Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de julho de 2010

NO CAMINHO DO AUTOCONHECIMENTO - A YOGA DA DISCIPLINA


Meu caminho, há muito tempo, tem sido buscar ser dono de mim mesmo, dono da minha cabeça e esse livro diz exatamente isso, que você ter ter disciplina para usar cada um dos sentidos pode parecer para alguns um castigo, mas significaria por fim a libertação através do autocontrole.

Você controla a si mesmo.

Por isso é que fiquei tão encantado com o livro, ele vinha de acordo com alguma coisa que eu já vinha buscando. Estou longe disso, mas ainda gostaria de ter controle de um dia, 24 horas. Estar consciente de tudo que fizesse nesse dia, o que poderia ser a abertura para ter controle de outro dia, e por fim, para ser dono de mim.

Hoje, começo muito bem e em algum ponto, me perco ou perco a paciência de fazer isso de maneira tão ordeira. Vejo isso até no comer. Busco o caminho para que eu venha ter disciplina no comer (ser dono de mim mesmo ao comer e tomar boas decisões ao fazer isso). 

Eu que nunca corri, estou começando a cada dois ou três dias correr na esteira aumentando o tempo que corro a uma velocidade de 9,1 km. Suando muito, às vezes dando uma paradinha para beber água, estou chegando a meia hora de tempo efetivo de corrida e não tenho a vontade de fazer isso todos os dias, mas é por aí que estou começando. 

Vou chegar ao ponto de, sabiamente, não ter em casa aquilo que não é o melhor para mim. Dizem que a melhor forma de evitar uma tentação é não vê-la.

A yoga como diz o livro é voltar-se para si.

Na busca da disciplina, vou conseguir fazer as coisas certas, pelo menos um dia inteiro, abrindo caminho para ter um outro dia assim.

A gente fala, fala, conhece tudo, sabe os caminhos e de novo não escolhe fazer o que é certo ou melhor para nós. Repete padrões de comportamento que evidentemente não nos levarão aonde gostaríamos de ir.

Não abrimos mão de quem somos em favor de quem poderíamos ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário