Total de visualizações de página

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

PROCURANDO O TÚNEL QUE NÃO EXISTE EM PIRANHAS

 


No Centro Histórico de Piranhas, junto ao Café da Torre, existe a Casa do Patrimônio do Iphan que tem uma pequena coleção que lembra o tempo em que se navegava bastante no São Francisco e quando havia trem em Piranhas.

Uma dos objetos que está lá é essa maquete da cidade mostrando um trem, o girador que ficava na praça e os trilhos saindo para a esquerda com uma bifurcação à direita com um túnel aparentemente escavado na terra.

Aquilo me interessou muito. Se existia eu tinha que conhecer e comecei a perguntar e ouvi que o túnel existia e ficava logo depois da Pousada Trilha do Velho Chico que fica descendo à esquerda da estrada. Fui até a pousada e o proprietário me disse que ficava logo ali. 

Quando cheguei vi que aquele buraco muito bem feito todo revestido em pedra não era um túnel mas sim uma ponte que foi feita para suportar peso e provavelmente servia para que o trem passasse por cima.



Alguém me contou que fez uma trilha saindo do Instituto Federal na parte alta da cidade e chegando ao Centro Histórico, mas o túnel, se existiu, eu não sei, eu não vi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário