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terça-feira, 17 de dezembro de 2019

O MITO DA CAVERNA - NEM TÃO RASO - NEM TÃO FUNDO


Entre os livros que tenho lido está o Mito da Caverna de Platão, o qual, até então, nunca havia lido integralmente. Agora li. Estou procurando me reeducar. Leio, sublinho e depois digito meu resumo, que às vezes não é tão fiel. Agora quando estava buscando uma imagem para ilustrar achei essa da Faculdade de Ciência e Teologia Eclética. Achei brilhante a colocação das legendas. Bem fácil de explicar com o uso dessa imagem.



Abaixo vão minhas passagens preferidas:




O MITO DA CAVERNA  -  PLATÃO


Compara o efeito da educação e da sua falta na nossa natureza a uma experiência como a seguinte:
Seres humanos habitando uma espécie de caverna subterrânea, com uma longa estrada acima aberta para a luz e tão larga quanto a própria caverna. Estão ali desde a infância, unicamente capazes de ver à frente. Existe uma luz de uma fogueira acesa a certa distância, acima e atrás deles.
Os prisioneiros acreditariam cabalmente que a verdade não seria nada mais senão a sombras projetadas na parede à sua frente.
Se libertado dessas correntes e curado dessa ignorância, o que achas que ele diria se lhe disséssemos que o que vira antes era tudo uma ilusão, estando ele mais próximo da realidade e voltado para coisas mais reais, ele vê mais verdadeiramente. Não achas que ele ficaria confuso e que acreditaria que os objetos que havia visto antes eram mais reais do que agora lhe eram mostrados?
E se alguém o forçasse a fitar a própria luz, seus olhos não doeriam e não daria ele as costas, fugindo na direção das coisas que é capaz de ver, convicto de que são positivamente mais nítidas e exatas do que as que lhe estão sendo mostradas?         R:  É o que ele faria.      ....      No princípio, ele estaria incapacitado de ver as coisas novas.
Ele precisaria de tempo para adaptar-se até poder ver as coisas no mundo superior.
De qualquer modo, eu o vejo assim: no domínio do reconhecível, a Ideia do bem é a última coisa a ser vista, sendo atingida somente com dificuldade; entretanto, uma vez que alguém a tenha comtemplado, será necessário concluir que é a causa de tudo o que é correto e belo em quaisquer coisas.
O poder do aprendizado está na alma de todos e o instrumento do aprendizado de cada um é como um olho que não é capaz de ser girado da escuridão para a luz sem que se gire o corpo inteiro. Esse instrumento não pode ser girado sem efetuar uma conversão da alma inteira até que essa se capacite a investigar o ser e o mais resplandecente entre os seres particulares, a saber, aquele que chamamos de o bem.
A educação tem como certo que a visão já está presente na alma, mas essa não a dirige corretamente e não arroja o seu olhar para aonde deveria; trata-se da arte de redirigir a visão adequadamente.
A inteligência parece pertencer a uma qualidade mais divina, que nunca perde o seu poder, mas que é útil e benéfica ou inútil e danosa, dependendo do rumo de sua conversão. Ou nunca ouviste falar das pessoas tidas como más ainda que inteligentes?
Entretanto, se uma natureza desse tipo houvesse sido forjada, trabalhada continuamente desde a infância e libertada dos grilhões da afinidade com o devir que a ela foram vinculados pela voracidade, a avidez e os demais prazeres que levam sua alma para baixo e sofresse uma conversão para que contemplasse as coisas verdadeiras e reais, então afirmo que a mesma alma da mesma pessoa veria essas coisas com o máximo de nitidez, tal como acontece com as coisas para as quais está agora voltada.
Como fundadores, é nossa tarefa, portanto, compelir as melhores naturezas a alcançar o conhecimento, empreender a ascensão e ter a visão do bm. Mas quando tiverem alcançado as alturas e o visto o suficiente, não devemos permitir-lhes o que lhes é hoje permitido fazer.  (Que lá permaneçam e se recusem a descer novamente aos prisioneiros das cavernas e compartilhar de seus labores e honras, sejam esses de menor ou maior valor.
A lei se preocupa em conseguir difundir a felicidade por meio do Estado, conduzindo os cidadãos à harmonização mútua por meio da persuasão ou compulsão e fazendo-os compartilhar entre si os benefícios que cada classe é capaz de conferir à comunidade.
Mas fizemos de vós reis em nosso Estado e, por assim dizer, condutores da colmeia tanto para vós mesmos quanto para o resto dos integrantes do Estado.
Teu Estado bem governado se tornará uma possibilidade, porque nele somente os verdadeiramente ricos governarão – não aqueles ricos em ouro, mas aqueles que são abastados na riqueza necessária aos felizes, a saber, uma vida boa e sábia.
Podes indicar qualquer outro gênero de vida que considera com desprezo os cargos políticos além daquele do verdadeiro filósofo?
Mas certamente são os que não são amantes de governar que devem governar, pois, caso não o façam, os amantes do governar, que são rivais, por ele lutarão.
(O filósofo, constrangido a governar, o fará como um serviço árduo prestado à comunidade e ao Estado, uma obrigação, uma missão salvadora e um sacrifício – em absoluto como uma atividade excitante e rendosa que o encha de vaidade e dinheiro – Nota do tradutor)
...suas histórias fossem fictícias ou próximas da verdade cultivavam outros hábitos aparentados a esses...
No que diz respeito a guerra,..., existe uma grande diferença quanto ao oficial ser geômetra ou não.
O objeto real de todo o estudo é o conhecimento puro.
E quanto a essa trajetória do pensamento, não a chamarias de dialética?
O exercício corporal forçado não produz dano algum ao corpo, mas nada que seja ensinado compulsoriamente é retido pela alma.
Assim, não empregues força alguma ao educar as crianças nessas matérias, mas ensina-as por meio do jogo ou da brincadeira. Essa forma, inclusive, melhor revelará a ti as vocações naturais de cada uma delas.
A fadiga e o sono são inimigos do aprendizado.
Retemos desde a infância certas convicções em torno de coisas justas e nobres; com elas somos educados como com nossos pais, obedecemos a elas e as honramos.
E quando dissemos antes que aqueles aos quais seria dada permissão para participar de discussões deveriam ser ordenados e estáveis por natureza.

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