Total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

A MOTIVAÇÃO CERTA


Dispendemos muita energia cobrando pessoas para que façam aquilo que combinaram fazer. Confio na palavra das pessoas como se fosse uma garantia que algo vai ser feito. 

As pessoas tem diferentes motivações e existem aqueles a quem não vamos conseguir motivar.

O pensamento veio porque estou fazendo uma reforma e por querer que ela ande rápido e que fosse bem feita decidi pagar melhor para ter profissionais motivados. 

Com alguns funcionou e com outros não. 

Assim como consegui motivar uns cabe a mim me conscientizar das minhas limitações e desistir de determinadas pessoas a quem não vou conseguir motivar. Não sei o que os move e também a partir de agora não tem importância descobrir.

O fato é que de maneira geral somos condescendentes e esticamos a corda mais do que deveríamos. Eu demorei para tomar uma decisão que eu deveria ter tomado alguns dias antes. 


Dispensei um profissional aparentemente bem preparado mas que estava me enrolando, porque não fazia seu dia render, mesmo ganhando mais que vinte por cento a mais e assim que o eliminei tudo começou a andar mais rápido, porque uma pessoa que faz pouco contamina os que estão fazendo mais.

Como eu já disse a respeito de onde estou, o ritmo é outro e horário não parece tão importante como é para alguém para quem horário era uma característica profissional bastante relevante para minha clientela.


As alternativas eram ficar tão relaxado quanto eles ou escolher quem trabalha comigo. Estou elegendo a segunda alternativa naquilo que depende apenas de mim e deixando claro isso. 


Me lembrei do maestro Diogo Pacheco que me disse que, para nós dois, se marcávamos oito horas eram oito horas, não oito e cinco, nem cinco para as oito.

Se pago melhor também espero serviço melhor.  

Deveriam andar sozinhos e não sou pai de nenhum deles para ficar dedicando muito tempo e energia para que isso aconteça, mas tem sido útil ter atitude e cobrar mais um pouco. 

Quando funciona, justifica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário