Total de visualizações de página

domingo, 14 de maio de 2023

PAGUE O QUE VOCÊ PODE PAGAR

 


Eu estava tomando café , pela segunda vez, com uma conhecida, que é psicóloga e ela falou de duma criança cujo pai perdera o emprego e não podia pagar a terapia, e com isso ela disse à mãe que enquanto aquela situação perdurasse ele continuar a fazer a terapia, no consultório dela, por um valor simbólico.

Isso me trouxe à mente algo que tinha acontecido comigo e contei a ela algo que estava meio que esquecido.

Há muitos anos atrás, eu era um garoto, no meu tempo de fazer vestibular os cursinhos pré-vestibular se tornaram quase uma obrigação e um dos mais famosos no Rio era o Bahiense, cujo dono era pai da namorada de um amigo do meu irmão e isso me deu a oportunidade de falar com ela para que pedisse ao pai um desconto na mensalidade e ele disse a ela que eu fosse encontrá-lo.

Eu não tinha folga financeira mas já trabalhava e gostaria muito de uma bolsa integral mas tive com o professor Bahiense uma ótima oportunidade de aprender como negociar e fazer com que uma pessoa tenha apenas o que ela precisa e não o que ela deseja. E tudo isso com uma pergunta:

- Claro! disse. Quanto você pode pagar?

E eu que desejava uma bolsa integral respondi que metade e assim foi feito e nunca esqueci dessa lição.

Na sequência ela contou um outro acontecimento relativamente recente.

Há uns dois anos ou três anos ela tinha um paciente que vinha fazendo terapia quando a empresa na qual ele trabalhava entrou em processo de liquidação e ele perdeu o emprego. Com isso, além de não ter um emprego não tinha também perspectiva de quando e se iria receber os direitos trabalhistas. Mas ele disse a ela que precisava continuar fazendo a terapia. Ela perguntou a ele quanto ele poderia pagar naquela situação e ele respondeu que R$ 50,00 e a terapia continuou.

Ela mudou de cidade e, com todas as despesas que uma mudança implica, estava num momento de aperto financeiro quando apareceu na conta dela um crédito de R$ 6.000,00 que ela imediatamente julgou ter sido um engano de favorecido mas ao entrar no site do banco descobriu que quem tinha enviado o crédito foi esse paciente que finalmente conseguira receber os direitos trabalhistas e estava acertando as contas das sessões de terapia pelo valor normal num momento em que aquele dinheiro foi muito bem vindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário