Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de junho de 2026

A DIFERENÇA ENTRE SER MANSO OU DESCONTROLADO

 


Tenho assistido vídeos aleatórios no YouTube.

Alguns foram de abordagens policiais nos Estados Unidos filmadas pelas Câmeras dos próprios policiais (Body cams e Dash cams).

Outras vezes foram cenas de pessoas descontroladas, que hoje estão sendo conhecidas como Karens (mulheres) e Kevins, quando homens, nos Estados Unidos.

Um desses vídeos que assisti sobre abordagens policiais me tocou muito porque me chamou a atenção pela humanidade com que o policial tratou a mulher.

Eles foram chamados por uma outra mulher que encontrou uma outra mulher dentro do carro, parado no meio da pista, um tanto ou quanto inerte e sem reação, tirou o carro dela da estrada, estacionou e chamou a polícia a quem entregou as chaves do carro.

A mulher estava visivelmente intoxicada, e depois dá para entender pelo pouco que fala que ela está completamente bêbada. Mas ela tem um comportamento tão manso que acredito tenha sido isso que tenha feito o policial, que não tinha feito um flagrante, fazer de tudo para que ela chamasse alguém para buscá-la para não precisar prendê-la.

Durante o longo vídeo durou a mulher que sempre se manteve muito mansa e pouco reativa, foi contando algumas coisas para ele, como de sua sobriedade por quatro anos, de seus pais e da pessoa com quem ela estava vivendo não estarem sendo mais capazes de conviver com ela.

Só quem viveu com um bêbado ou com um drogado sabe o que é chegar ao ponto de desistir, por saber que nenhuma promessa vai ser cumprida e que já viveu todas as situações que sabe que não quer viver novamente.

Senti uma certa pena dela, mas consigo ver que era uma pessoa que havia vivido e feito as pessoas do seu entorno viverem situações parecidas que haviam se repetido muitas vezes e as pessoas com quem ela convivia não suportavam mais e sei também que eu não seria nenhum santo de querer conviver com uma pessoa dessas.

Mas o foco neste instante é outro.

É o de como a diferença entre um comportamento manso e um comportamento descontrolado fazem as pessoas reagirem de forma completamente diferente.

Não sei se a empatia do policial era devida a ter uma experiência pessoal com aquele tipo de problema ou se ele tinha uma personalidade compreensiva.

O fato é que fiquei na torcida para que ele conseguisse evitar uma prisão que poderia não trazer nenhum benefício para aquela mulher, mas por fim ele teve que prendê-la.

Ficou para mim a constatação de que se, no mundo, tivéssemos mais pessoas com a postura daquele policial, os mansos teriam mais oportunidades.

Para os descontrolados acho que o castigo ensina mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário