Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de maio de 2024

O RITUAL DO CAFÉ

 


A pessoa vai envelhecendo e se apegando a hábitos que preenchem a vida e o dia.
Um desses hábitos é o café. No mesmo lugar, na mesma mesa, que se estiver ocupada, na maior parte das vezes tenho a paciência de esperar nem que para isso tenha que dar uma volta.

E aí tem todo um ritual que faz com que eu use muito tempo para tomar um café. Primeiro o copinho com água com gás limpando todos os sabores que possam estar pela boca.

Depois vem o sentir o aroma alternando os lados do nariz. Li em uma vez que você só consegue sentir uma por vez, mas acabei de ver um artigo interessante a respeito disso no UOL:

https://gizmodo.uol.com.br/cada-narina-pode-sentir-o-mesmo-cheiro-de-maneiras-diferentes-diz-estudo/

Quando os sentidos estão tomados pelo aroma do café, coloco a canela em pó e deixo os vapores da canela subirem e repito o sentir alternando o lado novamente.

Despejo o adoçante vagarosamente e aí sim estou pronto para beber o café a cada gole, enquanto vejo a paisagem passar e de vez em quando passa uma pessoa conhecida para cumprimentar e dar um abraço.

Há um tempo atrás, antes de diminuir o açúcar eu costumava levar Cointreau numa garrafa de agua mineral. Não tenho feito isso mas acho que vou voltar a esse hábito também.

Na última viagem eu trouxe um Sambuca que tem um outro charme ao tomar. Você coloca no cálice junto com o licor uns grãos de café e flamba o Sambuca por um pouquinho de tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário