Total de visualizações de página

domingo, 29 de dezembro de 2024

A TATUAGEM DA FOTO

 


Tenho usado um tempo nesses últimos dias para limpar e organizar meus arquivos de fotografias com a intenção de jogar fora todas que não tem valor porque não estão boas e para manter apenas as de quem eu gosto ou tenho alguma relação.

Estava na minha lista olhar tudo para organizar, guardar apenas o que interessa e eliminar duplicidades de arquivos. 

Tenho feito isso nos últimos dias. Quando encontro algumas tão boas que já devo até ter feito em papel e dado de presente, mando pelo whatsapp para algumas pessoas mais próximas.

Fotografo desde garoto. Tenho muita experiência, porque já fotografei muito mas não tenho a formação técnica, não fiz nenhum curso, mas tenho uma câmera que ajuda e uma coisa muito mais importante que é o olho para fazer uma foto. 

Como faço muitas fotos também não tenho pena de jogar fora muitas, peneirando mais de uma vez. Estou selecionando o que fica mais uma vez.

De alguns adolescentes e outros que já estão terminando a faculdade tenho uma estória de vida nas minhas fotografias. As pessoas gostam das minhas fotos, e eu sei quando fiz alguma coisa da qual eu gosto muito, mas de vez em quando eu tenho um feedback muito agradável.

Ontem eu estava num restaurante quando chegou uma amiga com a filha que está agora uma adolescente muito bonita e eu fui falar com elas. 

No meu caminho dos últimos dias eu tinha visto uma foto dela bem pequena dando um beijo no pai e eu comentei isso e ela me disse que o pai muitas vezes tinha falado em tatuar nele aquela foto.

Talvez ele nunca faça isso. Tem que gostar muito daquela imagem para fazer isso mas fiquei muito feliz de ouvir aquilo.

A foto acima não é minha.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

A CRUZ QUE OS OUTROS CARREGAM

 


A pessoa estava com vontade de falar. Não parecia ter um tom de reclamação, era muito mais como uma terapia. Um desabafo.

Um dos fatos relatados com muitos detalhes, tinha a ver com um irmão adolescente excepcional, absolutamente dependente, não fala, não caminha e ao qual a pessoa se dedica muito sem achar que está fazendo nada demais

Faz pouco tempo alguém me disse que cada um tem sua cruz para carregar. 

Para mim aquela conversa era uma constatação de que aquela era uma cruz muito pesada e que as poucas chateações que tenho, não são nada e que não são cruz nenhuma.

Lembrei do suicídio da filha de uma amiga, depois do pai ter dito a ela que ela não iria fazer faculdade noutra cidade, porque teria que tomar conta do irmão autista. 

Me preocupei muito na época com a irmã dela que poderia pensar que o destino dela também seria tomar conta do irmão e não ter uma vida própria e falei com ela a respeito disso e, na época, ela me disse que ele era o irmão dela.

Escrevi aqui sobre isso há um milhão de anos.

Na hora me veio à cabeça a música "He aint heavy, He's my brother".  E agora, me veio de novo.

Que bom que o futuro dessa irmã não foi tomar conta do irmão. A mãe faz isso com muita dedicação.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

SEXO COMO UMA FORMA DE MEDITAÇÃO

 



Tenho estado com uma pessoa que fisicamente me atrai muito e a visão dela na minha cama me dá um prazer imenso. Fico olhando para ela e passando a mão até ela ficar bem lisinha. Fazer aquilo para mim é uma viagem. Sei aonde a levo e sei também que ontem não a levei tão longe. Eu não tenho a vaidade de querer ser enganado de estar seduzindo, quando não estou. Mas quando eu estou com alguém não tenho pressa e ontem ela disse estar preocupada com uma outra coisa. Eu queria ser solidário e deixá-la ir não conseguia soltar ela sem aproveitar mais um pouquinho.

Nunca estive com uma mulher pensando noutra. Eu estou integralmente com a pessoa com quem estou naquele momento. Mas, mesmo solto na buraqueira como ando ultimamente, não encontrei outra que me atraísse tanto e eu adoraria encontrar uma outra que fosse páreo para ela, porque já fiquei sem ela algumas vezes e isso sempre é uma possibilidade.

Um dia desses eu estava pensando num trecho do livro  "A Yoga da Disciplina", que vou colocar aqui abaixo em laranja e eu pensei, de uma forma torta eu sei, que um bom sexo com total dedicação, também pode ser uma forma de meditação.

Será, rs?

       

                 Trechos do livro "A Yoga da Disciplina"


Se você quer uma boa meditação, é muito importante ser capaz de manter a mente em um só lugar durante o tempo que desejar. Quanto mais a mente consegue permanecer com uma só coisa, mais forte e mais saudável ela se torna.

 

                                                                                                 Controlar a agitação da mente e oferecer a ela um objeto de contemplação adequado purifica o seu interior e libera uma torrente de néctar.


Quando você foca sua mente em algo, o que quer que seja, você absorve suas qualidades. De uma maneira muito real, você fica permeado por ela. Ao mesmo tempo você infunde nela sua energia. Você lhe dá vida. É o seu bhãv, a sua devoção, seu sentimento profundo que dá significado a tudo.

Sempre que você se concentra em alguma coisa, é uma forma de meditação. Assim, a meditação já é parte natural da sua vida.

A CACHORRA PRIVADA DOS FILHOTES

 


Tenho caminhado do fim da tarde ao começo da noite e além dos gatos eu estava encontrando há alguns dias uma cadela com vários filhotes que estavam meio grandinhos para pensar que foi ali que ela os teve e até pensar que alguém a abandonou ali com aquela ninhada.

Os filhotes estavam ainda meio letárgicos mas estavam muito bonitinhos como a maior parte dos filhotes é.

Ela latia quando algumas pessoas passavam defendendo as crias e num determinado dia eu estava com uma pessoa que disse que se ela não fosse tão brava possibilitaria que as pessoas pegassem os filhotes dela para criar. E eu disse a ela que quando eu passava ela não latia.

Talvez porque não sentisse que corria algum risco comigo. Eu não tinha aquela ideia de roubar os filhotes dela.

Eu não concordava com o pensamento porque seja por instinto ou por amor a cadela demonstrava cuidado com as crias, embora eu não visse claramente como e por quem ela estava sendo alimentada. Os gatos que vejo tem várias pessoas a quem vejo fazendo isso.

Eu não dou comida. Só dou carinho, quando a gata quer, no dia que ela quer.

Anteontem passei pela cachorra e ela estava sozinha. E parecia tão triste que me deu pena. Ontem não vi nem mais a cachorra.

A foto não é dela. Peguei na internet.


segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

TENHO LEMBRADO DE TANTA COISA COM DETALHES

 


Esses mistérios da memória... 

Está acontecendo comigo o oposto do esquecimento.

Tenho lembrado fragmentos de coisas com detalhes, nomes com sobrenome de gente que não teve a menor importância na minha vida, acontecimentos sem nenhuma relevância e outros pedacinhos da vida, de uma maneira esporádica e, aparentemente, sem nenhuma conexão de uma coisa com outra.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

A HORA DO NÃO QUERO MAIS

 


Faz dez dias que eu vinha cercando com muita paciência uma conhecida nova com muita vontade de experimentar para ver se eu achava bom. Quando eu acho bom eu gosto de repetição. 

Parecia que estava certo. Anteontem combinamos para ontem perto das três e quando falamos ela não marcou um horário certo e disse que quando estivesse saindo do salão me avisaria.

De manhã outra me ligou e eu dispensei dizendo que eu estava tendo um dia complicado e que não ia dar. Duas coisas aí:

Uma, eu queria saber como ia ser com a que eu vinha cercando e a outra é que eu acho que com essa minha falta absoluta de compromisso ela me tem dado a impressão de que gostaria de uma outra relação e eu não pergunto, mas quem sabe se ela não tem tentado alternativas também.

Eu tinha deixado tudo no jeito. Ar condicionado ligado, casa arrumada, banho tomado e perfume bem agradável

Eu tive um dia ruim ontem e eu não costumo ter dias ruins. Para compensar o dia ruim e já que eu tinha investido tanto tempo e tanta conversa para sair com ela, eu tive muito mais paciência do que deveria mas chegou a hora em que a paciência acabou.

Eu estava no café fazendo hora quando ela disse que às quatro e meia estaria pronta. Falamos um pouco durante esse tempo e foi quando eu disse que se ela não fosse estar pronta nesse horário que seria melhor marcarmos para um outro dia.

Quatro e meia em ponto comecei a voltar para casa e avisei. Quinze minutos depois ela disse que estava pronta mas eu não queria mais, nem ontem nem nunca.

Esse pássaro eu posso largar.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

A GATA DE RUA E O CARINHO

 


Quando vou caminhar cruzo com algumas pessoas que dão comida aos gatos que vivem na rua. Talvez isso preencha a vida delas de alguma forma.

Eu nunca dei comida, mas crianças e gatos são animaizinhos que eu não preciso fazer muito esforço para que eles venham a mim. Algumas vezes aconteceu de eu ver um gato desconhecido longe, ele mirar em mim e vir na minha direção.

Com as crianças, nas quais eu presto atenção, também já aconteceu muitas vezes de retribuírem esse prestar atenção de formas incomuns.

Tinha uma gata que quando eu encontrava eu ia colocando a mão nela e ela ia me seguindo durante um tempo pulando entre o chão e os lugares para sentar.

De um tempo para cá está acontecendo algo engraçado com uma gata preta. Quando ela está num gramado a um ou dois metros de mim eu chego junto a um banco sinuoso que separa a calçada do gramado eu chamo, aponto aonde quero que ela venha e mesmo que ela esteja com um filhote ela larga e vem exatamente para onde estou apontando.

Aí o carinho é variado. Ela gosta e sabe que comigo não tem comida.

A foto não é minha.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

RESOLVER A VIDA DOS OUTROS

 

Semana passada conversei com alguém que me fez pensar nas diferenças entre ricos e pobres. A frase que a pessoa usou foi: "tem que começar por baixo, porque quem começa por cima é filho de rico". E foi nesse ponto da conversa que me veio a tentação de ajudar essa pessoa, já que eu não posso ajudar todas as outras.

Quando penso em formas de ajudar a alguma pessoa pelo lado do trabalho sempre vou pelo caminho de começar alguma atividade de maneira que a criatura venha a conseguir uma independência financeira, mas muitas vezes fiquei frustrado com a falta de vontade dessas pessoas em fazer algum esforço.

Uso meu tempo para pesquisar sobre essa atividade para alguém que não pensa nem um pouco parecido naquilo que estou imaginando. Então é perda de tempo e de energia. Quando eu começo a gastar essa energia toda é hora de perguntar para a pessoa se é melhor eu esquecer o assunto.

Como apenas dar a ideia é muito pouco para quem sequer pensava naquela possibilidade eu procuro propor alguma ajuda para dar um empurrão inicial.

Mas tenho que lembrar que isso é o meu pensamento e eu posso estar completamente errado exatamente porque aquilo que eu vejo como uma possibilidade para a vida da pessoa, provavelmente não é a mesma coisa que a essa pessoa vê ou até mesmo, verá.

Primeiro e antes de tudo porque não pensa como e eu. 

Outra é aquela estória de que pode ser uma "ideia para a qual a pessoa não estava pronta". A frase não é minha.

Uma outra possibilidade é que não tenha tido uma educação financeira e principalmente no nordeste o hábito de esperar pelo que vem sem esforço, como o bolsa família, por exemplo.

Mas me vem sempre a constatação de que é sempre muito fácil resolver como deve ser a vida dos outros. Em cinco minutos eu resolvo a vida de qualquer pessoa.

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

A TENDÊNCIA DE COMPRAR NOS ATACAREJOS

 




Um programa muito interessante na CNN, que também está disponível no YouTube, é o "É Negócio" e recentemente assisti duas entrevistas a respeito da venda de alimentos no Brasil, uma delas com  Stéphane Maquaire  , CEO do Carrefour Brasil  e a outra com Belmiro Gomes - CEO do Assaí.

Ambos deram conta que um importante percentual dos brasileiros está fazendo suas compras nos Atacarejos, como o Atacadão (que pertence ao Carrefour) e o Assaí. Eu, por hábito, já fazia isso pela organização, limpeza e melhores preços que os supermercados de onde eu moro.

Esse percentual tem tendência a aumentar, tanto que em 2024 o Carrefour já havia transformado em Atacadão 129 lojas do Hipermercado BIG que eles haviam comprado em 2021.

Li também num artigo que nos mais ricos essa predileção é maior.

A IA do Google trazia os dados abaixo:

"Os atacarejos também representam 50% das vendas do varejo alimentar. Dependendo da região, esse percentual é ainda mais expressivo. Por exemplo, no Centro Oeste, as vendas em valor entre janeiro e setembro representaram 76,2% do total do setor. Já no Nordeste, esse percentual foi de 68,1%."

terça-feira, 19 de novembro de 2024

UMA EXPERIÊNCIA COM A NETSHOES

 



Comprei dois tenis da Adidas na Netshoes. Recebi. Achei um muito fininho e o outro ainda não usei mas gostei muito da cor. Eu estava dentro do prazo de sete dias para devolver os dois quando os baixaram 20% e eu poderia devolver os dois e comprar novamente mais barato, mas minha vida, financeiramente, não justifica isso.

Tendo em vista a baixa do preço entrei em contato para ver se poderiam dar uma vantagem numa futura compra para evitar a devolução que estava dentro do prazo para ser feita mas a resposta foi negativa. Com isso eu ia ficar com um tênis que mesmo sem experimentar achei o material muito fino e frágil. Isso também não fazia sentido.

Resolvi devolver o que eu não gostei.

Dá um certo trabalho; ir à papelaria comprar papel para embalar em papel pardo ou inverter a caixa e ir ao correio, mas resolvi fazer direito, indo também comprar o papel e indo ao correio perto do fechamento que é um horário no qual saio de casa normalmente para caminhar.

O Correio estava vazio, levou poucos minutos para despachar e fui fazer minha caminhada. Antes mesmo de começar a caminhar recebi uma mensagem do meu banco dizendo que eu havia recebido um pix da Netshoes.

Não tinham se passado 15 minutos da minha ida ao correio. Fiquei agradavelmente surpreso e comentei com uma pessoa que tinha trabalhado para o Magalu que é dona da Netshoes e a pessoa me disse que isso não acontece com todos os clientes mas que eu estava numa base de clientes que pelo meu histórico eles sabiam que podiam fazer isso que não corriam risco do cliente devolver uma pedra no lugar do sapato a ser devolvido. É... isso também acontece.

Fiquei contente com o tratamento e com isso eles também ganharam consideração da minha parte.

segunda-feira, 18 de novembro de 2024

COMO NÃO APERTAR A MÃO DA PESSOA?

 


Trato efusivamente as pessoas de quem eu gosto e também gosto de abraçar e de beijar. 

Também dou um tratamento atencioso às pessoas que me servem, principalmente garçons, aperto a mão deles e olho nos olhos e, como faço refeições fora de casa com frequência, muitos deles, mesmo que não estejam servindo a minha mesa vem me cumprimentar.

Mas a ideia que faço a respeito de higiene e de contaminação deve ser um pouco diferente da deles porque depois que lavo as mãos para comer acho muito desagradável que um deles venha querer apertar minha mão porque não quero parecer esnobe mas sei que qualquer bactéria ou vírus que esteja nas mãos deles pode passar para as minhas. 

Ele acabou de pegar em todo tipo de coisa e apertou a mão de não sei quantas outras pessoas e eu, por outro lado, acabei de lavar as mãos para comer.

Ainda não aprendi a melhor maneira de lidar com essa situação, mas tenho pensado no assunto, até porque eu que normalmente não tenho nem dor de cabeça e há umas duas semanas comecei a pegar um resfriado e tinha uma intuição de onde ele tinha vindo.

O pensamento veio porque hoje o proprietário do lugar onde fui almoçar que tem a mania de vir pegar na mão quando você já está comendo veio fazer isso novamente e eu cumprimentei, mas isso me incomoda mas não chego ao ponto de me sentir obrigado a ir lavar as mãos novamente.

O lugar é um self-service e na mesa ao lado estava um menino com uns 4 anos e o pai que tinha feito um prato para o filho e estava indo se servir quando o filho pediu para o pai tirar os sapatos e as meias dele e foi atendido. Em seguida o pai foi se servir sem sequer passar por sua cabeça lavar as mãos antes.

Ouvi de um executivo estrangeiro da Pfizer a respeito de um restaurante onde ele pode observar padrões de higiene tão altos que ele nunca havia visto antes e ele mesmo pensava que nunca veria noutro lugar.

Se eu fosse me preocupar com esse tipo de coisa que eu vi e nas tantas outras que não vi, minha vida ia ficar muito limitada porque eu nunca mais vai comer fora de casa. 

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

A DIFERENÇA ENTRE O QUE EU GOSTARIA E A REALIDADE

 


A política no Brasil não está me interessando nem um pouco. Todos falam demais e não acontece nada.

Quando alguma coisa se torna notícia porque não tem nada mais importante é uma conversa sem fim e dão muito espaço para propostas como essa para diminuir os dias de trabalho para quatro por semana. Mas a pergunta é: quem paga a conta? É muito fácil criar contas para que outras pessoas paguem.

Não escuto nem leio nada a respeito de Lula ou de Bolsonaro, e acho que Lula fala demais a respeito de assuntos dos quais não entende nada. 

Acompanhei a eleição nos EUA, acompanho a situação no Oriente Médio mas como muita gente já me cansei da Guerra da Ucrânia porque parece longe de resolver e a solução até agora apresentada é roubar território de um país soberano e isso não me parece justo.

Todos tem opinião sobre tudo embora muitas vezes não tenham o mínimo de conhecimento para basear aquela opinião. Eu também tenho mas sei que minha opinião em si não tem valor para além de uma conversa.

Gosto de gente educada e em quem se pode acreditar no que diz e Trump não me parece nenhuma dessas coisas. Mas eu também tenho minhas dúvidas à respeito de pessoas que, como Harris, querem agradar à todos e não tem propostas claras e factíveis para resolver problemas.

O eleitor americano demonstrou de forma muito clara que ele não tem problemas com o comportamento de Trump, e que tinha dúvidas à respeito de Kamala, que me parece mais educada.

Mas, independentemente do que eu gostaria a realidade é que ele foi eleito de uma maneira incontestável por uma população que se identifica com a posição dele em relação a assuntos importantes.

Goste ou não, democracia é isso.

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

IDADE CORPORAL E AS ILUSÕES QUE ISSO PODE TRAZER

 

Há muitos anos eu tenho e uso diariamente uma balança Tanita com bioimpedância. A que eu tenho informa apenas o indice de gordura corporal.

Essas balanças evoluíram muito e hoje dão informações mais completas. No seu programa Saúde um dos produtos que a  Drogasil está oferecendo é a pesagem com bioimpedância que gera um relatório mais completo. Além do IMC (peso dividido pelo quadrado da altura) informa o percentual de músculos esqueléticos, índice de gordura visceral, metabolismo basal e idade corporal. O custo hoje de fazer isso na Drogasil é de R$ 17,00.

Fui fazer e uma das recomendações é que eu estivesse em jejum há pelo menos duas horas e eu estava voltando do almoço naquele instante. Então adiantamos o processo porque eu disse que preferia voltar mais tarde para ter uma medição mais correta e voltar para pesar apenas com um shorts. Mas ele teve a gentileza de propor que eu fizesse uma primeira pesagem naquele instante para fazer a mais correta mais tarde para que ele visse se tinha alguma coisa a aprender com esse comparativo.

Imediatamente ao chegar em casa me pesei na minha balança sem o peso da roupa que eu estava usando, camiseta, bermuda e cinto e a diferença de peso foi de 900 gramas. À noite fiz a mesma coisa mas como me pesei na farmácia apenas com shorts a diferença foi de 400 gramas.

Há também uma diferença na diferença da medida da gordura corporal da balança da Drogasil para a minha de uns dois a três por cento e eu, neste instante, estou confiando mais na deles, que dá o índice maior.

Recentemente ouvi muita coisa sobre saúde e medicina de estilo de vida. Ando com vontade de acompanhar a pressão arterial e fazer exames que mostrem como andam as artérias.

Duas recomendações recorrentes em tudo que ouvi são a respeito de fazer exercício físico e de eliminar o excesso de peso como essenciais na prevenção e no tratamento de muitas patologias

Pesquisei hoje e vi que em 2019 60,3 % dos brasileiros tinham excesso de peso, que vai até 29,9 de IMC. A partir de 30 de IMC é obesidade. A Federação Mundial de Obesidade prevê que nos próximos anos 41% da população adulta do Brasil será obesa.

A idade corporal é apenas um indicativo do funcionamento do seu metabolismo. É bom quando ela está abaixo da sua idade cronológica e a minha estava, na medição feita à tarde, 8 anos menor e à noite, depois da caminhada, com o metabolismo basal um pouquinho mais acelerado, minha idade corporal estava10 anos menor que minha idade cronológica. 

Quando a gente vê uma coisa dessas gosta de pensar que significa mais que significa, ou seja, que estamos mais jovens.

Uma outra coisa é que não me vejo gordo e me sinto muito bem para a minha idade, mas a verdade é diferente. Olhando para o meu IMC só vou ficar com ele normal, sem sobrepeso se eu eliminar sete quilos do peso de hoje.

Estou caminhando todos os dias uma hora, e comecei alguns dias a acrescentar dez minutos e embora eu tenha prazer em comer e tenha também um paladar infantil, observar melhor o que estou comendo, porque estou determinado a chegar no peso ideal, coisa que não acontece há muitos anos.

terça-feira, 29 de outubro de 2024

EXPERIMENTAR OUTRA MARCA PODE SER SURPREENDENTE EM TODOS OS SENTIDOS

 

Hoje vi muita coisa sobre economia e uma das notícias foi sobre o novo CEO da Nestlé, Laurent Freixe, que está na Nestlé há quase quarenta anos, e que assumiu no final de agosto de 2024.

O que eu achei de mais interessante na notícia é que como a Nestlé tem perdido participação no mercado por causa dos preços mais altos que fizeram com que os consumidores experimentassem e se fixassem em outras marcas mais baratas, vi ou li em algum lugar, que uma das estratégias vai ser a revisão de preços para baixo, porque não está sendo fácil recuperar os consumidores assustados com os preços da Nestlé e com a inflação.

Vou dar uma atualizada colocando um link da Investnews que achei agora com informações do Wall Street Journal, que é muito minucioso.

https://investnews.com.br/wsj/a-receita-da-nestle-para-trazer-o-cliente-de-volta-corte-de-precos/

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

COMO NÃO RECEBER RECADO NA CAIXA POSTAL, QUE VOCÊ NÃO TEM, DA VIVO

 


Você não tem caixa postal no número da Vivo. 

Já cancelou várias vezes e continua a chateação. 

Verificou que você não tem caixa postal e continua a todo momento recebendo uma notificação que você tem recado novo ou que ainda tem recado numa caixa postal que você não tem.

Isso inclui inclusive os números que você bloqueou para não receber chamada de número desconhecido.

Solução: 

1. Cadastrar o numero 5550

2, Mandar um SMS com a palavra BLOQUEAR

Acabei de fazer isso.

Vamos ver se vai funcionar.

terça-feira, 15 de outubro de 2024

O FALE CONOSCO DAS EMPRESAS É DE MATAR DE RAIVA

 



O atendimento telefônico de muitas empresas está se utilizando dum teclar ou digitar opções sem fim e o resultado é que o cliente perde muito tempo com isso e muitas vezes não resolve seu problema.

A economia com pessoal que traz a dificuldade para falar com um ser que entenda o que o cliente quer somados ao desprazer de voltar às mesmas telas sem ver resolvido seu problema e ainda, sem nunca conseguir deixar um pedido para que alguém entre em contato para resolver uma particularidade.

É a necessidade de falar com alguém que realmente resolva o problema e não crie um outro.

A antipatia gerada por isso deve ter um custo que eu não sei como avaliar.

Vou escrever um post separado sobre um problema desse tipo. Paguei duas vezes pelo mesmo serviço em dinheiro e querem me forçar a aceitar uma devolução em crédito.

Ao me dar esse atendimento incompetente o sentimento que tive é que me fizeram de trouxa. Isso está bem documentado e o que fiz foi parar de usar a empresa completamente e ficar cogitando de acioná-los em juízo pela devolução do que paguei em dobro em dinheiro e por uma indenização, que hoje para mim é irrelevante, mas  que pode mostrar aonde um atendimento desses pode levar.

Perder um cliente pode ser nada e não significar nada para eles mas pagar por isso e ver isso divulgado talvez signifique mais.

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

RAINBOW X HYLA E AS MENTIRAS DE CADA UM

 


Existem alguns aspiradores importados com reservatórios de água nos quais boa parte das partículas de sujeira fica retida no reservatório do filtro de água. Quando as pessoas veem aquilo ficam impressionadas de ver tanta sujeira e até apavoradas com a impressão de que sua casa que eles acabaram de limpar estava suja.

Todas as pessoas que conheço e assistiram uma demonstração de um dos aparelhos ficaram surpresas com o resultado.

Não estou dizendo que sejam a mesma coisa mas me passa pela cabeça que uma grande diferença que tem nesses aspiradores com filtro de água é que você vê a sujeira boiando na água e nos convencionais a sujeira fica dentro do saco descartável que você não vai enxergar.

Ainda há um outro raciocínio para se fazer quanto aos aspiradores com saco descartável. O saco tem que ser poroso porque o ar que entra tem que sair ou o saco descartável explodiria. Então um aspirador convencional retém as partículas maiores mas as micropartículas voltam ao ambiente então se você passar o aspirador com o filtro de água, em teoria, ele vai reter mais partículas de sujeira que o outro.

Minha filha tem alugado um Rainbow por um dia todos os meses e tem a certeza de que meu neto respira melhor depois do uso desse aparelho. Com isso resolvi presentear com um usado, porque por um novo chega a se pedir R$ 16.840,00 hoje. E comecei a pesquisa junto com ela.

Um dos fatores pelos quais esses aparelhos são absurdamente caros é o comissionamento de todas as pessoas envolvidas na venda, que é bastante alto e cumulativo, como a Mary Kay, por exemplo. Como se fosse um esquema de pirâmide eles já começam esse comissionamento premiando o cliente que indica outro.

Descobrimos um similar, chamado Hyla e liguei para um representante deles e a primeira conversa era que novo custava em torno de R$ 7.000,00. Ela marcou uma demonstração e a pessoa que foi era extremamente convincente como vendedora, o que não significa que ela não tenha mentido com a maior cara de pau para tentar convencer que a marca dela era melhor e o preço que era de sete subiu para 10 e depois para quase 12. 

Assim como um que vende Rainbow oferecia um aparelho que não se fabrica desde 2020 como se fosse de mostruário. Ele é conhecido por fazer isso por várias pessoas que são desse mercado e quando falam no nome dele falam nessa artimanha. 

Um deles ainda explicou uma das coisas que acontece. Ele coloca um reservatório de água novo que não tem nenhuma marca de uso e isso dá a impressão que é um aparelho muito bem conservado.

Quanto mais se ouve um ou outro mais se fica em dúvida do que fazer. A Inteligência Artificial jogou mais para o lado do Rainbow, mas também não ajudou muito para uma tomada de decisão.

Finalmente acabei por comprar um Rainbow usado. Minha filha está se divertindo e muito feliz com ele.

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

A AGENDA DE CADA UM

 


Pedi uma indicação a uma amiga para um serviço e ela queria vir junto com a pessoa. Ela arranjou essa mas havia falado numa segunda pessoa que também tinha se interessado pelo serviço mas ela queria fosse a primeira que era amiga dela.

Eu nem queria a pessoa que ela indicou porque já tinha concluído que se eu ainda não conhecia e já parecia uma pessoa complicada era melhor que fosse a outra, tampouco queria que ela viesse junto. 

Pedi a outra e aí ela disse que a outra também queria que ela viesse junto, coisa que eu confesso que não acreditei.

Não me lembro há quanto tempo convidei essa amiga e o noivo que não mora aqui para um almoço num ótimo restaurante e os tratei com muita deferência. 

Faz pouco tempo ele vinha novamente e ela sugeriu que fossemos almoçar juntos novamente e eu nem dei resposta à essa sugestão dela. 

Se ela gostou e queria repetir, que fosse sozinha com ele. Eu, que não precisava convidar, já tinha convidado uma vez, não me sentia na obrigação de convidar outra.

Como ela também queria que eu adequasse a minha agenda à dela para que a pessoa viesse quando ela pudesse, a forma que arranjei para me livrar do incômodo foi dizer para marcar para o horário que ela não podia que eu sabia que ela não podia e esperar ela dizer que a outra não viria sem ela.

Problema resolvido. O que interessa a ela não cabe a mim proporcionar. É agenda dela, não minha.

Ando muito seletivo.

terça-feira, 1 de outubro de 2024

UM PAÍS DE PEQUENOS E GRANDES GOLPES

 


De vez em quando tomo conhecimento de alguém tirando uma vantagem que eu considero moralmente indevida.

Uma pessoa me contou que a irmã que nunca contribuiu com o INSS estava se aposentando como trabalhadora rural, coisa que ela nunca foi. 

Conheço outra que é registrada como pescadora, coisa que ela nunca foi, e recebe o seguro defeso, que é um benefício para os pescadores se manterem quando a pesca fica proibida durante a piracema. O cadastro é feito pelo sindicato de pescadores.

Também já escutei muitas vezes de gente que recebe o bolsa-família sem ter direito a isso. O cadastro era feito por pessoas nas prefeituras.

Conheço também pessoas que vem recebendo a vida inteira uma pensão enorme sem ter trabalhado um dia sequer na vida. Nesses dois casos se beneficiaram de leis que criaram vantagens pessoais direcionadas para um nicho da sociedade.

Em todos esses casos houve uma vantagem pessoal, um enriquecimento grande ou pequeno, de quem não fez nada para merecer, em detrimento da sociedade brasileira como um todo.

ACREDITAR NA SORTE

 


Acompanhei a notícia do assustador volume de dinheiro do  Bolsa-Família que é direcionado pelos beneficiários para sites de aposta, como por exemplo, o jogo do Tigrinho. 

No DW Revista ouvi recentemente o podcast "Porque é tão perigoso se viciar em games de aposta". 

Essa crença na solução para a vida estar na sorte e é uma espécie de pensamento mágico.

Eu também acredito em sorte e não penso em deixar de fazer minha aposta sempre igual na mega-sena, que agora tem 12 sorteios por mês. Durante uma vida inteira fazendo isso ganhei apenas duas vezes, ambas na quadra.

Quando passou a ter três concursos por semana, eu que um pouco antes vinha fazendo 3 jogos de R$ 5,00 por concurso eu pensei que se o que "o Homem lá em cima" quisesse mesmo apontar para mim, uma aposta seria o suficiente e ao invés de gastar R$ 180,00 por mês gasto R$ 60,00. 

Minha situação permitiria que eu fizesse os três jogos por concurso sem prejudicar em nada minha vida e não ia ser nada engraçado se viesse um resultado igual ao um dos outros jogos que eu deixei de fazer, mas resolvi que posso correr o risco.

Li ou ouvi recentemente que as pessoas precisam acreditar que tem uma perspectiva de vida boa porque esse é um motivo para a resiliência e para a mudança de maus hábitos.

Essa perspectiva de vida boa tem se tornado mais difícil de se transformar em realidade porque algumas promessas que se faziam como resultado do esforço ou da educação formal não estão se cumprindo, inclusive, ter um emprego hoje não é nenhuma garantia que você vai tê-lo amanhã. As mudanças estão sendo muito rápidas.  

Embora o ensino superior esteja mais acessível, uma pesquisa recente no Brasil indicou que a única formação que ainda está garantindo emprego, na área de formação, com carteira assinada, para 100% dos formandos é medicina. 

Todos os outros cursos tem um importante percentual de pessoas que completaram a faculdade e estão trabalhando em uma outra área, que não necessita de formação acadêmica.

Da IA do Google:

"De acordo com uma pesquisa, 53% dos graduados no Brasil trabalham em uma área diferente da que se formaram. Além disso, um artigo do site Você RH afirma que 88% das pessoas com ensino superior têm cargos que não correspondem à sua formação".

Então, acreditar na sorte também pode ser uma forma de acreditar no futuro.

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

UMA VELHINHA COM ALZHEIMER DORMINDO NA MINHA CAMA

 

Ao lado do meu apartamento existe outro apartamento e um pequeno hall de entrada fechado por um portão de ferro vazado que fica trancado e dá acesso ao hall do prédio. Com isso, como não existem apartamentos na frente do meu, é possível deixar a porta do apartamento aberta e o portão  trancado permitindo que o ar circule e a temperatura fique agradável.

Ontem eu tive uma pessoa trabalhando comigo por algumas horas durante a manhã e quando ela foi embora eu resolvi fechar a porta do apartamento para poder tirar a bermuda e a camiseta. 

Algum momento depois disso fui até meu quarto e notei sapatos novos de mulher ao lado da minha cama e imediatamente comecei a pensar de quem poderiam ser, já que a menina que esteve trabalhando comigo não tinha ido ao meu quarto e já tinha ido embora.

Minha cama estava arrumada mas tinha uns lençóis recém lavados para dobrar em cima dela e foi aí que percebi que tinha uma velhinha deitada na minha cama. E ela quando me viu começou a se levantar e perguntou se não era a casa de alguma pessoa que não entendi direito.

Aquilo pareceu para mim uma realidade paralela, um sonho ou alguma coisa assim, completamente sem sentido, mas a primeira coisa que fiz foi voltar à sala para vestir a bermuda para voltar ao quarto já com uma suposição do que podia estar acontecendo já que a velhinha era uma completa desconhecida.

Quando cheguei ao quarto perguntei se ela parente da minha vizinha que é outra velhinha de 90 anos. Ela era irmã. Me contou que todos tinham saído para almoçar e ela não quis ir e certo momento resolver procurar uma cama mais arrumada para se deitar.

Pois é... Calhou de sair de um apartamento, entrar no outro e achar minha cama.

Ela é um encanto de pessoa, muito bem educada e tranquila com a situação.

Eu achei que alguém pudesse estar bem nervoso procurando ela mas ela disse que estava sozinha. Eu falei para ela que se não tivesse ninguém que não tinha problema, porque ela ia ficar comigo até alguém chegar. Fui ver se a porta do outro apartamento estava aberta e aí apareceu a moça que está trabalhando lá.

Disse que já tinha procurado por ela em todos os lugares, inclusive tendo ido até a rua para saber se alguém tinha visto alguém com a descrição dela. 

Soube depois que ela está num processo de Alzheimer, mas a conversa dela comigo além de muito elegante, fez todo  sentido.

Ficou uma estória para contar e depois eu brinquei com a minha vizinha, dizendo que eu tinha gostado muito dela, que se eles não quisessem que eu ficava com ela para mim.

E ela contou que a irmã tinha me achado muito bonito e educado e perguntou se eu não estava pegando todas.

Ah essa sinceridade da demência, rs...

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

O MÉDICO QUE VOCÊ GOSTARIA DE TER SE TIVESSE CANCER DE PRÓSTATA

 

Foi apenas por disponibilidade de tempo e curiosidade, que são coisas que não me estão faltando, que vi todos os os videos tanto do Hospital Albert Einstein "O que te trouxe aqui?" e também todos de "Sinais Vitais" da CNN, com Dr. Roberto Kahlil.

Eu nunca perdi a curiosidade por tudo nem o gosto por aprender sobre qualquer assunto. Tem até a possibilidade de que aquela informação sobre um assunto qualquer poder vir a ser útil. Também acho muito melhor usar meu tempo fazendo isso do fazendo ou vendo muitas outras coisas. 

Uma das coisas que eu achei mais interessantes nessas pessoas que participaram desses vídeos foi quando eles foram capazes de desmistificar o o assunto e deram informações que até um ignorante como eu consegue absorver.

Mas eu preciso aprender a me concentrar exclusivamente no vídeo ou podcast e não fazer mais nada ao mesmo tempo. Tenho perdido informação algumas vezes e outras, quando me distraí com outro assunto tenho que voltar e ver aquele trecho novamente.

Mas acabou o que tinha para ver nos dois e eu continuava interessado nesses vídeos sobre medicina e como gosto muito do Dr. Dráuzio Varella, comecei a ver alguma coisa dele e hoje vi um absolutamente brilhante sobre câncer de próstata. 

Foram vários os motivos para achar aquele vídeo tão perfeito. O primeiro motivo é a quantidade de informação sobre o assunto. Nunca assisti nada tão completo sobre o assunto. Em seguida vem a maneira de falar, explicar alternativas e propor tratamentos e até só acompanhar e não fazer nada drástico quando essa é a melhor recomendação.

Dr. Arnaldo Fazoli é excelente um urologista, já premiado por essa competência e trabalha no ICESP - Instituto do Cãncer do Estado de São Paulo - na Rua Dr. Arnaldo, 251 na bairro de Cerqueira Cesar em São Paulo, bem perto da Av Paulista.

Acho que vale a pena ver o vídeo e abaixo vai o link:


https://www.youtube.com/watch?v=AveI6o9Gi5w

ME DIZ QUE SOU SEU TIPO

 


Com certeza eu tenho um, mas também acho que pode até mudar com o passar do tempo.

Muitos tipos de beleza me comovem mas tem alguns que me fazem olhar mais. 

A menina que eu deixei de lado tem muita coisa que eu gosto, mas ainda não tinha achado outra que me deixasse tão ligado quanto ao corpo como ela.

Mas deixar ela de lado foi uma coisa que me fez muito bem e outro dia desses tive uma surpresa das mais agradáveis ao encontrar uma ótima reposição em relação ao que me encantou nela. Vou gastar um pouquinho de tempo para aprender como ficar bom com essa, mas eu gastei um pouco de tempo com a outra também.

Não era única. Apareceu outra.

E não demorou muito.

domingo, 15 de setembro de 2024

A DIFICULDADE DE JOGAR FORA

 



Meu processo de me livrar de coisas tem durado anos. Deve acontecer com muita gente.

Sou um viciado em música e tenho um gosto muito eclético. Fui acompanhando as mudanças de mídia e quando os Lps foram ficando para trás haviam algumas músicas que você não encontrava em CD e eu transformei muitos Lps em Cds e gravei muitos para ouvir no carro.

De um tempo para cá veio o streaming e lá também você não encontra tudo. Ontem fiz uma limpa jogando fora muitos cds que eu havia gravado cujas músicas você encontra no Spotify mas tem muitas outras que você não encontra. Ontem mesmo vi um CD onde tenho o Edson Cordeiro cantando Viúva Negra e não tem no Spotify. Corredor 5, não tem e vai por aí.

Eu dei o aparelho que toca LPS e que os transforma em formato de CDS mas ainda tinha uns 18 LPs que eu vi que tinha muita gente que valorizava, mas não tenho tempo nem necessidade de tentar vender então ontem chamei um vizinho e ele se interessou em tentar e falamos em dar fim nos meus cds também. E disse a ele que queria que ele ganhasse e que podíamos fazer algo como 70% para ele do resultado. Ainda tenho muitos e vou segurar apenas os que não tenha no streaming e vou colocá-los nos meus arquivos locais do Spotify

sábado, 14 de setembro de 2024

UMA NUTRICIONISTA COM UMA ABORDAGEM SUAVE

 


Um dos videocasts/podcasts do Hospital Einstein é com uma Nutricionista e com um Gastroenterologista. Eu me considero um ignorante a respeito de influencers. Eu nem sabia que ela Roberta Carbonari Muzi, era uma. Só soube porque achei muito interessante e mandei para uma amiga que é nutricionista e ela me iluminou a respeito desse fato.
Acho que vale a pena assistir.

Eixo intestino-cérebro: qual a conexão entre saúde mental e digestiva? 

https://www.youtube.com/watch?v=gcbanqYuHac

Um ponto alto para mim é quando ela diz que tudo é saudável, dependendo do contexto. Inclusive um brigadeiro ou um pedaço de bolo e conta uma estória linda a respeito de uma paciente de 9 anos. Veja.

MEDICINA DE ESTILO DE VIDA

 


Tenho garimpado e encontrado ouro na internet. Se procurar boas fontes você acaba encontrando informação de muita qualidade.

Depois de ficar feliz de encontrar o Sinais Vitais da CNN, tanto no Youtube quanto no Spotify com Dr. Roberto Kahlil, do Hospital Sírio e Libanês e ver tudo que estava disponível achei algo parecido e de muita qualidade também.

É o "O que trouxe você aqui" do Hospital Israelita Albert Einstein com a Astrid Fontenele e sempre com dois  especialistas das mais diversas áreas, do corpo clínico do hospital.

Informação é algo que me faz bem, aprender alguma coisa sobre qualquer assunto é uma coisa que me dá muito prazer, mesmo que aquilo não tenha para mim nenhuma utilidade prática naquele momento ou até mesmo nunca venha a ter.

Eles tem uma visão de saúde bem interessante, já que defende a busca pelo médico em busca de saúde e prevenção e não apenas na hora que a doença aparece. Procuram estimular as atitudes e os hábitos que contribuem para isso. Isso é a medicina de estilo de vida.

Ela se baseia em seis aspectos: Alimentação saudável, Atividade física regular, Evitar o fumo e controlar substâncias tóxicas, como o álcool, Controlar o estresse, Dar especial atenção ao sono e na enorme importância que as conexões sociais tem para a saúde das pessoas.

Outra coisa que me chamou a atenção é que em muitos dos programas, talvez todos, a recomendação que passa a ser uma prescrição é a do exercício físico como prevenção e tratamento de muitas doenças. 

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

O ABRAÇO INESPERADO

 


Eu fiz um círculo de amigos e amigas que sabe que eu gosto de abraçar e que faço isso com gosto e vontade e eles também já esperam por isso.

Mas de vez em quando eu me surpreendo com um abraço inesperado. 

Não importa o que a pessoa faz na vida, eu escolho e dou atenção e converso com as pessoas que eu quero, mas sou mais cuidadoso quando eu sei que é uma mulher que eu pegaria.

Essa semana recebi um abraço inesperado de uma que eu pegaria. Acho ela toda bem feitinha e nunca me insinuei.  Lembrei de uma amiga que há muitos anos queria que um amigo em comum a pegasse e eu acho que na verdade ele não queria e disse para ela algo parecido com ela ser para namorar e ela toda educadinha falou na lata:

- E essas, você não come?

Quando tem uma dessas que eu acho que é uma boazinha eu me sinto na obrigação de dizer que eu não estou valendo a pena para qualquer pessoa que queira alguma coisa mais séria, mesmo que isso me custasse não pegar.

Tem gente que eu não vi mais depois que mandei esse recado. Tem gente que gosta dessa sinceridade e fica dando trela.

AS ILUSÕES A RESPEITO DO NOSSO PASSADO


Eu acho que eu fui muito bonzinho e que não dei trabalho quando criança, mas o que eu tenho é falta de memória.

Na vida adulta me lembro de ter tido pedras nos rins e ter feito uma litotripsia para eliminá-las, mas não sei nem o que é uma gripe forte com dores no corpo ou moleza ou ter ido à emergência de um hospital por minha causa.

Mas eu estou esquecendo da infância quando não uma, mas  três vezes dei trabalho e preocupação e idas a uma clínica que existia perto do Humaitá.

Uma vez numa brincadeira bati a cabeça na quina de uma televisão e dessa vez foram três pontos.

De uma outra, o lago do Parque Guinle estava vazio e eu subi nessa casinha na foto abaixo e caí lá de cima dentro do lago vazio. Vômitos e etc

 


A outra ida à clínica foi a mais sangrenta. Para alcançar uma estante subi numa mesa de cabeceira com um vidro em cima. O vidro deslizou e quebrou e eu fui ao chão com ele fazendo um lago de sangue no chão do quarto. Dessa vez foram, pelo que me lembro, no mínimo, 15 pontos na coxa.

Bom que essas idas à emergência acabaram na infância.

sábado, 7 de setembro de 2024

DW REVISTA - MUITO CONTEÚDO INTERESSANTE

 


Tenho escolhido ativamente o que assisto. A única estação de televisão que assisto por um tempo é a Euronews e das outras tvs o que assisto são os pedaços que falam de assuntos que me interessam que estão no YouTube. Eu vou direto ao ponto.

Normalmente o que me interessa são as notícias mundiais.

Muitas vezes paro de ver alguma coisa porque em vez de tratar de fatos está dando opiniões e opinião é algo que eu também escolho de quem ouvir. E existem comentaristas que eu ouço porque fundamentam suas opiniões.

Eu gosto de ouvir sobre muitos assuntos que às vezes não tem nada a ver um com outro.

Gosto muito de ouvir os podcasts curtos da DW e da CNN no YouTube e descobri ontem que os da DW estão no Spotify e ontem quando caminhava por uma hora escolhi ao invés de ouvir música, como faço sempre, ouvir vários podcasts de aproximadamente 11 minutos.

Ouvi sobre Férias de Homem que algumas mulheres hetero estão tirando, sobre a crise de moradia da Europa, sobre brasileiros morando no exterior que viram isca para o golpe do Whatsapp, sobre o problema de alcoolismo dos jovens alemães, sobre o vício em games de aposta como o Jogo do Tigrinho. 

Tudo isso numa hora de caminhada. 

Ouvir me trouxe muitas informações novas.

Umas vão me levar a mudanças de comportamento e outras me levaram a uma nova compreensão a respeito de outros assuntos.

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

VEM CÁ PROBLEMA...

 

Eu almoço lá uma vez por semana e quando saio passo para cumprimentar os donos do restaurante e de vez em quando sento com eles e rola uma conversa.

Dessa última vez ela me contou que o filho, que chegou logo em seguida, fala uma coisa que eu achei tão interessante e gostei tanto que trouxe para mim.

Diz que o problema está passando lá longe e você vai e diz:

- Vem cá problema!!!  E começa a ter um problema que você não precisava ter.

Isso também acontece comigo. Tenho que continuar no processo de deixar o problema tão longe quando possível, tanto quando são coisas minhas como quando são coisas dos outros, nas quais eu não preciso fazer mais que, dentro de certa medida, apenas escutar, não dar palpite se não for solicitado e não fazer mais do que, por livre vontade, tenho vontade de fazer.

Uma constatação bem interessante essa dele. É muito melhor olhar para essas coisas de longe e parar para pensar nessa frase antes de trazer elas para perto.

domingo, 1 de setembro de 2024

COM PELO OU SEM PELO

 

Ainda falando desses filmes que assisti, numa cena de "Somente você" a belíssima atriz Caitlin Stasey levanta os braços e mostra que naquele momento pelo menos não fazia depilação nas axilas. E estava com a axila mais cabeluda do que a minha.

Por mais linda que seja não acho que eu iria gostar daquilo. Acho que aqui estamos mal ou bem acostumados com a mulher que se cuida.

Na verdade faz muito tempo que não sei o que é uma mulher com pelo nem em outros lugares. Aquelas com quem saí e, digamos assim que foram mais que duas, não tem e isso está tão comum que agora o raro passou a ser o oposto.

Nunca mais vi.

MULHERES NO COMANDO DA RELAÇÃO

 


Não me lembro onde nem quando nem onde mas era algo que dizia que somos afetados por cada livro que lemos ou cada filme que vemos.

Tenho pensado às vezes nessa minha disposição de estar voltado para relações casuais, a não ser que acontecesse um milagre, e se isso poderia ser incômodo ou confuso para as pessoas com quem saio mais vezes e mais ainda para aquelas com quem saio muitas vezes, porque quando é bom eu gosto de repetição, mas também tenho uma doença chamada sinceridade

Recentemente, um amigo, num bar, disse algo que chamou minha atenção porque eu pensei que o ponto de vista dele tinha valor. Ele falou que você poderia dizer isso sem ser tão direto, mas dizer de outras formas. 

Mas a situação poderia ser inversa. Assisti dois filmes na Amazon Prime e os dois mostravam mulheres em posição de controle duma relação mais livre, com homens apaixonados desejando uma relação mais sólida.

Tirando a possibilidade do milagre, acho que eu já tive toda solidez que eu precisava na minha vida e agora me parece muito bom estar vivendo da forma que estou vivendo.

Um dos filmes tinha o título em português "Meu eterno primeiro amor" e era um pouco fraco principalmente nos diálogos e o outro "Somente você" com umas sacadas muito boas, como a que ela mostra para ele, não vou falar da cena para não dar spoiler, que se é para guardar tem que ter algum motivo. Às vezes é uma frase ou um pedaço que me diz mais. Esse pedaço me afetou.

Gosto do casual, mas gosto muito do chamego. Isso é um pouco contraditório e pode levar à confusão.

sábado, 24 de agosto de 2024

PRECISO DO DESERTO PARA VOLTAR A SER BOM


 



Ouvi ontem no YouTube um áudio de 9 minutos do Clóvis de Barros Filho que me colocou para pensar. Lá ele vai citar Nietzsche;

Estando entre muitos, vivo como muitos e não penso como eu;   após algum tempo, é como se me quisessem banir de mim mesmo e roubar-me a alma.      Aborreço-me com todos e receio a todos.     Então o deserto me é necessário, para ficar novamente bom.

Eu acho que vale a pena ouvir. 

https://www.youtube.com/watch?v=cHzqbvz1N5U