Total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de março de 2014

APRENDER A FALAR MENOS


Não falo tudo o que sinto mas normalmente falo o que penso porque acho que ao fazer isso estou sendo honesto. É um erro de cálculo da minha parte achar que não vou magoar fazendo isso ou que todos vão entender isso como algo positivo. 
Nesses casos preciso aprender a falar menos.

Ao mesmo tempo me sinto mal com quem não mostra claramente o que pensa. Isso vale para todas as situações e todas as pessoas, mas e essa é uma característica das mulheres quando estão chateadas. Não falam o que aborreceu achando que os outros vão adivinhar e acham que estão absolutamente certas. E pior ainda se pensam que já deram a entender e os outros "não captaram a mensagem".


Cada um acha que tem razões para justificar seus sentimentos, emoções e comportamento. Existe mais de uma versão dos mesmos fatos. Cada um vê tudo de uma maneira muito própria.


Embora  eu concorde com Saint Exupéry quando disse que a linguagem é uma fonte de mal entendidos, as palavras podem ser a forma de conseguir a compreensão de um outro ponto de vista, principalmente se a disposição de falar e escutar for além da vontade de provar quem estava certo e leve a uma boa solução. 


Estou sempre disposto a ser convencido, desde que hajam argumentos para isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário