Total de visualizações de página

quarta-feira, 16 de março de 2016

COMO NÃO PERDER A CALMA?


Lembro que quando mudei para onde moro hoje, um funcionário do escritório ter me perguntado se eu era Hare Khrishna. Quando respondi que não e perguntei o por que da pergunta ele me disse que era porque eu era muito calmo e eu achei graça. 

Na hora pensei no longo caminho para chegar até ali, uma vez que ser calmo não era da minha natureza, mas o resultado de um longo trabalho para controlar meu temperamento explosivo. Conseguir me manter calmo foi uma mudança e levou muito tempo para que eu aprendesse a me controlar na maior parte do tempo. 


Aprender a agir com calma não só era mais inteligente como foi uma maneira de aprender com meus erros.

A maior parte dos meus arrependimentos são de quando acho que perdi a elegância.

Depois do dia que isso me foi perguntado passei por muitas situações com burocráticas que me levaram muitas vezes a quase perder a paciência e por outras tantas causadas por uma pessoa próxima contra as quais eu não soube como reagir porque só muito mais tarde consegui entender que estava lidando com uma sociopata.


Percebi muito depois do que deveria, que perdi o controle sobre mim mesmo não só nas situações causadas por essa pessoa, como também em outras, quando reagi como se tivesse desaprendido tudo aquilo que eu tinha levado um tempo enorme para aprender.


Me vi envolvido no jogo vil dessa pessoa e como não quisesse expô-la, nem expor a família, não soube tomar as atitudes que deveria e procurei apoio de quem também estava sendo prejudicado. 

É como se eu quisesse que os outros julgassem o que estava acontecendo e foi muito mais tarde que eu cheguei à conclusão óbvia de quem julga é juiz. 

Finalmente, depois de muito tempo, eu estava chegando ao ponto de poder reagir de maneira mais adequada e eficaz.

Percebi essa minha regressão e não tive a vontade de culpar outra pessoa por isso. A culpa foi minha, mas sinto que, embora vá fazer tudo que tenho a obrigação de fazer, vou fazer sem levantar o tom de voz, mesmo que seja por escrito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário