Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de setembro de 2025

DESAPEGANDO MESMO !!!

 


Meu processo de limpeza está sendo para valer.

Tenho algumas dessas coisas que queria usar mas não tinha usado, experimentei algumas delas e já quis dar outro destino a elas, porque pensei que se eu quiser, posso comprar algo de maior qualidade.

Experimentei um óculos de realidade virtual que se colocava o celular dentro e não achei grande coisa, já dei para a neta da minha diarista e ela experimentou e ficou muito mais feliz com aquilo do que eu imaginaria. Também foi para ela que foi, depois de uma boa limpeza e conferência em todos ps arquivos, um dos dois laptops que eu tinha só para ter certeza de que não estava perdendo nenhum arquivo.

Experimentei uma câmera para o carro e também não achei grande coisa. Vai ter outro rumo logo logo.

Eu tinha aqui uma escultura em madeira de um artesão local que me havia presenteado por eu tê-lo fotografado e suas peças numa exposição. Ela era até discreta mas não me dizia nada. A diarista quis, é dela.

Eu tinha comprado uma baia de CD ROM para quando fosse digitalizar os cds de música e ela mesmo nova, virgem, não funcionou. Sem pena nenhuma foi para o lixo de lá de onde eu estava.

Pode ser que esteja sendo lentamente, mas, está sendo feito.

NÃO ACREDITO EM QUEM QUER RECEBER SEM TRABALHAR



Esta semana o noticiário está sendo marcado pelas mil demissões que o Itaú fez de funcionários em home office porque aparentemente não estão demonstrando estar trabalhando o quanto deveriam.

Trabalhar de casa exige uma disciplina que nem todos tem. É uma ilusão acreditar que a empresa não teria suas métricas para isso e que se a pessoa não tem esse controle sobre si mesma para trabalhar de casa conseguiria perpetuar a impressão de que tem.

Na verdade, o que me levou a esse raciocínio esta semana foi um outro fato. 

Na cidade onde moro ainda existem carroceiros que com sua carroça e seu burrinho vão fazendo seus biscates. 

Adotei um deles e de vez em quando faço uma pequena bondade com ele, porque ele aparece fala das dificuldades e eu procuro na mesma hora arranjar alguma coisa para ele fazer para que não saia de mãos vazias. Quando não tenho nada para ele fazer pode acontecer de eu dar algum dinheirinho só por dar.

Não gosto é do erro de cálculo do que estou disposto a fazer. Esse carroceiro é chamado de Pastor porque tem uma igrejinha onde exerce essa função.

Uma vez ele me mandou uma mensagem querendo que eu ajudasse na conservação da igreja e eu só ignorei.

Esta semana ele apareceu aqui e depois de reclamar que o serviço tinha diminuído e que a coisa estava feia eu disse a ele que ele que podia limpar os dejetos de pombo que caem em cima de uma laje na lateral do meu apartamento, que é coisa que ele já fez e que não leva mais que vinte minutos.  

Na verdade não estava nem me incomodando porque eu nem consigo ver, mas eu vi sabia que tinha isso para ser feito.

Ele disse que não tinha aonde parar a carroça e que ia procurar um lugar, mas não voltou e a impressão que ele me deixou foi a de que queria algo de graça e como no dia eu tinha algo que ele podia fazer não vi razão para isso.

segunda-feira, 8 de setembro de 2025

O ARRUMAR ESCONDENDO COISAS

 


Cada um tem sua maneira de pensar e de organizar a casa. Eu sei onde está tudo.

Eu tenho há mais de dez anos uma diarista que me ajuda boa parte de um dia e noutro, quando ela termina outro serviço ela vem e dá uma limpadinha geral.

Ela é muito esforçada e muito bem intencionada e quando erra é sempre por querer fazer demais.

Foi assim com algumas Havaianas que ela queria esfregar o solado até ficar como nova e com isso colocava a mão entre as tiras, como se coloca o pé e forçava as tiras. Com isso enfraqueceu as tiras até fazer com que arrebentasse de umas duas, pelo menos. Orientei que aquele esforço todo não era nem necessário nem recomendável.

Já esfregou frigideiras com antiaderente até tirar a camada. Hoje eu peço que ela não lave frigideiras.

Já fez outras coisas desse tipo. Sempre com um empenho cujo exagero estraga os objetos. Sempre bem intencionada.

Vi em uso um difusor desses da foto, que se liga ao USB e eu achei interessante.

Tenho um outro que é feito de pedra sabão e aquece a água e a essência com o calor de uma vela de rechaud.

A casa fica perfumada.

Gostei da ideia desse elétrico e comprei um há menos de um mês. E estou gostando. Coloco a água e uma essência e é muito agradável.

Estou num processo de olhar tudo e jogar fora coisas que não uso ou que não fazem mais sentido manter. 

Quando fui olhar tudo num rack grande que tenho na sala de jantar e achei no fundo de uma prateleira de vidro algumas coisas que tinha comprado há muito tempo de um desses sites chineses.

Eu já tinha um outro difusor desses com USB, fechadinho e que eu nunca tinha usado.

Nesse caso a culpa não foi minha.

Minha diarista, na melhor das intenções, guardou ali bem escondido, as coisas que estavam em cima da sala de jantar achando que isso é arrumar e eu comprei novamente algo que eu já tinha.

Tirar da vista muitas vezes prejudica mais do que ajuda. Esse é o arrumar escondendo coisas que não funciona bem.

Orientei para evitar que isso aconteça novamente.

domingo, 7 de setembro de 2025

ANDANDO SEM AJUDA

 


Não quero ninguém dependente de mim, nem dou dinheiro para quem pede na rua, mas tenho uma pequena lista de pessoas a ajudar de vez em quando e esta semana dei meus cinquenta reais para a dona do restaurante onde busco o almoço distribuir de acordo com o julgamento dela.

As pessoas da minha lista tem uma certa dificuldade com as coisas práticas da vida, como pagar suas próprias contas para viver.

Essa semana liguei com a intenção de ajudar uma dessas pessoas se ela me dissesse que a coisa estava feia. Mas tive uma surpresa muito agradável.

Ela tinha ganho um dinheiro intermediando a venda de um terreno e está conseguindo todo mês fazer mais uns 1200 reais com outra coisa que conseguiu, e, além disso está com a mãe em casa e a mãe sempre ajuda. Minha ajuda seria desnecessária neste instante.

Uma outra que sempre vinha com uma estória comovente pedindo muitas vezes uma migalha, está indo muito bem, obrigada, trabalhando muito e ganhando o que nunca imaginou que fosse ganhar na vida.

Gostei muito de ver isso acontecendo com as duas porque as quero ver independentes.

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

O BAR DOS MEUS SONHOS

 


Minhas visitas gostam da música que toca na minha casa.  

Escutam coisas que conhecem e muita coisa que não conheciam mas passam a gostar.

Muitas não tiveram oportunidade de viver o cantar junto, fosse na casa de alguém, junto a uma fogueira ou num bar.

Houve uma que, na cama, cantava junto as coisas que ela conhecia. E eu gostava daquilo.

Muita gente, inclusive eu, achou que montar uma pousada era muito interessante, trabalhar recebendo gente, que foi uma coisa que aprendi a gostar. Receber bem.

Uma outra ideia, na qual tive uma experiência muito limitada, era um bar ou um restaurante. Mas isso não passou de um devaneio.

Seria delicioso fazer isso sem preocupação com se manter disso. 

Hoje se eu fosse fazer qualquer coisa seria apenas por prazer.

Vou voltar a uma ideia de um maluco que eu sempre achei muito sedutora. O João, num boteco vagabundo, perto de Itaipava, no qual só fui uma vez. 

Ele só abria quando queria e a amiga que me levou lá disse que não pedisse para colocar nenhuma música. 

Ele só colocava a música que ele queria ouvir. 

Meu bar ideal seria como se fosse minha casa. Meu bar seria como o do João. Só tocaria aquilo de que eu gosto e quisesse escutar naquele dia.

O direito a palpites seria limitado ao que estivesse tocando naquele dia. Essas seriam as regras da casa.

Ao entrar no bar, o tipo de música proposta para aquele dia já estaria tocando, e assim o tempo todo, mesmo que não fosse ao vivo.

Um cantinho, um violão...

Às vezes é tudo que a gente quer. Se não tiver aquele amor, ao menos tenha a canção, ou várias delas.  Música, é terapia, é remédio. Um repertório para se cantar junto faz ainda melhor efeito.

Juntar pessoas que gostam de música e que vão se sentir bem num ambiente todo voltado para isso, onde vão ser tão bem recebidas que ninguém vai se preocupar se está indo sozinho.

Seria um lugar para o meu prazer e para quem fosse aproveitar de acordo com essa premissa.

Elegantemente despojado, proporcionando a sensação de aconchego.

O repertório, quando não fosse instrumental, seria de músicas conhecidas, do tipo que as pessoas gostam de cantar. Nada autoral ou pouco conhecido.

Pois é...

Sonhar não custa nada.

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

A MANIA DE DIZER O QUE OS OUTROS TEM QUE FAZER

 


Tenho um amigo que de vez em quando se torna insuportável ao lidar com as pessoas. 

Ele está fazendo exatamente o caminho inverso do meu ao envelhecer.

Ele tem uma mania de achar que sabe tudo e que tem que dizer o que e como as pessoas tem que fazer nos mais variados assuntos. Eu já reclamei disso com ele, e não aturo isso de ninguém. Estou sempre disposto a aprender algo que eu não sabia, com qualquer um que eu pense que merece ser ouvido naquele assunto e até rever meus pontos de vista, mas nunca me sujeitar a ninguém

Tenho a consciência de que não sei tudo e que posso estar errado, aí procuro ouvir as pessoas, inclusive os mais novos.

Ele me ligou ontem do quarto de hospital onde estava internado e enquanto estava falando comigo a nutricionista chegou para falar com ele.

A maneira como ele falava com ela me irritou profundamente e o reclamar de tudo, inclusive do que não era assunto dela, me incomodou mais ainda.

Não falei nada dessa vez, mas tenho evitado qualquer pessoa que tenha esse comportamento.

domingo, 31 de agosto de 2025

BRANCO, HETERO E FELIZ POR ISSO

 


Tenho lido e ouvido muita coisa, inclusive mencionando pesquisas e estatísticas, em vários lugares do mundo, falando a respeito da falta de interesse dos mais jovens por sexo.

Me sinto envelhecendo bem e continuo gostando muito do esporte e creio que a minha maior qualidade quando estou em quadra é estar totalmente presente e interessado apenas em quem está ali comigo naquele instante.

Não existe outra pessoa no mundo naquela ocasião. Não fantasio com quem não está ali. Total atenção e dedicação. 

DISPENSANDO A MARAVILHA

 


Nada como uma pessoa satisfeita. Até o inimaginável pode acontecer.

A pessoa de quem vou falar primeiro agora não tem nenhuma importância para mim. É uma pessoa com quem saí já faz algum tempo. Desde a semana passada ela vem falando em marcar alguma coisa e eu não estava demonstrando interesse, mas estava respondendo educadamente. 

Quando ela me procurou, ela nem me passava pela cabeça e  para me lembrar me mandou uma foto dela que eu havia feito.  Com isso acabei indo ver umas fotos que eu tinha feito dela numa outra situação e em algumas ela ficou realmente muito bem. Mas não me fez ficar interessado em sair com ela.

Ontem ela veio perguntar mais uma vez o que eu ia fazer e eu resolvi responder de uma forma bem direta já que ela não estava entendendo essa maneira delicada de dispensar e eu disse com todas as letras que eu estava satisfeito com que estava tendo e que quando eu estivesse interessado em alguém diferente que eu entraria em contato. Fisicamente ela me atrai mas isso não foi suficiente.

Agora sim vou falar da maravilha que perguntou há poucas horas perguntando se podíamos nos ver hoje e eu disse que não. Ela deu chabu nas últimas vezes, agora a hora da desforra chegou.

Mas é uma dispensa provisória, de quem está bem satisfeito neste instante com o que teve. Tive uma tarde gloriosa esta semana.

Agora, essa maravilha que dispensei hoje, depois da última vez que ela esteve comigo me deixou a vontade de algumas repetições, mas nenhuma delas está numa posição de estabelecer as regras de como e quando vai ser comigo.

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

NADA COMO UMA BOA BRINCADEIRA

 

Eu achava que estava com tudo e estava deixando ela para depois.

Eu estava perto, mas fora da cidade e três das amigas, inclusive ela, me perguntaram quando íamos nos ver.

Voltei para pegar um material para voltar e trabalhar uns dias no mesmo lugar em que eu estava e resolvi escolher uma mais recente que eu tinha resolvido ver a cada três semanas e foi com ela que eu marquei.

No dia ela disse que não ia dar certo porque uma pessoa da família dela estava internada com problemas sérios. 

Muito justificável.

No dia seguinte essa pessoa da família dela morreu. Mais justificável ainda.

Passei a semana inteira fora e as mesmas pessoas fizeram a mesma pergunta e quando estava de volta avisei novamente à primeira e marcamos. Atrasei um pouquinho para buscá-la e deu errado.

Marcamos para o dia seguinte e disse para ela vir me encontrar em casa ao invés de ir buscá-la. Foi passando o tempo e quando ela ligou foi para dizer que mais uma vez que não ia dar certo e se podíamos marcar para o dia seguinte.

Eu disse que não. Para deixarmos para uma outra ocasião porque duas vezes seguidas tinha dado errado então eu preferia não insistir por agora...

Marquei com uma de quem gosto muito e ela me disse que tinha uma consulta no começo da tarde e que em seguida vinha me encontrar.

Fomos conversando desde que ela chegou no consultório e durante a tarde inteira enquanto ela esperava  e demorou tanto que no final do dia ela estava exausta e marcamos para hoje.

O placar já estava em 5 x 0, eu apanhando feio e sem marcar nada.

Mas hoje ela veio almoçar comigo e eu tenho um prazer imenso em olhar para ela. Sempre tive, desde a primeira vez.  Depois, com todo tempo do mundo, fomos brincar e foi tão bom que ela ficou cansada e tão relaxada, que dormiu, tão profundamente, que ressonava.

Que tarde gloriosa!

Compensou tudo que deu errado e as chateações pelas quais ultimamente tenho passado. 

E eu pensei...

Quem tem uma tarde dessas não quer se chatear muito com ninguém. 

 

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

OS INSIGHTS DA MADRUGADA

 


De vez em quando uma solução melhor para alguma coisa me tem aparecido ao acordar de madrugada por qualquer motivo.

quarta-feira, 20 de agosto de 2025

GUARDAR OBJETOS PARA PROVAR QUE AMA ALGUÉM

 


Eu imaginava que tinha poucas coisas que não usava, e que tinha eliminado quase tudo de que não preciso. A última semana provou que isso era uma ilusão. 

Eu ainda tinha objetos que poderia ter eliminado há muito tempo. 

Fiz uma viagem para resolver um assunto e estive com uma pessoa capaz de me ajudar com atividades que comecei mas não terminei.  

Sozinho, poderia levar muito mais tempo para ver terminado.

Resolvi ir até em casa, pegar o material que preciso para terminar essas tarefas e viajar de volta para encerrar essas minhas pendências. 

Foi nessa volta em casa que veio a constatação do devaneio a meu respeito.

Eu tinha oferecido a uma pessoa os cds que separei para dar fim e abri um armário para ver se não tinha outras coisas que eu quisesse tirar da minha vida também.

Que surpresa! 

Eu tinha mais coisas para dar fim do que eu pensava. Algumas dessas coisas há um tempo absurdo.

Começou com uma batedeira, nova, lacrada na caixa que eu comprei há mais de dez anos, na intenção de fazer waffles que nunca fiz. 

Uma cafeteira italiana nunca usada que minha amiga Marília me deu de presente logo depois da minha separação. Faz 16 anos!

E continuou por uma seleção de vários dvds, alguns que ainda estão lacrados e nunca vi, mas não me dizem nada de especial.  

Me livrei disso tudo ontem.

Também tenho um conjunto de 6 xícaras de café nunca usado que me foi presenteado por uma pessoa muito famosa. Esse ainda deixei lá. 

Algumas dessas coisas eu guardava pelo apego às pessoas  que me deram, mas consegui ver que posso me desvencilhar desses objetos sem deixar de estimar essas pessoas. 

Posso fazer isso inclusive com algumas cartas que ainda guardo para provar meu amor por algumas pessoas. Vou guardar apenas as que tenham valor pelas coisas que estão escritas. 

Não são todas.

É um ponto de virada na minha vida.

sábado, 16 de agosto de 2025

AS COISAS IDIOTAS QUE VOCÊ CRITICA

 


Hoje você acha um idiota quem faz certas coisas, mas, se for um pouquinho honesto, vai admitir que lá no passado você pode ter feito alguma dessas coisas.

Algumas são muito difíceis de esquecer.

Mas o tempo passando serve pelo menos para que alguns aprendam a não fazer mais.

PROJETO DE VIDA COMO MATÉRIA OBRIGATÓRIA - O FUNDAMENTAL DIFÍCIL DE SE TORNAR REALIDADE

                                        

Eu tinha ficado encantado em tomar conhecimento que uma escola particular tinha, mas vi que passou a ser parte do currículo escolar.

Difícil é acreditar que eles venham a trabalhar a matéria com a importância que ela tem e fazer tudo como está magnificamente pormenorizado pela IA do Google:


" O Guia de implementação do novo Ensino Médio, publicado em dezembro de 2019, apresenta o Projeto de Vida como eixo central ao visar o desenvolvimento de jovens autônomos e protagonistas das próprias histórias de vida.   Em resumo, os documentos citados se articulam na intenção de formar jovens capazes de tomar decisões, fazer escolhas, traçar e executar planos relacionados ao futuro, possuindo habilidades e competências relacionadas ao aprendizado socioemocional, ainda mais evidenciado em cenários de crise como a que passa  a  humanidade ".

A intenção é maravilhosa, mas, de boas intenções o inferno está cheio.

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

UM FUTURO NEBULOSO

 


Em conversas com amigos tenho ouvido com frequência que os jovens estão pedindo demissão com muita facilidade. Um dos motivos que vejo para isso é a falta de perspectiva de crescimento e a facilidade para conseguir um outro emprego nas mesmas condições nessas posições mais baixas.

Dois deles me relataram a dificuldade de conseguir um ajudante de serviços gerais.

Um terceiro relatou que uma moça com três dias de trabalho pediu demissão porque achou um outro emprego que pagava mais que aquele e, sem sequer pensar nos outros que foram dispensados para que ela fosse contratada,  é triste pensar na burocracia que é cumprida para contratar pela CLT, falando por exemplo, apenas no exame admissional obrigatório por lei.

Ao mesmo tempo ouço falar de pessoas que não conseguem empregos que pagam melhor, porque não tem as qualificações para isso.  Algumas vagas existem e não conseguem candidatos preparados para preenchê-las.

Quando se fala em falta de perspectiva um outro fator a ser considerado é o analfabetismo funcional com pessoas que não conseguem entender sequer uma instrução simples.

Por outro lado outros tem a ilusão de que são capazes de se tornar patrão. Acham que são empreendedores. 

Por mais simples que seja o negócio ele demanda uma capacidade de organização e uma disposição para o trabalho que um empregado muitas vezes não tem. Quando tem, logo estará qualificado para uma posição de gerência.

Muitas pessoas que saíram de grandes empresas em programas de demissão voluntária descobriram que só sabiam ser empregados. Não tinham nem disposição nem capacidade administrativa para gerir seu próprio negócio.

ATITUDE ADMIRÁVEL DE EMPREGADOR

 


O restaurante deles é um sucesso e eu acabo sabendo de coisas que poucos clientes sabem, como por exemplo, que os garçons são muito bem pagos. Não sei a respeito do restante do pessoal, mas acredito que para manter talentos hoje você deve ser, no mínimo, justo.

Faz algum tempo eu soube que quando termina o dia de trabalho as moças que não tem transporte próprio tem à sua disposição um Uber que as leva em casa.

A última que eu soube foi quando caminhando encontrei duas moças que trabalham lá também dando uma caminhada no intervalo entre o almoço e do jantar e elas contaram que tinham acabado de sair da ginástica funcional.

Pois é, as moças que trabalham na cozinha e todos os outros que estejam interessados em fazer tem ginástica laboral no restaurante.

Gostar deles eu já gosto muito mas saber desse tipo de coisa faz com que eu os admire mais ainda.

sábado, 9 de agosto de 2025

REGISTRO DE ATAS DE REUNIÃO DE CONDOMÍNIO NÃO É OBRIGATÓRIO

 


Quando assumi como síndico no pequeno prédio onde moro o Bradesco, me fez todo tipo de exigência, incluindo levar para eles os Atos Constitutivos que eles tinham a obrigação de ter e por último exigiu o registro da ata de eleição no Registro de Títulos e Documentos.

Me levou uns 40 dias até poder movimentar a conta, tempo em que eu banquei as despesas do condomínio exceto as duas contas que estavam em débito automático.

Essa exigência de registro pelo banco é incorreta. Não existe lei obrigando a isso e ninguém é obrigado a nada a não ser por força de lei. 

Mas ou você não faz o que o banco quer ou não movimenta a conta.

O mandato do meu condomínio é de um ano segundo a Convenção.

Tudo certo no primeiro ano. O cartório registrou. 

No segundo ano o Cartório o Oficial veio a exigir, também irregularmente, que fosse feito também lá um registro dos Atos Constitutivos do Condomínio, o que, de acordo como prescreve a lei, já existia no Registro de Imóveis, ou ele não registraria a nova ata de eleição. 

Incorreto também, mas, na minha ignorância, acabei fazendo esse registro e pagando por isso.

Quando chegou o terceiro ano ele deu um bote para cima de mim querendo que eu pagasse uma série de taxas de 500 reais querendo me enquadrar numa regulamentação de outras pessoas jurídicas que não condomínio.

Não paguei e estava até bem pouco tempo conseguindo sacar para as despesas no caixa até o momento que logo depois de eu sacar eles exigirem o registro da ata.

O Bradesco permitiu que o síndico anterior movimentasse a conta durante mais de dez anos sem que fosse apresentada uma nova ata o reelegendo. Cabe uma ação contra o banco por ter permitido essa movimentação indevida e numa ação dessas deveríamos incluir o reembolso da exigência ilegal do registro da ata, que já que não é exigida por lei.

Confrontei a menos de um mês o oficial do Registro pedindo que ele recusasse o registro da ata por escrito dando suas razões e que eu não queria fazer isso, mas que estava disposto a levantar uma suscitação de dúvida junto à juíza corregedora e quando depois entrasse com uma ação contra o Bradesco, incluí-lo na ação.

Ele depois de analisar a situação está me pedindo para complementar o pedido e não sei ainda no que isso vai dar, mas eu que tenho uma mania horrorosa de achar que tudo tem que ser muito certo ando pensando em escolher para travar as batalhas que me afetam pessoalmente.

Minha vida não precisa dessas outras.

DESFECHO - Hoje, dezoito dias depois da data desse post, saí do Registro de Títulos com a Ata registrada e o Oficial não cobrou tarifa nenhuma. 

Muito melhor assim. Fui à luta e resolvi esse assunto. Sem trabalho adicional nem uma nova chateação com mais uma pessoa para resolver assuntos que não são só meus.

Vou é partir para resolver um assunto que é só meu.

Com a mesma disposição para resolver, de um jeito ou de outro.

O CLIENTE QUE SEMPRE PEDE O MESMO PRATO

 


Ela é uma amiga e dona de um restaurante onde vou uma vez por semana e sempre peço o mesmo Penne com Filé. Ela diz para todos os funcionários que é necessário um cuidado especial com um cliente que sempre pede o mesmo prato, porque ele vai perceber qualquer nuance no preparo. 

Já disse a mim também que fala isso para eles.

E percebo mesmo.

Percebo a diferença no tomate, no molho, no sal.

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

BIRRA

 


Ela não tem problema de nenhum de autoestima e se vê como uma pessoa muito ocupada. Eu a vejo como uma alma boa e, posso estar errado,  mas também como uma pessoa que se vê mais ocupada do que realmente é.

Também acho que ela teria muita dificuldade em se manter por conta dela mesma e acho que a mãe sabia disso e que foi proposital não deixar uma situação de herança bem organizada e clara, a beneficiando de alguma forma, para que, na sua falta a filha não tivesse a oportunidade de meter os pés pelas mãos quando tivesse acesso a um pouco de dinheiro já que nunca administrou nada.

Até hoje a confusão deixada a favoreceu.

O que me incomoda é que ela nunca está disponível para fazer alguma coisa que outra pessoa precise porque "não tem tempo porque está trabalhando" ou tem uma outra desculpa qualquer para não fazer o que não tem vontade, mesmo prejudicando outras pessoas. 

Eu estou precisando que ela fotografe um documento para instruir um processo. Ela "não tem tempo" para achar esse papel.

Ela me parece feliz sendo do jeito que é, e que danem-se os outros. 

Para ela fazer alguma coisa que ela não tenha vontade, independentemente das irritações às quais ela der causa, tudo é muito difícil, mas acho que é muito pior por causa da teimosia que não lhe falta.

terça-feira, 5 de agosto de 2025

AS BOAS LIÇÕES SÓ SERVEM PARA QUEM ESTÁ PRONTO PARA ELAS

 


Há uns dois anos fui fazer uma massagem com ela e não achei grande coisa e eu nem lembrava disso.

Hoje ela me falou que eu disse para ela que ela não sabia fazer massagem e que eu ia fazer uma nela para ensinar.

O que ela me contou hoje é que aquilo que eu disse em vez de deixar ela chateada comigo fez com que ela se dedicasse a melhorar.

Não faz muito tempo ela bebeu da fonte de outra coisa que eu disse a ela. 

Que ela devia se tornar especialista em alguma coisa e não fazer várias ao mesmo tempo e não ser muito boa em nenhuma delas. 

Ela está fazendo isso e recentemente o sucesso tem batido à porta dela com frequência. Ela está ganhando dinheiro e criando uma tremenda reputação profissional.

Ela poderia escolher ser arrogante mas ela preferiu ouvir e ver onde poderia melhorar.

Hoje ela poderia dizer que os insights que a levaram até onde ela está chegando foram uma coisa dela, que foi a experiência que a ensinou, mas ela teve a delicadeza de me dizer que o que eu tinha dito a ajudou de alguma forma.

Eu não tinha nenhuma intenção de estar distribuindo ensinamentos. Eu só estava conversando com ela. Mas ela estava pronta para ouvir e tirar proveito daquilo.

Lembrei de um livro que eu já comentei aqui dizendo que não tinha prestado para nada, mas tinha uma frase que valeu toda a perda de tempo para ler todo o resto:

"uma ideia para qual você estava pronto"

Ela estava.

ELA NÃO É DO SEU MUNDO

 


Eu admito com tranquilidade o fato de que eu seja anacrônico. Estou mesmo fora dos tempos atuais em algumas coisas. Por exemplo, não tenho Instagram e gosto de fotografar. Não me importam os likes ou os seguidores.

Mas ela fez um comentário engraçado e mais de uma vez.

De vez em quando ela fala de alguém que esteve com ela e que tem sua fama relativa porque tem não sei quantos mil seguidores, mas isso me lembra um dos personagens criados pelo Chico Anysio, o Alberto Roberto que perguntava quem era a pessoa, que era muito conhecida, demonstrando sua completa ignorância:

"E você é o famoso quem?" era o bordão.

Ela me conhece bem nesse aspecto assim como eu a conheço e a frase dela para mim para definir essa situação é:

"Ela não é do seu mundo".

Isso define bem a coisa. 

Ela sabe que eu não conheço e que também não estou interessado em conhecer mas que escuto com atenção muitas das estórias dela, que tem um outro sabor exatamente porque "não são do meu mundo", quando representam uma vitória dela, por quem eu torço para que dê certo, ou quando conseguem me surpreender.

ME LIVRANDO

 


Conseguir profissionais para executar muita coisa onde moro é um problema. Eles tem mais clientes interessados que tempo para fazer tudo.

Há algum tempo um marceneiro fez um armário numa área de sol e depois que uma calha entupiu ele pegou chuva e a armação em volta das portas inchou e deformou já que não era de madeira sólida.

Faz tempo que eu quero que isso seja refeito e estava tendo dificuldade com conseguir que o marceneiro fizesse. A família inteira é de marceneiros e um sobrinho dele se ofereceu para fazer e me pediu duzentos reais para comprar madeira sólida e outras coisas para fazer esse serviço. Sempre prometendo entregar nos próximos dias e tentando me vender os problemas pessoais dele como desculpa.

Faz quase três meses disso e ele continuava dando desculpas e fazendo novas promessas e duma das últimas vezes disse que viria aqui no dia que eu iria viajar e eu respondi que não queria mais que ele viesse e pedi que me esquecesse porque ele estava me fazendo mal.

Antes de tudo porque seria apenas uma nova mentira e ele não viria mas também porque eu tinha chegado no meu limite e era melhor aceitar que tinha sido enganado e assumir isso como um erro meu ao confiar nele e procurar resolver com o tio dele, que demora, mas faz. 


JOGANDO "CONVERSAS" E OUTRAS COISAS FORA

Eu sou uma pessoa que guarda registros que pareçam ser úteis ou necessários em alguma situação futura. 

Normalmente isso é bom, mas tenho coisas que podem ser descartadas. Não serão mais úteis nem necessárias. 

Acabei de substituir um aparelho de telefone por outro e quem me ajudou a passar os dados de um para o outro me disse que no whatsapp eu tinha 100.000 mensagens.

Parece um número muito alto, mas eu gosto das paradas e de passar para outra sentença e uma frase com uma só palavra é contada como uma mensagem.

Tive tempo num aeroporto e saí jogando fora conversas inteiras e muitas mensagens isoladas. E ainda tem muito mais para jogar.

Mas ao mesmo tempo encontrei umas conversas com umas pessoas com quem quero falar novamente.

Tenho pastas de fotos de aniversários de outras pessoas guardadas no meu computador que vou jogar fora porque não faz o menor sentido para mim guardá-las porque já dei para a pessoa e não tem significado para mim. Estou guardando registros de terceiros.

Também andei separando mais CDs de música para dar fim.

Continuo meu processo de limpeza.


sexta-feira, 1 de agosto de 2025

APRENDENDO COM MEUS ERROS

 

Eu deveria andar com os óculos para ver de perto.

Não ando porque não acho necessário e umas raras vezes não verifico o valor que aparece no visor das maquinas de débito.

Estou errado. 

A partir de agora vou verificar todas as vezes.

Fui fazer compras no Atacadão anteontem à noite. Eu tinha pego uma embalagem com 12 latas de Coca-Cola que com o plástico rasgado perto de uma unidade, mas não me importei. 

Quando cheguei ao caixa, para facilitar peguei uma unidade de cada bebida para que ela passasse a quantidade e quando fiz isso com a Coca-Cola vi que a lata estava danificada e disse a moça que seriam apenas 11 latas e não 12. 

Ela depois me disse que aquela embalagem tinha que ter as 12 latas e perguntou se eu queria pegar uma outro pacote fechado. Fui buscar.

Voltei, passei o cartão e fui para casa.

Sempre dou uma olhada em todos os itens nas minhas notas de compras depois que chego em casa e quando olhei o valor total vi que era meio absurdo e percebi que a moça tinha me cobrado 11 pacotes de 12 latas, quando eu tinha levado apenas um.

Uma diferença de quase 400 reais.

No final da tarde do dia seguinte tive que voltar lá para que corrigissem o erro e fui atendido com bastante rapidez e depois de verificarem as imagens me devolveram imediatamente a diferença.

O processo todo não levou mais que 15 minutos mas teve o tempo que gastei para ir até lá e voltar.

Eu teria me poupado se tivesse apenas lido o visor da máquina antes de digitar a senha.

Mais um erro que a partir de agora vou evitar.

DEU ERRADO, MAS DEPOIS DEU CERTO

 


Prefiro chegar cedo no aeroporto.

Dessa vez não foi diferente. Cheguei cedo, fiz meu check-in, despachei uma mala, entrei para a área de embarque e fiquei esperando ao portão de embarque designado onde estava sendo feito o embarque de outro voo.

Quando foi se aproximando a hora do embarque outro voo estava sendo atendido no mesmo portão e eu esperei pacientemente, mas quando chegou a hora do voo fui ao balcão do portão e descobri que não iria conseguir embarcar no meu voo. 

Tinham feito o atendimento no portão ao lado e encerrado o atendimento do voo. Não avisaram da mudança de portão no serviço de som nem me chamaram onde eu estava sentado exatamente na mesma reta do portão originalmente designado.

Eu não conseguiria mais embarcar. Era perto de meia noite.

Fiquei incomodado com aquilo pensando que o próximo voo direto seria 24 horas depois. 

Eles tinham verificado que eu tinha feito o check-in e despachado mala e me realocaram sem custo, o que não foi nenhum favor, num voo 7 horas depois.

Garantiram que minha mala tinha sido retirada do avião e que eu deveria buscá-la no desembarque e despachá-la novamente.

Gastei mais de uma hora esperando inutilmente que localizassem e me devolvessem a mala e como não encontraram vi que não tinha mais nada a fazer e segui para o embarque.

Passei a madrugada no aeroporto. 

Não é a coisa mais agradável para se fazer, mas o problema apareceu e a solução possível e não tão ruim tinha aparecido imediatamente.

Fiz algo que nunca faço. Dormi durante um voo e quando cheguei só havia funcionários da companhia no embarque. Fui até lá para saber se tinha que começar com o procedimento para o extravio da mala. 

O funcionário atendendo perguntou meu nome e me disse que a minha mala estava no escritório deles e se podiam mandar entregar em casa porque estavam todos envolvidos com a liberação de um voo e eu concordei tranquilamente.

Voltei até ele só para confirmar se eles tinham meu número de telefone e ele confirmou, mas disse também que se eu quisesse esperar um pouco que eles me entregariam a mala imediatamente.

Não demorou muito eu estava saindo do aeroporto com a mala.

De novo, uma boa solução.

quinta-feira, 17 de julho de 2025

QUERER FAZER

 

Eu me acho organizado.

Mas poderia melhorar. 

Fazer coisas que eu disse que um dia eu faria e eliminar objetos, arquivos e papéis até bem pouco não passava de um desejo. 

Porém algo foi melhorando nessas últimas semanas.

Hoje estou cumprindo uma promessa antiga. Fazer a minha mala na véspera da viagem. Eu começava mas não terminava. Vou chegar ao começo da tarde com isso feito.

Quando ia viajar de carro era pior ainda. Embora isso não tivesse nenhuma importância para o estágio atual da minha vida, eu acabava saindo mais tarde do que inicialmente tinha pensado.

Estou mudando a atitude e fazendo algo na hora que penso naquilo. Ao colocar contas de energia dos últimos meses na pasta percebi que eu tinha mais contas do que gostaria de ter, mas não fiz nada. Hoje quando lembrei fui lá e imediatamente joguei fora todas as contas de não eram deste ano.

Faço todos meus pagamentos de conta no mesmo aplicativo de banco. A qualquer momento posso imprimir comprovantes de qualquer um desses pagamentos.

Já separei em três sessões mais de 250 cds para dar fim e tenho uma caixa com mais de 80 capas de cds vazias para o caso de precisar. De novo, usar ou dar fim.

Guardar o que não precisamos parece um esporte nacional. Vou continuar com minha "döstädning" com determinação e guardar apenas as poucas coisas que fazem sentido para mim mesmo,

A tentação de interromper é grande mas o resultado anima.

UMA SURPRESA DO OFTALMOLOGISTA

 


Há dez dias fui fazer uma consulta com um oftalmologista amigo. É uma clínica grande que estava muito movimentada.

O cadastro, o pagamento de R$ 330,00 da consulta e os primeiros procedimentos, foram feitos por outros profissionais na recepção.

Passado algum tempo uma das recepcionistas me chama e me diz que a minha consulta seria uma cortesia.

Queria que eu assinasse um papel para que providenciassem a devolução do valor que eu havia pago.

Foi uma delicadeza da parte dele que hoje já apareceu no meu extrato bancário.

terça-feira, 15 de julho de 2025

VENDER O NOME OU A CONTA

 

Uma dessas coisas que ela me fez ver com a experiência dela foi que a partir de algum momento uma pessoa que nós dois conhecemos passou a não ter uma conta corrente no próprio nome.

E o bobinho aqui que não entendia o motivo passou a entender.

A pessoa provavelmente deve ter vendido o nome para algum golpista em troca de algum dinheiro.

ELA É MUITO ESPERTA PARA COISAS QUE EU NÃO SOU

Ela me ensina muito. Ela tem uma inteligência e uma vivência que eu nunca tive para algumas situações.

Algumas coisas eu não entendo porque me falta malícia e conhecimento do que não presta. Ela, pelo contrário, tem os dois de sobra e quando eu falo do caju ela já vem com as castanhas assadas.

O que me falta de malícia ela tem de sobra.

DESEJAR APENAS O NECESSÁRIO

 


Eu acredito que só ganha quem tenta e como uma rotina eu faço o mesmo jogo de seis dezenas na Mega Sena em todos os concursos há dezenas de anos. Um jogo desses hoje custa seis reais.

Uma vez ou outra, quando acumulava muito eu fazia uns outros joguinhos de seis dezenas também, mas sempre pensei que se o "Homem lá em cima" quiser que eu ganhe, um jogo de seis dezenas é o suficiente.

Um tio disse algo a meu respeito que eu gosto de repetir porque acho que é um elogio. Ele falou que eu sou a pessoa mais desprovida de vaidade que ele conhece. 

Tenho tudo que preciso, então, se ganhasse um prêmio, acho que seria muito mais direcionado para que outras pessoas, que estão na minha lista, para o caso dessa eventualidade, tenham o que precisam e um pouco mais também.

Pensei também nas pessoas que ganham absurdamente mais do que precisam e que tem a vida estragada por isso, de várias maneiras.

Não quero isso para mim.

domingo, 13 de julho de 2025

HISTORIAS QUE NÃO PODEM MORRER COM ELA

Desliguei o telefone neste instante. 

Tinham acontecido coisas boas que ela estava louca para me contar, desde ontem.

Mas depois disso, ela foi emendando um assunto no outro e, na verdade, já tinha tinha sido suficiente por um dia para mim, embora durante a conversa eu tenha conseguido fazer umas playlists novas no Spotify enquanto separava mais cds para dar fim.

Mas, voltando ao que interessa, foram quase três horas de conversa e eu tenho dito sempre a ela que além dos acontecimentos traumáticos que também são experiências a serem contadas ela também tem histórias muito saborosas que não podem morrer com ela. 

Acho que isso tem que ser escrito e não sei se sou a pessoa certa para fazer isso com ela, mas a vida dela dá um livro, um filme, uma mini série ou alguma coisa do tipo, porque é uma vida repleta de acontecimentos que merecem ser contados.

Por enquanto só estou ouvindo.

sexta-feira, 11 de julho de 2025

TARIFA DE COBRANÇA POR TÍTULO RECEBIDO EM ATRASO NO BRADESCO

 


O Bradesco cobra do cedente do título uma tarifa de R$ 3,70 se o título for pago após o vencimento.  Eles só mantém em ser por sessenta dias e quando fazem a baixa automática cobra automaticamente uma tarifa que é quase o dobro disso.

Eu acho um absurdo e não entendo o motivo da existência de uma tarifa apenas porque um título é pago depois do vencimento. 

No nosso caso em que o valor é de R$ 230,00 a multa legal por atraso é de R$ 4,60. E é levada em sua maior parte por uma tarifa que, para um ignorante como eu, não faz nenhum sentido existir.

quarta-feira, 9 de julho de 2025

O SPOTIFY NÃO TEM TUDO

 


Posso estar completamente errado, mas acho que estou envelhecendo bem, mas cada dia que passa é menos um dia para viver e eu tenho consciência disso. 

Sou uma pessoa que guarda poucas coisas e mesmo dessas coisas tenho eliminado as que não fazem sentido e procurado dar tudo que não uso.

Tenho um enorme arquivo de fotos e já joguei muita coisa fora e tem mais para jogar porque, por exemplo, tenho fotos demais dos filhos do meu primo que vi crescendo e fui a tudo que eles faziam e que não faz mais o menor sentido eu guardar.

Construí uma casa grande para vender, vendi há alguns anos e tenho uma quantidade enorme de fotos dessa obra, Está na hora de dar para quem comprou e que já vendeu também.

Guardo muitos papéis, fotografias e e-mails impressos de um assunto não resolvido mas isso faz sentido. Eles servirão de provas caso necessário. Porém resolvi que vou resolver esse assunto de uma forma amigável ou na justiça. Dependendo de como for para resolver o assunto eu uso imediatamente ou, depois de resolvido, posso jogar fora.

Mesmo tendo me livrado de muita coisa música sempre foi uma coisa muito presente na minha vida e como sou velho já passei por uma quantidade enorme de mídias; vinil, fitas cassetes, mp3 e cds dos quais ainda tenho um número enorme, e agora o streaming.

Já acabei com o vinil que eu ainda tinhas uns poucos, já dei um aparelho novo que tocava vinil e os convertia em cds. Já havia dado fim a muitos cds de música mas eu vivia prometendo que iria acabar com eles, se tivesse tudo no Spotify. 

Não tem.

Então vou ter que manter alguns. Mas já avancei muito na seleção de muitos cds para dar fim. Achei que seria bom todos os dias fazer uma seleção de pelo menos 5 para jogar fora, mas não foi assim que funcionou.

Fiz isso duas vezes e separei muitos para eliminar nessas duas ocasiões. Se continuar a escolher um número maior que 5 cada vez vai ficar mais fácil terminar.

terça-feira, 8 de julho de 2025

VOCÊ MERECE COISA MELHOR

 


Ela se irrita mais do que deveria porque tenho saído frequentemente com uma amiga a quem ela me apresentou. Acha que ela deveria grudar comigo e não entende que eu não quero que ninguém grude comigo.

Minha amiga não entendeu que ela só tem que me dar o que eu quero dela, e é o que ela está dando.

Quer me convencer de que para mim ela não vale a pena. Que eu merecia coisa melhor.

Aquela louca que fez aquela belíssima declaração de amor escrita e na qual eu não tinha o menor interesse disse a mesma coisa e isso não torna ela melhor que a outra. 

Ela escreveu que eu era o pacote completo, então fica claro que ela estava querendo ajeitar a vida e eu não tenho nenhum interesse em ajeitar a vida de ninguém. 

As relações casuais estão me servindo muito bem.

Eu não estou prestando para outro tipo de pessoa e estou tendo dela aquilo que eu quero ter. Enquanto durar. Cada vez que ela começava a namorar eu ficava no vácuo e agora eu não estou.

Saí com muitas pessoas diferentes, algumas delas muitas vezes e estou convencido de que deveria ter caído na buraqueira há muito mais tempo. 

Mas eu tenho um senso estético muito rigoroso e embora tenha desfrutado bastante da companhia dessas outras pessoas, de todas com quem saí, ela e mais uma, que aliás foi ela quem me apresentou, fisicamente, estão no topo da minha lista de preferências, então vou continuar saindo enquanto me der vontade.

Tenho estado com ela tantas vezes quanto eu tenho tido vontade. E só existe uma pessoa que tem o direito de achar que tem que fazer algum ajuste nessa relação: 

Eu

segunda-feira, 7 de julho de 2025

PADRÕES CADA VEZ MAIS BAIXOS

 


A mãe quando me mostrou o boletim do filho disse que estava mais difícil tirar um dez porque as professoras estavam tirando décimos quando encontravam um erro de português, mesmo quando a matéria não era essa.

As notas eram excelentes e eu achei bom que tivessem essa postura porque estamos vendo os padrões de desempenho ficarem cada vez mais baixos então vai ficar mais raro encontrar alguém que fale e escreva um português correto.

Um artigo de O Globo de maio de 2025 dá conta de que 12% dos que tem ensino superior completo são analfabetos funcionais. 

Considerando a população total no artigo abaixo da CNN Brasil se vê que três entre cada dez brasileiros são analfabetos funcionais, segundo a pesquisa do Inaf. 

https://www.cnnbrasil.com.br/educacao/tres-em-cada-10-brasileiros-sao-analfabetos-funcionais-aponta-estudo/

Me surpreende e me assusta pensar que as pessoas estão começando a ser atendidas por médicos formados à distância.

Hoje vi uma notícia a respeito do recorde de pedidos de demissão sendo 30% desses pedidos de mais jovens. Um estudioso do assunto sendo entrevistado disse que boa parte dos jovens não sabe nem escrever um currículo, por exemplo, não colocando lá dados básicos, como nome completo, filiação ou data de nascimento.

Não justifica, mas também é relevante pensar na falta de perspectiva de um bom futuro para a maior parte deles.

RESISTINDO AO PENSAMENTO DE CONSERTAR O MUNDO

 


Quando caminho passo por dois lugares onde tem na calçada micro parquinhos para crianças, todos dois com balanços parecidos com esse da foto.

Com uma certa frequência encontro adolescentes usando esses balanços e o resultado é que de vez em quando eles quebram porque foram feitos para suportar o peso de uma criança.

Nunca sequer me passou pela cabeça falar alguma coisa quando vejo isso acontecendo, mas prever a consequência daquilo sim.

Porém vivo numa região onde há poucas oportunidades de lazer para os mais pobres e brincar no balanço é uma chance de se divertir e também de tirar uma foto, que é algo que se tornou uma "necessidade" para muita gente.

domingo, 6 de julho de 2025

O TREM ITALIANO DA FELICIDADE

 


Assisti hoje "Il treno dei bambini" que aqui no Brasil deram o título acima. Está no catálogo da Netflix.

De vez em quando conversando com uma amiga nova, em todos os aspectos, inclusive o da idade, percebo o quanto aspectos da história relativamente recente são completamente desconhecidos por parte delas, mas percebi essa ignorância em mim mesmo ao ver esse filme.

O filme passado na Itália em 1946 relata que crianças do sul da Itália, marcado pela miséria, foram mandadas provisoriamente para o norte do país para que tivessem melhores condições de vida e como isso foi relevante para que algumas delas aprendessem que a vida poderia ser diferente e maior que aquela que eles conheciam.

Também me fez reconhecer na trajetória do personagem do filme que se transforma num maestro de projeção o mesmo trajeto da vida de algumas pessoas, algumas de sucesso, que contaram da infância pobre, e como isso faz parte de quem eles se tornaram.

O filme também emociona ao mostrar que o amor é demonstrado de formas diferentes e que cada um dá aquilo que aprendeu a dar, e que nem sempre é da forma que gostaríamos.

quinta-feira, 3 de julho de 2025

QUANDO OUTRAS COISAS DEIXAM DE TER IMPORTÂNCIA

 


Falei com ela umas duas vezes e sempre rapidamente porque não quero dar bandeira. Quero fotografá-la porque acho que vou conseguir umas fotos bem bonitas.

Dias atrás soube que tinha chegado chorando e vi que saiu mais cedo do trabalho. 

Tenho o contato dela mas fiquei sem saber o que fazer porque ao mesmo tempo que poderia estar sendo solidário poderia estar sendo invasivo, então esperei.

Quando nos encontramos falei dessa minha dúvida sobre o que fazer e que eu não precisava saber de nada mas que se alguma coisa estivesse pegando fogo e eu estivesse por perto que ela podia me pedir ajuda.

Ela contou que a mãe está com um câncer de pâncreas e que está internada numa UTI. Acho que os médicos procuraram ser bem sinceros em relação ao prognóstico, falando inclusive de metástase, mas ela disse que não tinha entendido muito, mas que não tinha muita esperança.

Fui pesquisar quando saí de perto dela e aprendi que esse é um câncer que na maior parte das vezes é detectado tardiamente, porque não apresenta sintomas claros até estar bastante adiantado. Que representa 3% dos casos de câncer, mas é responsável por 8% das mortes e que a sobrevida após um diagnóstico tardio é de no máximo seis meses.

Fiquei com um peso danado e triste por ela e não vou conseguir parar de pensar nisso, mas acho que ela não precisa saber disso.

Quando falta saúde, falta tudo.

Vou atualizar este post, escrito numa quinta-feira. Soube ontem que a mãe dela veio a óbito dois dias depois que escrevi isso aqui.

quarta-feira, 2 de julho de 2025

UMA INFORMAÇÃO QUE EXPLICA TUDO

 


Algumas situações são incompreensíveis porque desconhecemos um pequeno detalhe. 

É como achar aquilo que faltava para completar o quadro.

Esta semana eu tive uma conversa com uma prima que tinha uma relação muito próxima com minha mãe. Eu dizia que ela era a sexta filha e dentre todos a mais atenciosa.

Ela me contou duma conversa com minha mãe na qual ela ela lhe contou algo que eu não sabia e que é exatamente o que faltava para entender melhor uma determinada pessoa.

Não creio que aquela informação dada à minha prima tenha sido dada a nenhum dos filhos, mas teria ajudado a cada um de nós a ser mais compreensivo com uma determinada situação.

Antes tarde do que nunca.

SÓ OUVI

 


Eu estava sentado quietinho no meu lugar de sempre quando ela, com quem eu tinha tido muito pouco contato, chegou, sentou ao meu lado e, sem nenhuma provocação da minha parte, começou a conversar e me contou a vida inteira.

Resumidamente, mas, literalmente a vida inteira, com partes que não são exatamente um segredo, mas no meu entender, muito pessoais.

Essas coisa ainda me surpreendem.