Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de junho de 2026

A DIFERENÇA ENTRE SER MANSO OU DESCONTROLADO

 


Tenho assistido vídeos aleatórios no YouTube.

Alguns foram de abordagens policiais nos Estados Unidos filmadas pelas Câmeras dos próprios policiais (Body cams e Dash cams).

Outras vezes foram cenas de pessoas descontroladas, que hoje estão sendo conhecidas como Karens (mulheres) e Kevins, quando homens, nos Estados Unidos.

Um desses vídeos que assisti sobre abordagens policiais me tocou muito porque me chamou a atenção pela humanidade com que o policial tratou a mulher.

Eles foram chamados por uma outra mulher que encontrou uma outra mulher dentro do carro, parado no meio da pista, um tanto ou quanto inerte e sem reação, tirou o carro dela da estrada, estacionou e chamou a polícia a quem entregou as chaves do carro.

A mulher estava visivelmente intoxicada, e depois dá para entender pelo pouco que fala que ela está completamente bêbada. Mas ela tem um comportamento tão manso que acredito tenha sido isso que tenha feito o policial, que não tinha feito um flagrante, fazer de tudo para que ela chamasse alguém para buscá-la para não precisar prendê-la.

Durante o longo vídeo durou a mulher que sempre se manteve muito mansa e pouco reativa, foi contando algumas coisas para ele, como de sua sobriedade por quatro anos, de seus pais e da pessoa com quem ela estava vivendo não estarem sendo mais capazes de conviver com ela.

Só quem viveu com um bêbado ou com um drogado sabe o que é chegar ao ponto de desistir, por saber que nenhuma promessa vai ser cumprida e que já viveu todas as situações que sabe que não quer viver novamente.

Senti uma certa pena dela, mas consigo ver que era uma pessoa que havia vivido e feito as pessoas do seu entorno viverem situações parecidas que haviam se repetido muitas vezes e as pessoas com quem ela convivia não suportavam mais e sei também que eu não seria nenhum santo de querer conviver com uma pessoa dessas.

Mas o foco neste instante é outro.

É o de como a diferença entre um comportamento manso e um comportamento descontrolado fazem as pessoas reagirem de forma completamente diferente.

Não sei se a empatia do policial era devida a ter uma experiência pessoal com aquele tipo de problema ou se ele tinha uma personalidade compreensiva.

O fato é que fiquei na torcida para que ele conseguisse evitar uma prisão que poderia não trazer nenhum benefício para aquela mulher, mas por fim ele teve que prendê-la.

Ficou para mim a constatação de que se, no mundo, tivéssemos mais pessoas com a postura daquele policial, os mansos teriam mais oportunidades.

Para os descontrolados acho que o castigo ensina mais.

sexta-feira, 5 de junho de 2026

RELACIONAMENTOS DE BAIXA MANUTENÇÃO

 


Eu não tenho usado nenhuma rede social, então alguns conceitos que estão se popularizando nelas são uma novidade para mim. 

É o caso das amizades de baixa manutenção, que são aquelas que não exigem muito trabalho para manter vivas. 

Em dezembro de 2011 tem um post (Relacionamentos, seja quais forem, dão trabalho https://umhomempensando.blogspot.com/2011/12/relacionamentos-sejam-quais-forem-dao.html) onde uma amiga me disse essa frase e agora vou voltar ao assunto porque este mês tem o São João, que, no Nordeste, onde estou vivendo, tem uma importância muito grande e para mim não significa absolutamente nada.

Ando pouco disposto a fazer qualquer coisa que não me agrade e a minha desculpa é que cada dia que passa me resta menos um dia de vida.

Mas a vida não é assim. 

A não ser que você queira se transformar num eremita de vez em quando você tem que fazer alguma coisa que não é a sua preferida para conviver com as pessoas de quem você gosta.

Temos um grupo de quatro amigos que moram muito perto. Toda vez que nos reunimos é sempre muito agradável. Acho até que nossos encontros poderiam ser mais frequentes.

Seja do meu agrado ou não, vou cuidar neste instante de comprar meu acesso a esse São João. Como a minha amiga, tenho que fazer a minha parte para continuar a ser convidado.

segunda-feira, 1 de junho de 2026

QUANTO SE GASTA NUM ALBUM DE FIGURINHAS DA COPA

 


Eu faço conta.

Mas tenho um neto.

Um álbum de figurinhas da Copa 2026 tem 980 cromos e cada pacote de figurinhas custa 7 reais e vem com 7. Ou seja cada uma custa um real. Então se a pessoa nunca pegasse uma repetida e conseguisse completar o álbum, com mais o custo dele, vai gastar, no mínimo, mil reais.

Eu acho um desperdício de dinheiro.

Mas isso sou eu. E, nesses casos, sempre lembro da frase da minha ex-mulher que dizia que "mais vale um gosto que um caminhão de abóbora"

Tem a brincadeira, tem o estar participando de algo que muitas outras pessoas estão participando e isso tem seu valor.

E, por fim, cada cabeça é um mundo!

sábado, 30 de maio de 2026

DESCONTOS DO ADICLUB SÓ SOBRE O PREÇO CHEIO

 


Comprei dois produtos na loja on-line da Adidas que estavam com desconto. Em um deles o desconto era de 45%. 

Eu tinha 1457 pontos e soube que podia usar 1000 deles e obter um desconto de 15%. Achei que o desconto ia ser aplicado sobre o valor da minha compra e dessa forma eu deveria até comprar mais um produto.

Acrescentei mais um tênis ao meu carrinho e quando apliquei o voucher do desconto descobri a triste realidade. O desconto só é válido para o preço cheio então cancelava meu desconto de 45% e me dava um desconto de 15%. Ou seja usar o desconto um dos produto sairia mais caro 30%.

Voltei atrás e comprei sem o desconto.

Nada de errado. Fui pesquisar e está nas normas do Adiclub. 

Posso estar errado mas acho que no momento que você pede para trocar os pontos por um voucher de desconto eles deveriam deixar claro que o desconto é apenas para o preço sem desconto.

Mas essa é apenas a minha opinião.

sexta-feira, 22 de maio de 2026

A ESCOLHA DOS OBJETOS QUE DEIXAMOS À VISTA

 

Comecei há muito tempo a pensar como eu me encaixava num texto que eu havia lido mas aquilo ficou perdido para um dia como hoje.

O texto falava de como montamos uma narrativa através dos objetos que selecionamos para expor e que depois podemos tirar dali.

"O colecionador é o mediador da circulação dos objetos, movimentando seu ciclo de vida e morte (exibição e apagamento). É aquele que não apenas coleta, mas também o que investe suas memórias e afetos nesse corpo externo, construindo nele a extensão de sua existência."

Essa prática de colecionar foi, em diferentes textos, analisada por Walter Benjamin como um fenômeno da modernidade presente tanto no habitar burguês, quanto no ambiente urbano. O burguês coleciona objetos no interior de sua moradia como um antídoto ao anonimato da cidade, ambiente marcado pelas multidões, pelo apagamento da individualidade e pela intensa transformação (urbanística). 

Ele se fecha em sua casa-estojo. Como Benjamin descreve no texto “Experiência e pobreza”, de 1933, essa relação entre indivíduo e objeto é representativa, o burguês investe memórias e afetos nele.

Eu tenho cada vez menos objetos, mas tenho muitas fotografias espalhadas em quadros pelas paredes. 

As fotografias devem ser a forma de fazer a minha narrativa. Ali estão pessoas importantes para mim, algumas que já foram e outras que não fazem mais parte da minha vida, mas que tiveram sua importância. Algumas fotos de antepassados. 

Lugares onde fui e de onde eu trouxe uma imagem que reflete bem o prazer que tive de estar ali.  Partes da minha vida, lugares onde morei, carros que tive. 

Umas poucas mulheres que fizeram parte dos meus afetos e outras tantas apenas porque a beleza delas me comoveu profundamente.

Mas, objetos eu tenho cada vez menos. 

Fiz uma viagem de alguns dias agora e a única coisa que eu comprei numa lojinha de artesanato foram três conchinhas médias de cores diferentes para juntar com outras coisinhas do mar que tem numa mesinha.

Neste último fim de semana fui a um almoço onde encontrei muitos conhecidos que eu já fotografei e em duas mesas, com pessoas diferentes ouvi a mesma coisa: Que a foto mais bonita que eles tinham tinha era minha. 

Espero que elas continuem fazendo parte das memórias e do afeto deles.