Total de visualizações de página

sábado, 28 de dezembro de 2019

UM MUNDO PARTICULAR


Poder escolher a maioria das pessoas que fazem parte da minha vida talvez tenha sido uma questão de sorte, mas isso tornou minha vida muito mais agradável. Chegou um ponto na minha vida onde pude escolher até para quem trabalhava ou não.

Mesmo na família, que ninguém escolhe em qual nasce, tive minhas preferências. Me cerquei das pessoas que são mais parecidas comigo e tenho pouco contato com outras e tenho estado em permanente contato apenas com o círculo mais próximo.

Isso também diz que sou egoísta, que tenho uma visão muito particular do mundo e que me falta diplomacia para fazer de conta que gosto de pessoas das quais não gosto e ainda que, nessa sinceridade em relação ao mundo, faltaram alguns sacrifícios que talvez eu pudesse ter feito.

Até fotografar, faço apenas por prazer e não me sinto obrigado nem a fotografar ninguém nem a fotografar em todas as ocasiões. A vida também me permitiu isso. Não preciso ganhar para fotografar.

Um tempo atrás, por uma questão de privacidade, eu havia suspendido temporariamente as contas do Facebook, mas eu tenho numa dessas contas mais de 38000 curtidas e não me lembro a quantidade de "amei". Continuo fotografando, quando eu quero e durante esse tempo essas fotos não estavam indo para lugar nenhum além do blog e quando fotografava alguém mandava pelo Whatssapp. 

Um dia desses encontrei um casal amigo e ela, que me havia dito que as melhores fotos dela foram feitas por mim, me cobrou a volta à rede, para que ela pudesse ver minhas fotos, inclusive as dela.

Fico achando que não é muito justo de me manter afastado até porque se existe essa quantidade de curtidas é porque me concentro em fotografar os outros e apareço muito pouco, mas as outras pessoas querem se ver. Estou revendo isso.

Quando me pergunto, pensando nesse meu "egoísmo", se sou dos poucos que pensa de dessa maneira, me surpreendo ao ver que  não. Deve ter alguma coisa a ver com morar sozinho. Não me incomoda em nada. Foi muito bom morar junto, mas hoje vejo apenas coisas boas em morar sozinho.

No Brasil 10% dos domicílios tem apenas uma pessoa.  Nos países mais ricos esse número chega a 40%. A análise demográfica desses números chegou à conclusão que a maior parte das pessoas que moram sozinhas o fazem porque podem. Também que é um bom motivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário