Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de abril de 2013

JOGANDO A VACA NO PRECIPÍCIO

Ontem vendi meu carro, e ainda preciso dele até achar um outro para comprar.Eu já havia colocado um preço que começou a gerar telefonemas, mas a pessoa que comprou foi a primeira que veio ver e eu imediatamente disse o desconto que pretendia dar, sem fazer nenhum suspense na negociação.

A pessoa veio, gostou do carro e começou a negociar um desconto maior que eu estaria disposto a dar, mas acabei concordando, fazendo questão de mostrar as bobagens que poderiam ser consideradas defeito.

Lembrei da parábola da Vaca e o Precipício, que contava da viagem de um monge e seu discípulo, no momento eles pediram abrigo numa propriedade extremamente humilde. O monge perguntou do que eles viviam. Eles contaram que tinham apenas uma vaca da qual tiravam o leite e o que não consumiam trocavam com os vizinhos por alguma outra coisa.
Quando saíram de lá o monge ordenou ao discípulo que voltasse e jogasse a vaca num precipício próximo. Ele obedeceu contrariado e sem entender o motivo. A culpa o perseguiu a partir daí e, anos depois quando resolveu abandonar o mosteiro, voltou à pequena propriedade para ver como faria para se redimir. 
Havia no lugar do casebre uma casa grande e bem cuidada com vários animais em volta. Ainda assim ele quis saber onde estavam os antigos donos para reparar o que havia feito e ficou surpreso quando descobriu que eles ainda viviam lá.
Perguntou o que tinha acontecido e eles contaram que a vaca, seu único sustento, havia caído no precipício próximo e não podendo mais depender dela para sobreviver descobriram que eles eram capazes de fazer outras coisas, nas quais tiveram mais resultado.

 Estou jogando a vaca do precipício e ansioso para começar a fazer outras coisas. Agora que sei para onde caminha minha vida não tenho motivos para me apegar a qualquer vaca.
Recebi hoje um email da pessoa que cuida dos assuntos do apartamento que eu alugo propondo que considerássemos os meses de abril, maio e junho como aqueles que eu tenho por obrigação contratual avisar antecipadamente da minha saída. Hoje já é 22 de abril. Acho ótima a proposta, mas quando entregar, quero deixar o apartamento já alugado para uma outra pessoa. Ela merece.

Mas também já sei que não faz mais sentido nenhum eu ficar esperando por isso. Posso ir embora e de onde estiver esperar que isso aconteça e pagar o que eu tiver que pagar.

Essa é outra vaca para jogar no precipício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário