Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de julho de 2010

28 DIAS PARA MUDAR UM HÁBITO - ELIMINANDO PENDÊNCIAS


Tirei algumas coisas fora de minha rotina por mais de 28 dias.

Existe a teoria que são necessários 28 dias para se venha realmente a mudar um hábito. Há um filme com a Sandra Bullock com este título e temática.

Para mim foi a maneira de rever meus modelos, meu paradigmas, lendo paradigma como uma visão de mundo.

Um deles era manter pendências, que duravam uma eternidade. Nunca era chegado o momento de fazer algumas coisas que até estavam numa lista, mas sempre havia outra coisa para fazer, e outras vezes, algumas coisas para não fazer e coisas que poderiam ser até uma espécie de distração. Uma distração daquilo que eu deveria ou poderia estar fazendo.

Sei que não estou sozinho nessa de ficar adiando coisas, mas cansei dessa minha atitude e resolvi trabalhar a mim mesmo para que essa mudança aconteça.

Se eu pudesse escolher duas qualidades para um filho, já disse muitas vezes, seriam foco e persistência e aí, tenho certeza, nada o seguraria. Mas se eu queria essas qualidades para minha filhotinha, porque não deveria querer para mim mesmo?

Sair de algumas de minhas rotinas teve muito a ver com isso. E agora na hora de retomar uma das rotinas que era a academia, ainda estava relutando, porque queria ter certeza de algumas coisas. Uma delas era de que eu não tinha ficado dependente, como se fosse um vício e que assim como eu posso desligar a televisão eu poderia "desligar a academia"quando quisesse.
Outra era que como que isso se tornou parte do meu dia chegava um momento que eu tinha que ir, como se fosse uma necessidade, não deixando de trabalhar, mas as vezes interrompendo algo que estava fazendo em casa para ter esse prazer.

São sempre escolhas. Quando se faz uma coisa deixa de ser possível fazer outra naquele instante.




Informações são ótimas, listas também são boas, mas tem que ser feito o que está na lista. E não adianta muito coletar dados se você não os organiza para que tenham alguma utilidade.

Acho que existem determinadas coisas que são herdadas. Algumas vezes são uma herança maldita. Conversando com minha tia Zita sobre esse assunto ela definiu isso como uma espécie de fidelidade aos antepassados, ainda que aquele hábito, mania ou maneira de fazer as coisas, "não preste".

No nosso apartamento do tempo de criança haviam dois quartos de empregada, mas um deles pertencia a meu pai que tinha lá toda espécie de coisas que colecionava. 
De um laboratório fotográfico a ferramentas, revistas, artigos e o que mais se possa imaginar. Não cheguei a esse ponto, mas com certeza minha irmã mais nova tem na casa dela um quarto que se parece muito como esse que meu pai tinha e pela primeira vez estou considerando que ela tenha esse terceiro quarto da casa não porque ela seja desorganizada, mas como uma espécie de réplica do que nosso pai tinha e que, aliás, como ela, não permitia que ninguém arrumasse. Vivia trancado.

O fato é que resolvi fazer alguma coisa a respeito dessas pendências, porque quando você vê o tempo passou e se você não faz alguma coisa diferente, a vida permanece igual. Parece óbvio, até estúpido falar isso, mas percebi que eu estava funcionando dessa forma e, para ser completamente verdadeiro eu tenho que admitir que ainda estou funcionando dessa forma. Fico um pouco desapontado comigo mesmo por ainda estar aprendendo o óbvio, na idade em que estou, mas o que fazer? Ainda fico contente por estar consciente e querendo a mudança.

E saí fazendo algumas coisinhas que eu já devia ter feito há tempos. E por fim, ficando feliz, só pelo fato de ter começado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário