Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de junho de 2026

A QUEDA MUNDIAL DA FERTILIDADE

 


Assisti um WW muito interessante a respeito do assunto. O link está aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=0BofxRbkQBc

Algum momento se falou na "falta de casais" e aquilo foi interessante porque por vezes eu me surpreendo com a notícia de um casamento que está para acontecer porque eu fico pensando que isso está cada vez mais raro.

Vale a pena assistir.

BEBENDO MENOS AGUA DO QUE EU IMAGINAVA

 

Temos muitas ilusões a respeito de nós mesmos.

Achamos que estamos fazendo mais do que realmente estamos. Só corrigimos isso quando conseguimos controlar ou ter um insight a respeito de alguma coisa.

Eu tenho tido a intenção de controlar o quanto consumo de líquidos e achava que estava bebendo o suficiente mas nesses últimos dias tenho anotado a quantidade de ml que tenho bebido e ainda está longe do que deveria beber.

A recomendação é que se beba 35ml por quilo de peso, o que no meu caso dá 2,7 litros e eu  não estou chegando lá.

Faz algum tempo que eu não tenho feito exames de laboratório que de vez em quando eu costumava fazer por iniciativa própria, É outro hábito ao qual tenho que voltar.

NEM SEI SE ME ENTENDERIA


Ela sempre me encantou.

E continua me encantando.

Já fotografei algumas vezes mas quando chegou aqui novamente olhei para ela tive que fotografar novamente.

Cada um sabe o que lhe dá prazer e como na letra em português que Nelson Mota fez de uma canção italiana"o teu desejo é o meu maior prazer".

É engraçado pensar se entenderiam a viagem que é para mim o prazer que eu tenho quando elas se deixam levar e aproveitam muito.

Fui buscar uma coisa em Cidadela, de Saint Exupéry: "Levo comigo o peso de tesouros inúteis. sei de músicas que nunca ninguém compreenderá" e acabei achando uma outra coisa:

Mas a mulher bonita atrai as dádivas e os sacrifícios e te embriaga com o que tu lhe dás. Não com o que ela te dá.

A DIFERENÇA ENTRE SER MANSO OU DESCONTROLADO

 


Tenho assistido vídeos aleatórios no YouTube.

Alguns foram de abordagens policiais nos Estados Unidos filmadas pelas Câmeras dos próprios policiais (Body cams e Dash cams).

Outras vezes foram cenas de pessoas descontroladas, que hoje estão sendo conhecidas como Karens (mulheres) e Kevins, quando homens, nos Estados Unidos.

Um desses vídeos que assisti sobre abordagens policiais me tocou muito porque me chamou a atenção pela humanidade com que o policial tratou a mulher.

Eles foram chamados por uma outra mulher que encontrou uma outra mulher dentro do carro, parado no meio da pista, um tanto ou quanto inerte e sem reação, tirou o carro dela da estrada, estacionou e chamou a polícia a quem entregou as chaves do carro.

A mulher estava visivelmente intoxicada, e depois dá para entender pelo pouco que fala que ela está completamente bêbada. Mas ela tem um comportamento tão manso que acredito tenha sido isso que tenha feito o policial, que não tinha feito um flagrante, fazer de tudo para que ela chamasse alguém para buscá-la para não precisar prendê-la.

Durante o longo vídeo durou a mulher que sempre se manteve muito mansa e pouco reativa, foi contando algumas coisas para ele, como de sua sobriedade por quatro anos, de seus pais e da pessoa com quem ela estava vivendo não estarem sendo mais capazes de conviver com ela.

Só quem viveu com um bêbado ou com um drogado sabe o que é chegar ao ponto de desistir, por saber que nenhuma promessa vai ser cumprida e que já viveu todas as situações que sabe que não quer viver novamente.

Senti uma certa pena dela, mas consigo ver que era uma pessoa que havia vivido e feito as pessoas do seu entorno viverem situações parecidas que haviam se repetido muitas vezes e as pessoas com quem ela convivia não suportavam mais e sei também que eu não seria nenhum santo de querer conviver com uma pessoa dessas.

Mas o foco neste instante é outro.

É o de como a diferença entre um comportamento manso e um comportamento descontrolado fazem as pessoas reagirem de forma completamente diferente.

Não sei se a empatia do policial era devida a ter uma experiência pessoal com aquele tipo de problema ou se ele tinha uma personalidade compreensiva.

O fato é que fiquei na torcida para que ele conseguisse evitar uma prisão que poderia não trazer nenhum benefício para aquela mulher, mas por fim ele teve que prendê-la.

Ficou para mim a constatação de que se, no mundo, tivéssemos mais pessoas com a postura daquele policial, os mansos teriam mais oportunidades.

Para os descontrolados acho que o castigo ensina mais.

sexta-feira, 5 de junho de 2026

RELACIONAMENTOS DE BAIXA MANUTENÇÃO

 


Eu não tenho usado nenhuma rede social, então alguns conceitos que estão se popularizando nelas são uma novidade para mim. 

É o caso das amizades de baixa manutenção, que são aquelas que não exigem muito trabalho para manter vivas. 

Em dezembro de 2011 tem um post (Relacionamentos, seja quais forem, dão trabalho https://umhomempensando.blogspot.com/2011/12/relacionamentos-sejam-quais-forem-dao.html) onde uma amiga me disse essa frase e agora vou voltar ao assunto porque este mês tem o São João, que, no Nordeste, onde estou vivendo, tem uma importância muito grande e para mim não significa absolutamente nada.

Ando pouco disposto a fazer qualquer coisa que não me agrade e a minha desculpa é que cada dia que passa me resta menos um dia de vida.

Mas a vida não é assim. 

A não ser que você queira se transformar num eremita de vez em quando você tem que fazer alguma coisa que não é a sua preferida para conviver com as pessoas de quem você gosta.

Temos um grupo de quatro amigos que moram muito perto. Toda vez que nos reunimos é sempre muito agradável. Acho até que nossos encontros poderiam ser mais frequentes.

Seja do meu agrado ou não, vou cuidar neste instante de comprar meu acesso a esse São João. Como a minha amiga, tenho que fazer a minha parte para continuar a ser convidado.

segunda-feira, 1 de junho de 2026

QUANTO SE GASTA NUM ALBUM DE FIGURINHAS DA COPA

 


Eu faço conta.

Mas tenho um neto.

Um álbum de figurinhas da Copa 2026 tem 980 cromos e cada pacote de figurinhas custa 7 reais e vem com 7. Ou seja cada uma custa um real. Então se a pessoa nunca pegasse uma repetida e conseguisse completar o álbum, com mais o custo dele, vai gastar, no mínimo, mil reais.

Eu acho um desperdício de dinheiro.

Mas isso sou eu. E, nesses casos, sempre lembro da frase da minha ex-mulher que dizia que "mais vale um gosto que um caminhão de abóbora"

Tem a brincadeira, tem o estar participando de algo que muitas outras pessoas estão participando e isso tem seu valor.

E, por fim, cada cabeça é um mundo!

sábado, 30 de maio de 2026

DESCONTOS DO ADICLUB SÓ SOBRE O PREÇO CHEIO

 


Comprei dois produtos na loja on-line da Adidas que estavam com desconto. Em um deles o desconto era de 45%. 

Eu tinha 1457 pontos e soube que podia usar 1000 deles e obter um desconto de 15%. Achei que o desconto ia ser aplicado sobre o valor da minha compra e dessa forma eu deveria até comprar mais um produto.

Acrescentei mais um tênis ao meu carrinho e quando apliquei o voucher do desconto descobri a triste realidade. O desconto só é válido para o preço cheio então cancelava meu desconto de 45% e me dava um desconto de 15%. Ou seja usar o desconto um dos produto sairia mais caro 30%.

Voltei atrás e comprei sem o desconto.

Nada de errado. Fui pesquisar e está nas normas do Adiclub. 

Posso estar errado mas acho que no momento que você pede para trocar os pontos por um voucher de desconto eles deveriam deixar claro que o desconto é apenas para o preço sem desconto.

Mas essa é apenas a minha opinião.

sexta-feira, 22 de maio de 2026

A ESCOLHA DOS OBJETOS QUE DEIXAMOS À VISTA

 

Comecei há muito tempo a pensar como eu me encaixava num texto que eu havia lido mas aquilo ficou perdido para um dia como hoje.

O texto falava de como montamos uma narrativa através dos objetos que selecionamos para expor e que depois podemos tirar dali.

"O colecionador é o mediador da circulação dos objetos, movimentando seu ciclo de vida e morte (exibição e apagamento). É aquele que não apenas coleta, mas também o que investe suas memórias e afetos nesse corpo externo, construindo nele a extensão de sua existência."

Essa prática de colecionar foi, em diferentes textos, analisada por Walter Benjamin como um fenômeno da modernidade presente tanto no habitar burguês, quanto no ambiente urbano. O burguês coleciona objetos no interior de sua moradia como um antídoto ao anonimato da cidade, ambiente marcado pelas multidões, pelo apagamento da individualidade e pela intensa transformação (urbanística). 

Ele se fecha em sua casa-estojo. Como Benjamin descreve no texto “Experiência e pobreza”, de 1933, essa relação entre indivíduo e objeto é representativa, o burguês investe memórias e afetos nele.

Eu tenho cada vez menos objetos, mas tenho muitas fotografias espalhadas em quadros pelas paredes. 

As fotografias devem ser a forma de fazer a minha narrativa. Ali estão pessoas importantes para mim, algumas que já foram e outras que não fazem mais parte da minha vida, mas que tiveram sua importância. Algumas fotos de antepassados. 

Lugares onde fui e de onde eu trouxe uma imagem que reflete bem o prazer que tive de estar ali.  Partes da minha vida, lugares onde morei, carros que tive. 

Umas poucas mulheres que fizeram parte dos meus afetos e outras tantas apenas porque a beleza delas me comoveu profundamente.

Mas, objetos eu tenho cada vez menos. 

Fiz uma viagem de alguns dias agora e a única coisa que eu comprei numa lojinha de artesanato foram três conchinhas médias de cores diferentes para juntar com outras coisinhas do mar que tem numa mesinha.

Neste último fim de semana fui a um almoço onde encontrei muitos conhecidos que eu já fotografei e em duas mesas, com pessoas diferentes ouvi a mesma coisa: Que a foto mais bonita que eles tinham tinha era minha. 

Espero que elas continuem fazendo parte das memórias e do afeto deles.


quarta-feira, 13 de maio de 2026

MORDER E DEPOIS ASSOPRAR

 


Gastei um tempo enorme fazendo uma planilha de prestação de contas para um processo para entrar no lugar de uma que não foi feita pelo demandado. O rito judicial desse tipo de processo, dita que, pelo fato de não ter feito, a prestação de contas que eu fiz permite até que o juiz peça uma perícia, mas não admite mais nenhum recurso por parte do demandado.

Eu gosto das coisas muito certas e gosto de ser justo com as pessoas. Embora eu pudesse vir desde 2012 com a minha prestação de contas eu só planilhei a partir de 2018 quando eu tinha relatório de cobrança por parte do banco.

Na minha conta eu cobrava apenas desde 2018 um valor que consigo provar, sem sombra de dúvida, que falta, sabendo que iríamos abrir mão de outros valores que eu não conseguia identificar com tanta precisão.

Eu estava considerando que, pela conta que o advogado havia feito que a sentença daria por volta de uns 40 mil reais, já com correção, honorários e sucumbência. e expliquei a ele o motivo de fazer daquela forma e fiz uma enormidade de notas explicativas àquela planilha.

No fim das contas ele pegou minha planilha, mas me pediu para autorizar fazer a prestação pelo valor global desde 2012, levando em conta tudo que faltava no banco e a conta chegou perto dos 200 mil.

Disse o advogado que a intenção não é chegar nesse valor, mas depois de uma condenação, chamar para um acordo que chegue perto do que ele me disse inicialmente, porque vai ficar muito mais fácil aceitar quando o demandado tiver noção do quão longe aquilo poderia ir. 

terça-feira, 12 de maio de 2026

UM ENORME ELOGIO À BELEZA DA PRÓPRIA MÃE

 


Tenho um amigo que percebeu muito bem esse encantamento que eu tenho com algumas mulheres. A visão delas me hipnotiza quando estou fotografando e com isso faço muitas fotos delas.

Quando eu conheci a mãe dele ela já era uma senhora de idade e o que ele disse foi que se eu conhecesse a mãe dele quando ela era jovem que eu ficaria apaixonado por ela.

terça-feira, 5 de maio de 2026

UM MOTIVO PARA SEGUIR LUTANDO CONTRA O MAL



Para o triunfo do mal só é preciso que os homens bons não façam nada.

Edward Burke   

COISAS QUE POUCA GENTE FEZ

 


Tenho lembrado da vida.

Vivi uma coisa que pouca gente viveu.

Fui escoltado e dirigi na contramão na Avenida Paulista em pleno dia de semana.

Outras não foram tão incomuns, como estar por algum tempo com um dos 007 no cinema.  

segunda-feira, 4 de maio de 2026

EU NÃO QUERO ENGANAR NINGUÉM

 


Não há nada de errado com ela.

Muito pelo contrário. 

Além de fazer tudo para me agradar ela também parece evitar qualquer coisa que imagine que possa me desagradar. 

Mas eu não quero isso. Não acho isso uma coisa boa. Ninguém deve se esforçar demais para agradar outra pessoa. Quando eu vejo que a minha vontade de agradar passou a ser algum tipo de obrigação sei que é a hora de terminar a relação.

Mas eu já passei um tempo sem vê-la e acho que ela não queria que isso acontecesse novamente. 

Talvez ela não entenda e veja como uma contradição eu tratar como se fosse a única pessoa que existe no mundo quando está comigo, e ao mesmo tempo deixar claro que não temos nada além de sexo e amizade.

Como na letra da canção "Tá combinado".

Mas uma mulher sempre acha que vai mudar o homem.

Ela é jovem, bonitinha, magra com um corpo bem feito, mas que não me faz viajar.

Ela é orgástica e qualquer provocação ao vivo ou pelo telefone deixa ela no jeito e com vontade de transformar em realidade. Ela sempre entra na brincadeira.

O que me fez, até agora, encontrá-la toda semana e passar horas brincando com ela é que ela, inegavelmente, gosta muito do esporte porque demonstra isso, de várias maneiras. 

Pelo lado dela, essa regularidade, a falta de pressa e a dedicação podem tê-la levado à ilusão de que ali tem alguma coisa a mais. 

Recentemente ela fez aniversário e andou pensativa. Talvez se questionando para onde está indo e eu me afastei nessas últimas semanas, consciente ou inconscientemente, porque não quero que ela pense que estamos indo para nenhum lugar.

quinta-feira, 30 de abril de 2026

A PRESSA DE DEUS

 


Eu estava voltando para casa por uma rua que eu nunca tinha usado, imaginando onde eu iria sair e eu estava certo. 

Quando estava quase saindo na rua que eu queria pensei que se eu saísse uma rua a mais para a esquerda eu estaria na frente da casa de uma pessoa humilde que está na minha lista das pequenas bondades. 

Era na direção contrária de onde eu estava indo, mas eu fiz aquele desvio para passar por lá e dar um dinheirinho para ele.

Ele deve estar passando um aperto danado porque essas duas últimas vezes ele tem se emocionado muito, agradece muito a Deus como se estivesse tendo uma prece atendida e pede por mim ali na minha frente.

Não deu quinze minutos que eu estava em casa me ligou um parceiro de negócios para propor algo novo que não estava na nossa programação, a coisa deu certo e também foi boa para mim.

Pensei naquele tipo de prece daquela pessoa ali na minha frente e contei para minha filha dizendo que tinha acabado de fazer um negócio que me daria muitas vezes aquilo que eu tinha dado para ele. 

Ela respondeu que achava muito bom que eu conseguisse ver a presença de Deus na minha vida.

Foi aí que eu dei uma risada porque na mesma hora disse a ela que o resultado foi tão rápido que não podia ser outra coisa.

domingo, 19 de abril de 2026

GENTE QUE PENSA PARECIDO

 


Uma das coisas que eu vi na CNN esta semana foi uma análise de alguns dados da PNAD - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio. 

Um dos dados era que aumentou a quantidade de domicílios com apenas um morador. São 19,7% da população. Em 2012 era 12,2%. 

São 8,2 milhões de pessoas, sendo que 54,9% são homens e 45% mulheres.

Moro sozinho há uma eternidade e só vejo qualidades nisso.

Se eu achava que eu era alguma espécie diferente por fazer isso, aprendi que tem cada vez mais pessoas fazendo igual. 

quinta-feira, 16 de abril de 2026

VOCÊ SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO?

 


Não foi por acaso a lembrança. 

Foi porque acabei de ver um vídeo no YouTube onde eram mostradas três cenas onde policiais americanos em serviço paravam, por infrações de trânsito, carros onde se encontravam três diferentes chefes de polícia aos quais eles eram subordinados ainda que indiretamente. 

Os policiais tinham câmeras corporais, de onde foram extraídos esses vídeos que mostravam a reação de arrogante de dois deles e a reação do terceiro, inclusive fardado, se desculpando pelo erro que foi ultrapassar um sinal amarelo e não se incomodando de seguir o protocolo que exige o pedido da habilitação, do registro do carro e do seguro e aceitando o "warning" verbal do policial.

Isso foi o que me levou a um fato ocorrido há mais de vinte anos e que me contou um amigo, coronel da Polícia Militar em São Paulo e que, na época, comandava o CPTRAN - Comando de Policiamento de Trânsito em São Paulo. Ele foi parado por um Policial Militar Rodoviário na Imigrantes por excesso de velocidade.

Ele contou que o policial o reconheceu e ficou muito sem graça, mas que ele o tratou com muito respeito e gentileza e disse a ele para lavrar a multa. 

Para o policial, aquilo deve ter sido algo admirável.

quarta-feira, 15 de abril de 2026

NÃO BASTA TER UMA LISTA, TEM QUE QUERER FAZER

 


Para ter alguma lembrança do que fazer é bom ter uma lista. Mas uma lista não adianta nada se você não a segue e não tem o forte desejo de eliminar itens dela. 

Nada melhor para fazer render o dia que consultar essa lista com frequência e quando sair para a rua levar um roteiro com o que pode ser feito nessa saída.

Evitamos algumas dessas coisas.

Tendemos a adiar as coisas que achamos desagradáveis.

segunda-feira, 13 de abril de 2026

MOTIVOS PELOS QUAIS EU PARO DE ASSISTIR AO YOUTUBE

 

Tem muita gente que acha que tem mais conteúdo do realmente tem e procura ter um canal no YouTube achando que vai ficar rico com aquilo.

Algumas boas ideias são copiadas, como por exemplo o de resumir livros com desenhos e listas, como é o caso do "Um Pouco Melhor". Isso é que é ganhar dinheiro com o trabalho alheio, mas esse é um canal que eu gosto.

Quando não estou fazendo nada gosto de aprender qualquer coisa sobre qualquer assunto e o You Tube abre muitas possibilidades.

Acho que o YouTube tem que ganhar dinheiro com o que faz, mas ele nos acostumou sem anúncios e de repente começaram a transformar a quantidade e a duração de anúncios numa coisa que desagrada. É uma receita para parar de assistir.

A coisa que mais me desagrada são os anúncios com mais de 10 segundos ou aqueles que são repetidos à exaustão. Quando estou querendo ver coisas aleatórias que me interessaram e o anúncio inicial é mais longo, eu nem vejo. Já tento outra coisa. Também posso estar vendo alguma coisa que está me interessando e se for interrompido com um anúncio longo paro de ver aquilo naquele instante.

Gente que grita ou que tem uma voz desagradável ou começa a pedir likes e inscrição de forma longa, também corta meu interesse assim como com entrevistadores que acham que são o Jô Soares, que tinha essa mania chata de achar que era mais interessante que o entrevistado e começa contar longas experiências pessoais. Não é ele o entrevistado!

Vídeos de canais desconhecidos com manchetes chamativas já são para mim um pedido de "pule para outra coisa".

Notícias eu sempre prefiro o canal da CNN, mas o YouTube joga ali no começo uma série de canais que não tem esse calibre nem merecem essa confiança.

Mas, ao mesmo tempo, entrevistadores que sabem ser pertinentes nas suas perguntas e escolhem convidados interessantes me prendem e me fazem querer assistir.

domingo, 12 de abril de 2026

OS PREÇOS NO APLICATIVO DA DROGASIL

 


Em relação a diferença de preços vou falar da Drogasil.

Eu não gosto de pagar mais do que eu devo por nada, mas do jeito que está a vida faço meu protesto mas não acho que valha a pena o uso do meu tempo para diferenças tão pequenas.

A Drogasil pede o CPF na hora do pagamento para reter suas informações e com a desculpa de ver se tem algum desconto. O aplicativo deles tem algumas vezes um preço diferente do que está na farmácia.

Na minha opinião se você tem seu CPF cadastrado e se dispõe a informar ele na hora da compra e, ao mesmo tempo existe um preço diferenciado no aplicativo, esse desconto deveria ser aplicado automaticamente na sua compra.

Fiz duas compras lá recentemente e sempre compro mais de uma unidade. Numa delas comprei 4 unidades de soro fisiológico, no aplicativo ele teria um preço 1 real mais baixo do que paguei em cada unidade. Na outra, no desodorante Nívea dos quais comprei vários a diferença de preço era de R$ 1,17.

É conta pobre eu sei, mas eu fiz.


AS MUDANÇAS NO PROGRAMA DE FIDELIDADE DA DOLCE GUSTO


Desde 2020 sou um adepto das cápsulas de café. Tomo pelo menos dois por dia e na casa da filha o consumo é maior que isso.

Mas as mudanças nas caixas do produto e no programa de fidelidade sempre prejudicaram o consumidor.

Diminuíram a quantidade de cápsulas nas caixas de 16 para 10 cápsulas perto de abril de 2023. Hoje na Europa as caixas contém, em sua maior parte 16 cápsulas mas também tem caixas com 30 cápsulas.

Não tenho a data nem número de caixas necessárias para obter uma caixa grátis no programa de fidelidade, mas salvo engano da minha parte, eram 10 caixas e agora são 25 e sempre estão criando uma regra nova para prejudicar o consumidor

Uma extremamente irritante é estabelecer um limite para o cadastro de códigos, o que impede o cadastramento de códigos de caixas que o consumidor efetivamente consumiu.

Mas não querem fazer nada que faça o consumidor limitar o seu consumo de café, não é?

Quando existe uma oferta cujo cálculo da vantagem no preço e o produto não vai vencer eu compro uma quantidade maior daquilo que consumo. 

No caso da Dolce Gusto eu olho no site deles e aí pesquiso inclusive no Carrefour que não costuma ter bom preço para isso, mas por duas vezes, uma delas era uma Black Friday e a última foi há umas três semanas tiveram uma oferta, ao meu ver imperdível.

Enquanto no site deles o preço do Espresso ficou variando entre 17 e 19 reais no Carrefour as caixas, de vários produtos da Dolce Gusto saíram a 13,27 quando se comprava 3 delas no dia 22 de março.

Comprei 33.