Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

OS QUE NEM PENSAM NEM SÃO PARECIDOS.

Deve ser fábula  a estória dos porcos espinhos se aproximarem e se afastarem uns dos outros para achar a distância certa para se aquecerem sem se machucar com os espinhos do outro. O porco espinho é um animal do cerrado e vive sozinho, mas quando vai acasalar a fêmea levanta a cauda e encolhe os espinhos e isso dá suporte à metáfora de achar a distância certa para se aproveitar o necessário calor sem se machucar ou machucar ao outro.

Até com aqueles com quem temos muita coisa em comum temos as nossas diferenças e quando essas aparecem ou as acertamos ou as aceitamos. 

Alguns são mais habilidosos para lidar com esses contrastes ou estão mais interessadas em manter a relação, apesar dos pesares mas outras vezes  as pessoas chegarão num ponto aonde não dá mais para seguir juntos.

Tolerância e flexibilidade para com as pessoas com quem convivo são qualidades que em mim são limitadas. Essa paciência e flexibilidade é muito maior com as pessoas com quem não tenho que conviver. Com esses, seja o que for existe um limite de tempo para estar com eles então tudo pode ser engraçado, porém dificuldades relacionadas a valores éticos tornam impossível a convivência.

Ao menos adquiri o hábito de pensar e quando algo nos outros me incomoda sempre me vem o raciocínio de onde posso estar fazendo igual e se eu poderia mudar.

O fato é que agimos da maneira que agimos porque pensamos que estamos certos e, se estamos certos, naturalmente os outros estão errados. Deve ser por isso também que não dizemos o que gostaríamos e agimos como se o outro devesse advinhar, quando seria mais fácil para todos se apenas disséssemos e ouvíssemos o que o outro preferiria que nós fizéssemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário