ao mesmo tempo, guardando aquelas que fazem sentido guardar, reler ou usar. 

Ontem reli o que escrevi quando tive uma conversa com um grande amigo que, muito mais velho que eu, já tinha, na época, ficado viúvo e não estava vendo muito sentido na vida e me confessou que tinha pensado em se matar.

Recentemente conversei com outra pessoa que está passando por dores crônicas para as quais não existirá grande reversão e ela também me confidenciou que havia tentado suicídio. Também tive longas conversas com outra pessoa que tinha crises de depressão e me disse que pensou nisso muitas vezes.

Nesses três casos, quando não aconteceu senti muito por eles. Mas teve a morte de uma adolescente, que eu não via com frequência, mas que eu achava brilhante e com quem eu tinha tido uma conversa de horas numa caminhada, poucos meses antes dela se matar.

Hoje eu entendo suicídio como a forma de se livrar de uma dor tão grande, física ou emocional, que a pessoa só quer que aquilo acabe.

A gente quer saber o que fazer ou dizer e ainda, no caso dessa menina, saber o que eu poderia ter feito. Ficou sempre essa sensação e o pensamento recorrente se existiria alguma coisa que eu poderia ter feito por ela, mas isso não é nenhuma garantia de que isso não iria acontecer.

Mas também sei quando não valorizar o que se chama de tentativa frouxa que é uma forma de tentar suicídio, sem a intenção de conseguir realmente, para chamar atenção e manipular pessoas e é feita de forma a estar perto de socorro para garantir que não morrerá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário