Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de julho de 2025

VOCÊ MERECE COISA MELHOR

 


Ela se irrita mais do que deveria porque tenho saído frequentemente com uma amiga a quem ela me apresentou. Acha que ela deveria grudar comigo e não entende que eu não quero que ninguém grude comigo.

Minha amiga não entendeu que ela só tem que me dar o que eu quero dela, e é o que ela está dando.

Quer me convencer de que para mim ela não vale a pena. Que eu merecia coisa melhor.

Aquela louca que fez aquela belíssima declaração de amor escrita e na qual eu não tinha o menor interesse disse a mesma coisa e isso não torna ela melhor que a outra. 

Ela escreveu que eu era o pacote completo, então fica claro que ela estava querendo ajeitar a vida e eu não tenho nenhum interesse em ajeitar a vida de ninguém. 

As relações casuais estão me servindo muito bem.

Eu não estou prestando para outro tipo de pessoa e estou tendo dela aquilo que eu quero ter. Enquanto durar. Cada vez que ela começava a namorar eu ficava no vácuo e agora eu não estou.

Saí com muitas pessoas diferentes, algumas delas muitas vezes e estou convencido de que deveria ter caído na buraqueira há muito mais tempo. 

Mas eu tenho um senso estético muito rigoroso e embora tenha desfrutado bastante da companhia dessas outras pessoas, de todas com quem saí, ela e mais uma, que aliás foi ela quem me apresentou, fisicamente, estão no topo da minha lista de preferências, então vou continuar saindo enquanto me der vontade.

Tenho estado com ela tantas vezes quanto eu tenho tido vontade. E só existe uma pessoa que tem o direito de achar que tem que fazer algum ajuste nessa relação: 

Eu

segunda-feira, 7 de julho de 2025

PADRÕES CADA VEZ MAIS BAIXOS

 


A mãe quando me mostrou o boletim do filho disse que estava mais difícil tirar um dez porque as professoras estavam tirando décimos quando encontravam um erro de português, mesmo quando a matéria não era essa.

As notas eram excelentes e eu achei bom que tivessem essa postura porque estamos vendo os padrões de desempenho ficarem cada vez mais baixos então vai ficar mais raro encontrar alguém que fale e escreva um português correto.

Um artigo de O Globo de maio de 2025 dá conta de que 12% dos que tem ensino superior completo são analfabetos funcionais. 

Considerando a população total no artigo abaixo da CNN Brasil se vê que três entre cada dez brasileiros são analfabetos funcionais, segundo a pesquisa do Inaf. 

https://www.cnnbrasil.com.br/educacao/tres-em-cada-10-brasileiros-sao-analfabetos-funcionais-aponta-estudo/

Me surpreende e me assusta pensar que as pessoas estão começando a ser atendidas por médicos formados à distância.

Hoje vi uma notícia a respeito do recorde de pedidos de demissão sendo 30% desses pedidos de mais jovens. Um estudioso do assunto sendo entrevistado disse que boa parte dos jovens não sabe nem escrever um currículo, por exemplo, não colocando lá dados básicos, como nome completo, filiação ou data de nascimento.

Não justifica, mas também é relevante pensar na falta de perspectiva de um bom futuro para a maior parte deles.

RESISTINDO AO PENSAMENTO DE CONSERTAR O MUNDO

 


Quando caminho passo por dois lugares onde tem na calçada micro parquinhos para crianças, todos dois com balanços parecidos com esse da foto.

Com uma certa frequência encontro adolescentes usando esses balanços e o resultado é que de vez em quando eles quebram porque foram feitos para suportar o peso de uma criança.

Nunca sequer me passou pela cabeça falar alguma coisa quando vejo isso acontecendo, mas prever a consequência daquilo sim.

Porém vivo numa região onde há poucas oportunidades de lazer para os mais pobres e brincar no balanço é uma chance de se divertir e também de tirar uma foto, que é algo que se tornou uma "necessidade" para muita gente.

domingo, 6 de julho de 2025

O TREM ITALIANO DA FELICIDADE

 


Assisti hoje "Il treno dei bambini" que aqui no Brasil deram o título acima. Está no catálogo da Netflix.

De vez em quando conversando com uma amiga nova, em todos os aspectos, inclusive o da idade, percebo o quanto aspectos da história relativamente recente são completamente desconhecidos por parte delas, mas percebi essa ignorância em mim mesmo ao ver esse filme.

O filme passado na Itália em 1946 relata que crianças do sul da Itália, marcado pela miséria, foram mandadas provisoriamente para o norte do país para que tivessem melhores condições de vida e como isso foi relevante para que algumas delas aprendessem que a vida poderia ser diferente e maior que aquela que eles conheciam.

Também me fez reconhecer na trajetória do personagem do filme que se transforma num maestro de projeção o mesmo trajeto da vida de algumas pessoas, algumas de sucesso, que contaram da infância pobre, e como isso faz parte de quem eles se tornaram.

O filme também emociona ao mostrar que o amor é demonstrado de formas diferentes e que cada um dá aquilo que aprendeu a dar, e que nem sempre é da forma que gostaríamos.

quinta-feira, 3 de julho de 2025

QUANDO OUTRAS COISAS DEIXAM DE TER IMPORTÂNCIA

 


Falei com ela umas duas vezes e sempre rapidamente porque não quero dar bandeira. Quero fotografá-la porque acho que vou conseguir umas fotos bem bonitas.

Dias atrás soube que tinha chegado chorando e vi que saiu mais cedo do trabalho. 

Tenho o contato dela mas fiquei sem saber o que fazer porque ao mesmo tempo que poderia estar sendo solidário poderia estar sendo invasivo, então esperei.

Quando nos encontramos falei dessa minha dúvida sobre o que fazer e que eu não precisava saber de nada mas que se alguma coisa estivesse pegando fogo e eu estivesse por perto que ela podia me pedir ajuda.

Ela contou que a mãe está com um câncer de pâncreas e que está internada numa UTI. Acho que os médicos procuraram ser bem sinceros em relação ao prognóstico, falando inclusive de metástase, mas ela disse que não tinha entendido muito, mas que não tinha muita esperança.

Fui pesquisar quando saí de perto dela e aprendi que esse é um câncer que na maior parte das vezes é detectado tardiamente, porque não apresenta sintomas claros até estar bastante adiantado. Que representa 3% dos casos de câncer, mas é responsável por 8% das mortes e que a sobrevida após um diagnóstico tardio é de no máximo seis meses.

Fiquei com um peso danado e triste por ela e não vou conseguir parar de pensar nisso, mas acho que ela não precisa saber disso.

Quando falta saúde, falta tudo.

quarta-feira, 2 de julho de 2025

UMA INFORMAÇÃO QUE EXPLICA TUDO

 


Algumas situações são incompreensíveis porque desconhecemos um pequeno detalhe. 

É como achar aquilo que faltava para completar o quadro.

Esta semana eu tive uma conversa com uma prima que tinha uma relação muito próxima com minha mãe. Eu dizia que ela era a sexta filha e dentre todos a mais atenciosa.

Ela me contou duma conversa com minha mãe na qual ela ela lhe contou algo que eu não sabia e que é exatamente o que faltava para entender melhor uma determinada pessoa.

Não creio que aquela informação dada à minha prima tenha sido dada a nenhum dos filhos, mas teria ajudado a cada um de nós a ser mais compreensivo com uma determinada situação.

Antes tarde do que nunca.

SÓ OUVI

 


Eu estava sentado quietinho no meu lugar de sempre quando ela, com quem eu tinha tido muito pouco contato, chegou, sentou ao meu lado e, sem nenhuma provocação da minha parte, começou a conversar e me contou a vida inteira.

Resumidamente, mas, literalmente a vida inteira, com partes que não são exatamente um segredo, mas no meu entender, muito pessoais.

Essas coisa ainda me surpreendem.

domingo, 29 de junho de 2025

UM PAÍS DE GOLPISTAS

 

Os brasileiros são ludibriados em favor de uma minoria o tempo todo e as notícias desta semana são uma comprovação disso.

1. O deputado federal Fábio Teruel, fez uma emenda milionária que serviu para refazer o asfalto de oito ruas do condomínio fechado Tamboré 1, onde ele mora.

2. A quantidade de pescadores que recebem o seguro defeso de um salário mínimo por mês em alguns municípios é 30% maior que a população adulta daqueles municípios.

3. Sem preocupação com os gastos, desde que sejam beneficiados nem percam suas benesses a Câmara dos Deputados aprovou o aumento no número de deputados de 513 para 531 com todos os penduricalhos que votaram em benefício próprio durante anos.

4. A quantidade de fraudes e recebimentos indevidos em diversos auxílios do governo é recorrente.

O governo federal está com uma crise fiscal descontrolada, mesmo com uma arrecadação recorde,  porque não quer diminuir gastos, mas apenas aumentar impostos.

Mas, pelo menos, esses assuntos estão na pauta de todos os meios de comunicação.

A esperança é que não se esqueça deles e se exija providências.

JÁ FIZ MINHA PARTE

 


Há quase um ano eu afirmei que não ia fazer mais nada sozinho, mas nada mudou.

Apareceram problemas novos dos quais não vou fazer parte da solução.

quinta-feira, 26 de junho de 2025

VONTADE DE MATAR O PRÓPRIO FILHO

 


Ouço com atenção total aqueles a quem me disponho a ouvir.

Não é a qualquer um que estou disposto a escutar.

Tem gente na qual eu não estou interessado no que vai dizer então nem dou a chance de chegar perto e se estou perto me afasto.

Dou muito valor ao meu tempo.

As pessoas que tem vidas diferentes das nossas são interessantes porque tiveram experiências de vida completamente diferentes das nossas. Com isso acho que são enriquecedoras.

Mostram que o mundo está dentro da cabeça de cada um.

Conheço uma pessoa com quem eu nunca tive absolutamente nada, mas que um dia começou a contar da vida dela e nunca mais parou. Já a escutei muitas vezes,

Eu sei muito à respeito de tudo que aconteceu na vida dela. E é uma vida totalmente diferente da minha. Começa pela adoção, passa pelas drogas, segue pela prostituição e chegou no momento em que a vida se organizou como se fosse um prêmio e uma redenção.

Eu digo a ela que ela faz terapia comigo.

Eu procuro não me mostrar desconcertado, mas de vez em quando eu sou surpreendido com alguma revelação.

Ela teve um casamento e um primeiro filho há muitos anos e quando ela, que frequentou um colégio de freiras, era chamada à responsabilidade em relação aos deveres da maternidade ela me disse que muitas vezes teve vontade de matar o próprio filho, porque ele atrapalhava a vida dela.

Foi muito tempo depois de conhecê-la e muitas conversas onde ela me contou muitas coisas à respeito da vida dela até chegar no ponto que ela me contou isso e confesso que fiquei muito chocado com aquela confissão. 

Não creio que fosse uma depressão pós-parto, quando isso acontece muitas vezes, com outras conotações. 

Fiquei tão abismado com aquilo que senti a necessidade de falar daquilo com  um amigo. Era a minha hora de desabafar a respeito do que tinha ouvido. 

Foi quando chegou a hora desse amigo me surpreender também. E me contar que já tinha ouvido a mesma frase de uma outra pessoa.

Não consigo achar nada para falar a respeito disso.

quinta-feira, 19 de junho de 2025

AINDA NÃO APARECEU UM PENSAMENTO DEFINITIVO ...MAS ESTOU CHEGANDO LÁ

 


Vou repetir que meu irmão me disse que só existiam dois tipos de pessoa no mundo: 

As que tinham vindo à passeio e as que tinham vindo à trabalho. 

Ele também disse que ele tinha vindo à passeio e que eu tinha vindo à trabalho.

E ele tinha razão porque sempre levei a vida à sério em demasia e fui muito responsável o tempo todo.

Continuo tendo conversas sobre deixar o condomínio de lado e cada vez me parece o melhor a fazer por mim mesmo.

sexta-feira, 13 de junho de 2025

CONCORDAR COM QUEM TEM RAZÃO

 


Ser síndico do prédio onde moro me tem custado alguma chateação, algumas mais incômodas. Tem muita coisa para fazer mas fiz melhorias onde em alguns pontos era um chiqueiro. A inadimplência é zero, recuperei uns valores e a coisa anda organizada. São raros, mas tem sempre um que não presta e faz coisas de acordo com isso.

Como minha vida tem andado muito direitinho eu vinha pensando muito se não estaria na hora de abandonar essa batalha. A conclusão de que não preciso de problemas na minha vida é cada vez mais frequente.

Um problema virou um caso de polícia e foi lá que fui pedir ajuda e orientação.  Eu disse ao delegado que vinha querendo deixar de ser síndico porque não fazia muito sentido ter na minha vida problemas que eu poderia evitar.

Eu achava que ele iria concordar com meu raciocínio mas ele disse exatamente o contrário do que eu esperava. Falou que que eu morava ali e que o que eu estava fazendo refletia na minha qualidade de vida. 

Uma conversa como essa me faz repensar. 

Não é vaidade mas sei que isso não vai para lugar nenhum se eu parar de fazer o que estou fazendo e aprendi a concordar com quem razão.

terça-feira, 27 de maio de 2025

ACONTECE DE EU VER O CASTIGO CHEGAR

 


Eu disse muitas vezes que não acredito na falácia do mundo justo, ou seja, que acontecem coisas ruins com pessoas más, mas já desejei que acontecesse e algumas vezes vi acontecer algo de mal com pessoas que são perversas por natureza.

Uma pessoa veio me dizer que eu não desejava o mal de ninguém mas eu respondi na hora que aquilo não era verdade, porque quase todos os dias eu desejava que acontecessem coisas ruins com uma pessoa da família dela, e completei:

"- Não quero que ela morra não, quero apenas que ela receba de volta as maldades que ela faz com todas as pessoas e sofra tudo aquilo que ela faz os outros sofrerem." 

Há uns quatro meses ela passou por uma situação vergonhosa num lugar público e agora sofreu um acidente sério totalmente causado por uma irresponsabilidade por parte dela.

Mas como ela tem a cabeça fraca ouvi dizer que tem atribuído a mim tudo que acontece de errado com ela. E eu realmente desejo que ela pague por todas as maldades que faz, mas não acho que o meu desejo tenha essa força toda. 

Até gostaria que tivesse,

Mas eu acho muita graça no pensamento dessa tonta, principalmente depois da conversa que citei acima porque ela, por uma coincidência, saiu desse acidente sem um arranhão e foi apenas por sorte que ela não matou ou feriu um inocente. 

Ia ser muito engraçado comprar uma vela preta e colocar num prato cheio de sal para que essa desnorteada visse e tivesse medo, mas a minha maldade não chega a tanto. 

Rs, vou só acender a vela.

Algumas das minhas amigas tem tatuagens grandes e ela disse a alguém que uma dessas meninas tatuadas era uma feiticeira.

Mas ela, pelas muitas maldades, sempre com pessoas com quem ela pensa que pode gritar ou humilhar, é que é uma verdadeira bruxa.

quinta-feira, 22 de maio de 2025

A RAPIDEZ NOS JULGAMENTOS

Chego à conclusões apressadas quando aceito uma interpretação minha como sendo a realidade. 

Mais vezes do que eu gostaria é uma precipitação e reagi mais rápido do que deveria, baseado numa dedução equivocada.

Não é ruim ser capaz de deduzir mas é péssimo saber que foi uma dedução errada porque julguei sem conhecimento de todos os fatos e também não ponderei outras possibilidades. Aqueles mesmos fatos me levariam numa outra direção muito mais perto da realidade. 

Eu devia ser menos dono da verdade.

É bom ver meus erros de forma tão clara para que eu tenha mais consciência de que me engano com meus raciocínios e tenha a cabeça mais aberta para outros cenários que não o que eu criei.

FALAR A MESMA LÍNGUA

Tenho um amigo que tem, entre outras coisas, uma pequena fábrica.

Nos encontramos uma vez por mês e as conversas com ele são sempre demoradas, porque é sempre muito agradável e, no meu caso, até instrutivo.

Na fábrica ele tem 60 empregados e analisando eles chegaram à conclusão que só usavam os empregados da produção dois dias por semana. Era mais indicado acabarem com o vínculo empregatício e contratá-los apenas para os dias para os quais existia trabalho. E assim fizeram.

Em decorrência disso um sindicato provocou uma fiscalização que fez uma série de exigências e determinou a interrupção das atividades fabris. 

Desde a fundação eles nunca tiveram um acidente e nenhum dia com afastamento de algum empregado, mas esse amigo se tornou num solucionador de problemas e disse que se é lei, vamos cumpri-la e chamou uma empresa muito qualificada para fazer o projeto de adequação às exigências da fiscalização.

A fábrica estava parada e o gerente, a empresa de engenharia e o fiscal não se entendiam de forma alguma. Ele pediu para ter um encontro com todos os envolvidos e os deixou falar e aquele encontro era como uma Torre de Babel. Ninguém se entendia.

Ele perguntou se poderia falar e quando todos pararam para ouvir ele perguntou ao engenheiro quanto tempo eles levariam para cumprir todas as exigências da fiscalização e a resposta foi 4 meses. 

A pergunta seguinte foi em quantos tempo ele precisava para poder dizer que se responsabilizava em dizer que não havia o menor risco de que um acidente fosse uma possibilidade e a resposta foi dois dias.

Nesse ponto ele se dirigiu ao fiscal e disse que ele ali tinha duas alternativas. Uma era manter a fábrica fechada e afastar todos os trabalhadores que ficariam sem renda durante quatro meses e os recontrataria após esse tempo e indagou se era isso que o fiscal queria.

O fiscal imediatamente disse que não.

A outra alternativa era fazer em dois dias o que a consultoria estipulou como necessário para poderem assumir a responsabilidade por risco zero e ele liberar o funcionamento da fábrica e em seguida fariam os demais ajustes em quatro meses ou menos com ele assinando um TAC - Termo de Ajuste de Conduta se comprometendo com esse prazo.

O que ficou de fundamental dessa estória é que todos tinham o mesmo objetivo, mas apenas não estavam falando a mesma língua.

Com esse entendimento a fábrica voltou a funcionar.

quarta-feira, 21 de maio de 2025

A VIDA NÃO É UM MORANGO

 


Solucionar situações desagradáveis exige disposição para enfrentar problemas e pessoas e fazer o que for necessário para mudar aquela circunstância. 

É da natureza do ser humano evitar o que incomoda e com isso ir adiando problemas que, se não forem resolvidos, vão continuar existindo.

Gostaríamos que se resolvessem por mágica ou por um acontecimento ao acaso e aí, pronto! O problema estaria resolvido sem que você fosse obrigado a lidar com ele. Seria melhor que ter que lidar com pessoas que pensam diferente de nós e tem uma forma de se comunicar que não alcançamos.

Também existem pessoas que não prestam mesmo, que tem prazer em causar incômodo como uma forma de existir para os outros que de outra forma os ignorariam completamente.

Mas essas situações também acontecem com pessoas das quais gostamos e o assunto é penoso. Talvez porque queiramos ser ou parecer bonzinhos o tempo todo e quando não estamos fazendo apenas bondades mas precisamos estabelecer limites ou até receber o que nos é devido, por algum motivo, temos uma certa dificuldade.

Como a maior parte das pessoas, não gosto de cobrar, seja o que for ou seja de quem for. Se a pessoa deve fazer alguma coisa não deveria ser necessário cobrar.

Mas a coisa não funciona assim. "A vida não é um morango". Tem gente que não age sem ser cobrada. Temos que aprender a cobrar para ver acontecer.

Tenho mais paciência do que deveria ter com determinadas situações. Muitas vezes é na tentativa de ser elegante, mas tudo tem limite e esta semana enfrentei algumas dessas que eu vinha adiando e além de caminhar para resolver, me fez muito bem

segunda-feira, 5 de maio de 2025

QUEM NÃO GOSTA DE UMA BOA MASSAGEM ?

 


Eu gosto muito de massagem. Tanto fazer como receber. 

Uma amiga cantora me arranjou uma massagista durante a pandemia de Covid e eu fiquei com ela durante muito tempo. No final do ano passado ela foi morar em Minas. Perdi minha massagista com quem ainda falo uma vez ou outra.

Sempre gostei dessa estória de ficar passando a mão "até a pessoa ficar bem lisinha". então, quando estou com alguém, não tenho pressa e com isso eu mesmo já fiz muita massagem.

Nunca tive nada com minha massagista e tentei conseguir alguém que servisse para substituí-la mas não é fácil.

Pensei que poderia ensinar a alguém que nunca tivesse feito a fazer do meu jeito e fiz algumas tentativas que começavam por eu fazer e depois a pessoa tentar repetir.

Numa dessas tentativas acertei muito. Era amiga de alguém com quem eu saio e a moça não era bonita, e para ser sincero muito gordinha.

Mas ela tinha o dom. Fiz uma massagem nela e ela em seguida fez em mim. Ela nunca tinha feito mas assimilou tudo muito rapidamente. Pressão, movimentos, tudo muito bom. E nunca tinha feito.

Mas eu errei ao misturar um pouco as coisas. Depois da minha massagem perguntei se ela queria continuar a dela e ela disse que sim e aproveitou muito. 

Fiz uma segunda massagem com ela e foi muito boa novamente, mas teve massagem nela também e depois eu parei porque pensei que ia virar uma obrigação fazer nela também.

Fiz outras tentativas que não funcionaram mas recentemente fiz uma experiência com uma pessoa com a qual eu tinha saído algumas vezes e naturalmente já tinha feito muita massagem nela. 

Foi outra surpresa muito agradável. Ela se saiu muito bem e temos repetido. Fora a massagem eu gosto muito da imagem dela. 

Beleza me comove.

Pelo jeito vamos repetir muitas outras vezes. Quem sabe não achei a minha massagista?

quinta-feira, 24 de abril de 2025

INFORMAÇÕES ALEATÓRIAS

 


No tempo que existiam locadoras de vídeo éramos dos melhores clientes que eles tinham. Nos víamos muita coisa. Às vezes, num fim de semana eu pegava mais de seis, e víamos num sábado três filmes em seguida. 

Continuo vendo muitos filmes, agora no streaming da Netflix e da Amazon, mas percebo que de vez em quando estou vendo novamente algo que eu já assisti.

Li uma vez que tudo que você vê ou lê afeta você de alguma forma. Acho que não era importante para guardar a estória toda mas toda vez acho que fica alguma informação que fica guardada e que se não servir para nada de prático serve para fazer links com alguma outra coisa.

Por exemplo; lembro dum episódio de House que a pessoa tinha uma covinha no queixo e isso é algo que a pessoa só tem se o pai ou a mãe tiverem.

Se um dos pais não tiver com certeza a pessoa é adotada.

Não é relevante, mas tem tanta coisa que também não é.


DAR DINHEIRO NA RUA

 


Não dou dinheiro para quem pede na rua. Acho que não tenho a competência para julgar se as pessoas que pedem realmente precisam ou se estão mal acostumadas. 

Mas eu ficava pensando como ajudar quem realmente precisa. 

Como donos de restaurante ouvem pedidos de ajuda o dia inteiro resolvi que era por ali o caminho que eu ia trilhar.

Tenho ido com frequência num determinado lugar e achei que a dona tem mais capacidade que eu para fazer essa triagem, então, eu que já tinha dado valores menores, nesta segunda dei a ela R$50,00 para que ela fizesse a escolha para quem dar e como dividir aquilo.

Ontem quase que na porta do restaurante despachei um que veio pedir R$ 10 para comer, dizendo para ele procurar a dona do restaurante que ela ajudava a quem precisava.

Foi uma boa solução.

sábado, 19 de abril de 2025

TÁ COMBINADO - MARIA BETHÂNIA

 


Então tá combinado, é quase nada

É tudo somente sexo e amizade

Não tem nenhum engano, nem mistério

É tudo só brincadeira e verdade


Podemos ver o mundo juntos

Sermos dois e sermos muitos

Nos sabermos sós, sem estarmos sós

Abrirmos a cabeça

Para que, afinal, floresça

O mais que humano em nós


Então tá tudo dito e é tão bonito

E eu acredito num claro futuro

De música, ternura e aventura

Pro equilibrista em cima do muro


Mas e se o amor pra nós chegar

De nós, de algum lugar

Com todo o seu tenebroso esplendor?

Mas e se o amor já está

Se há muito tempo que chegou

E só nos enganou?


Então não fale nada, apague a estrada

Que seu caminhar já desenhou

Porque toda razão, toda palavra

Vale nada quando chega o amor


Então tá combinado, é quase nada

É tudo somente sexo e amizade

Não tem nenhum engano, nem mistério

É tudo só brincadeira e verdade


Podemos ver o mundo juntos

Sermos dois e sermos muitos

Nos sabermos sós, sem estarmos sós

Abrirmos a cabeça

Para que, afinal, floresça

O mais que humano em nós


Então tá tudo dito e é tão bonito

E eu acredito num claro futuro

De música, ternura e aventura

Pro equilibrista em cima do muro


Mas e se o amor pra nós chegar

De nós, de algum lugar

Com todo o seu tenebroso esplendor?

Mas e se o amor já está

Há muito tempo que chegou

E só nos enganou?


Então não fale nada, apague a estrada

Que seu caminhar já desenhou

Porque toda razão, toda palavra

Vale nada quando chega o amor


Porque toda razão, toda palavra

Vale nada quando chega o amor

COLOCANDO PESSOAS EM SUAS GAVETAS

 


Ana Maria, usava uma metáfora para separar os assuntos que era "colocar nas gavetas".

Eu tenho separado pessoas em gavetas. Não sei se funciona para elas porque a cabeça de cada um funciona à sua própria maneira. Algumas pensam que vão conseguir mudar sua maneira de pensar.

Tenho ótimas conversas e ótimos relacionamentos com algumas mulheres com as quais eu não vou sequer elogiar muito porque eu sei que eu não estou prestando. Então elas estão fora da gaveta das para brincar.

Vou me repetir, mas me veio à lembrança de uma amiga que morria de vontade de um amigo nosso e quando ele disse a ela que ela fazia parte das que ele achava que eram para namorar ela perguntou se essas ele não comia.

Acho que ela não fazia parte daquelas das que o atraiam, porque se uma dessas que acho interessante, mas nem dou toque nem me insinuo, me falasse uma coisas dessas eu trocava ela de gaveta.

Outras acham que vão conseguir que um relacionamento casual se torne uma coisa diferente ou como no caso daquele meu amigo que estava namorando e ela achou que podia tudo.

Embora tenha muita repetição quando funciona bem e a música na qual eu vou falar tenha um final diferente para "quando chega o amor" o começo é: 

"Então tá combinado, é quase nada, é tudo somente sexo e amizade"...

Às vezes, elas não entendem isso. Eu entendo que fique difícil entender isso quando tem muita repetição, mas quando mal começou e a pessoa se acha sei que está na hora de encerrar.

Aconteceu de novo. 

Há dois dias saí pela segunda vez com uma com a qual não vou sair mais, embora brincar com ela tenha sido muito bom.

sábado, 12 de abril de 2025

CADA UM ACREDITA NO QUE QUER

 



Quando acontece da pessoa pensar que o outro depende da presença dela e achar que tem mais importância do que realmente tem pode acabar tendo uma surpresa bem desagradável quando o outro cansa disso. 

Um amigo tinha se apegado e estava proporcionando à uma namorada tantas coisas que ela foi se acostumando com aquilo de tal forma que perdeu a noção e passou a achar que podia tudo. Ele gostava muito dela. Mas ela confundiu as coisas e passou da conta.

Demorou bastante, mas ele cansou daquilo e desistiu dela. 

Agora ela está correndo atrás dele inutilmente...  Já passou o tempo dela.   

Quando estou com alguém desfruto sem pressa da companhia e sou muito generoso com os elogios a respeito de tudo. Naquele instante, não existe outra pessoa no mundo. 

Mas é naquele instante.

O problema é que isso pode fazer com que a pessoa pense que está acontecendo mais do que está se passando e que depois pense que tem mais poder sobre mim do que realmente tem. 

Não iludo, não conto mentiras, não digo eu te amo.

Mas às vezes isso não é suficiente.

As pessoas gostam de acreditar naquilo que pensam.

terça-feira, 8 de abril de 2025

NEM DOS MÚLTIPLOS

 


Eu não tenho inveja, nem mesmo dos múltiplos. Estar ali já é muito bom para mim. 

quarta-feira, 2 de abril de 2025

COMO É BOM VER OS OUTROS TRABALHANDO TAMBÉM

 


Como não tinha outro jeito para que alguma melhora fosse feita me tornei síndico de um prédio com poucos apartamentos. Já fiz muita coisa e tem muito mais coisa para ser feita para que o edifício se torne "razoável". Essa tem sido uma função solitária.

Um amigo que tem um prédio comercial em frente ao nosso havia me dito algo como "as pessoas querem ver tudo feito mas não querem ter trabalho nenhum. Não querem fazer nada."

Faz muito pouco tempo perdi muitos dias acompanhando o reparo e colocação de dois motores e hastes no portão da garagem. O profissional sempre tem alguma necessidade da sua presença por vários motivos e em vários momentos, e até porque quer uma escada ou coisa do tipo ou precisa de um material que ele quer que você compre.

Há dois dias uma moradora bateu o carro em um desses motores e a faxineira que só trabalha um dia por semana aqui me chamou e eu tive que parar o que estava fazendo para tomar conhecimento do que estava acontecendo.

Disse a ela que o profissional que tinha feito aquela instalação tinha sido apresentado por uma irmã dela e que eu ligar para ele.

Ele veio logo e desde o começo ela está em contato com ele e tem acompanhado o serviço que já foi dado como pronto mas que ainda não acabou. Ontem deu problema de novo e eu só vi que ele tinha retirado mais uma vez um dos motores. Não tenho acompanhado.

Estou como todos. Só quero que o portão abra quando eu precisar sair e ficar assistindo as providências para isso.

É o terceiro dia que ela está gastando bastante tempo dela com isso e acho que isso vai dar uma boa ideia do que é ficar trabalhando em proveito dos outros que ficam esperando a coisa ficar pronta. 

quinta-feira, 27 de março de 2025

ENVELHECER SOZINHO

 


Semana passada uma amiga disse que fazia tempo que não sentávamos para conversar e esta semana conversamos por uma hora.

De vez em quando alguém manifesta alguma preocupação com a velhice chegar de vez para mim e que eu não venha a ter "alguém para cuidar de mim". 

Dessa vez foi ela. 

Não tenho essa preocupação. Apenas gostaria que quando a morte viesse que fosse rápido. Não quero passar pela dependência de ninguém. Não quero chegar ao ponto não ser capaz de fazer sozinho as coisas mais básicas.

Moro só e gosto disso e posso estar errado, porque a gente não se enxerga, mas acho que estou envelhecendo bem. E tenho procurado fazer as coisas que todos sabem que tem que fazer como estar caminhando perto de 260km por mês ou cuidar um pouco da alimentação.

Para minha idade acho que é suficiente andar e se nunca fui de correr não é agora que devo começar.

Digo a minha idade quando sei que aquilo vai causar uma boa impressão pelo meu estado físico. Se não fosse assim aposto que eu ficaria caladinho mas não comento minha idade com as amigas mais novas.

Não sei se viesse a acontecer um AVC ou coisa parecida comigo se eu mudaria de ideia e me apegaria à vida, mas hoje, com certeza, eu gostaria de ser capaz de antecipar o fim.

Mas até lá eu estou aproveitando.

quarta-feira, 26 de março de 2025

NÃO É NADA ENGRAÇADO

A gente usa o termo "engraçado" para falar de coisas que não são nada engraçadas.

Precisei falar semana passada com uma pessoa que não tinha vergonha de pedir dinheiro emprestado para não pagar. Não sei, nem quero saber se continua assim.

Há mais de dez anos eu, que não sou parente, caí nessa também.

Mas foi um prejuízo pequeno comparado ao benefício dela saber que a partir dali eu não ouviria mais nenhuma estória triste nem depositaria nela qualquer confiança.

Tenho que me dar por feliz porque durante a vida toda não foram muitas as pessoas que me convenceram com estórias comoventes e com situações que seriam momentâneas mas que eram um modo de ser e de viver. Não pretendiam devolver um suposto "empréstimo".

Falar com ela me lembrou uma situação mais recente.

Quando a vida não te maltrata você fica mais suscetível a ser bonzinho e ser solidário com quem tem mais problemas que você, mas meu limite é atingido quando percebo aquilo como um mau hábito ou que talvez a pessoa esteja olhando para a minha testa e lendo: "otário".

Eu tinha uma pessoa na minha lista de pessoas a serem ajudadas sem que eu recebesse nada em troca e falava com ela e a auxiliava com uma certa frequência. A vida dela não é fácil e além de tratamentos de beleza que ela faz, também revende alguns produtos. 

Eu me comportava como um amigo dela e já devia ter visto isso, mas só acordei para o comportamento dela quando prestei atenção quando duas coisas aconteceram em seguida:

A primeira foi ela fazer um comentário a respeito do próprio irmão, que tem um ótimo emprego, como se ele não tivesse o direito de fazer algo bom para ele mesmo porque ela queria que ele fizesse algo por ela. O irmão ao negar com certeza a conhecia o pedir constante dela melhor que eu.

A segunda foi quando percebi que ela queria fazer um amigo meu de trouxa e pediu para ele pagar antecipadamente por um produto que ela tinha me dito que está fora de linha há alguns meses. 

Quando a pessoa mente muito, acaba sendo pega e para convencer ela mandou uma foto antiga dela com o produto como se fosse uma foto atual dizendo que tinha disponível e depois, quando confrontada, aceitou a admoestação e nem sequer tentou justificar.

É gente que também vive de pequenos golpes. Por mais que eu tivesse pena é uma pessoa para manter à distância.


segunda-feira, 24 de março de 2025

E O SUJEITO NÃO CONSEGUE FICAR CALADO...

 


Eu deixei de lado, mas ela é um monumento e outro dia desses eu revi uma foto dela, de costas, num final de tarde que dá bem para ver que maravilha que ela é. E lembrei dela aqui em casa. 

É outra de quem não tive todas as vezes que eu queria ter tido.

E a gente estava indo tão bem...

Não me arrependi nem acho que é hora de voltar para trás. Acho realmente que quebrou alguma coisa e que não vai mais funcionar do mesmo jeito.

Mas ela estava me vindo à cabeça de vez em quando e aquela foto é matadora. Não devia olhar mais.

Mesmo sem ter foto dela no whatsapp mandei uma mensagem de áudio. Talvez tivesse me bloqueado.

Foi curtinho mas eu disse que tinha quebrado alguma coisa e que eu só queria que ela soubesse que eu fiquei triste por isso.

Ela respondeu imediatamente. Mas não entendeu nada.

Não conhece a minha alma.

terça-feira, 18 de março de 2025

OLHANDO DE LONGE

 

Ela passa por mim umas duas vezes quase que todos os dias. Ela correndo, eu caminhando. Me dá prazer porque eu acho ela bonita e beleza me comove.

Ela sabe que eu olho.

Vou resistir e ficar quietinho.

VIDA DE RAINHA

Emprenhado pelos ouvidos, ele falou de minha irmã como se ela estivesse levando uma vida de rainha porque mora num apartamento que pertence ao espólio, assim como eu. No caso dela o espólio paga o condomínio e o IPTU, mas é só.

Mais uma vez eu tive que fazer as mesmas contas para ele. 

Ela mora lá porque não tem nenhuma possibilidade financeira de ir para outro lugar sem receber sua parte na herança e sobrevive sem reclamar com um salário mínimo de aposentadoria, alguns trabalhinhos eventuais que nem sempre acontecem e todos os meses ela pede um empréstimo para completar o mínimo que precisa até para comer.

Sei que morar lá, mesmo vivendo frugalmente, traz para ela alguma segurança e conforto.

Mas gostaria de ver como ele, que fala isso dela, viveria com pouco mais de três mil reais por mês.

segunda-feira, 17 de março de 2025

UMA GUERRA SEM FIM


Eu gosto muito dele, mas ninguém é perfeito.

Ele acha que vai resolver qualquer problema que os outros tenham e não conseguiram resolver, porque pensa vinte minutos e supõe que tudo que eles precisam é o que ele imaginou.

Recentemente alguém falou com ele sobre um Inventário, do qual eu faço parte e ele não. 

Eu não penso nesse assunto a maior parte do tempo. É uma forma de me poupar.

Ele, supondo que é capaz de convencer qualquer um de qualquer coisa, falou comigo mais uma vez porque imaginou que iria solucionar um assunto, que se arrasta há dez anos, com alguns minutos de conversa.

Embora tenha minhas convicções, sempre estou aberto para a possibilidade de estar errado e fazer um raciocínio diferente do meu. Então escuto e, depois de pensar, sou capaz de mudar. 

Mas também sou capaz de dar uma engrossada se a pessoa insiste em algo que eu acabei de dizer não.

Foi dele a sugestão dele de peticionar nesse Inventário contra vários atos de uma irmã. Ele argumentou que eu vinha falando há anos em peticionar mas não peticionava. 

Ele estava certo. 

Disse que era melhor que eu entrasse logo porque assim pelo menos um dia resolvia. Como fez sentido a colocação dele peticionei no ano passado.

A juíza ainda não despachou mas recentemente ela pediu um posicionamento quanto ao rito: arrolamento ou o rito judicial.

Deixar documentadas as provas das falcatruas em juízo foi uma forma de eternizar isso publicamente.

Fora de juízo eu já o já havia feito, conseguindo apenas que ela parasse com as manobras diversionistas e sem fundamento. 

A partir do momento que provei tudo que eu digo a respeito das atitudes dela, ela, quando quisesse falar alguma coisa a meu respeito também teria que apresentar provas.

No futuro, com esse registro oficial no Inventário, ela, não vai poder alegar que não fez o que fez e o melhor de tudo é que as provas de seus atos são suas palavras em e-mails dela mesma.

Nessa última conversa ele disse que eu estava prejudicando os outros herdeiros porque, segundo ele, eu controlaria completamente uma outra irmã. Eu respondi que não estou preocupado com isso já quero que os outros herdeiros foram coniventes com as falcatruas ao se eximir de se manifestar.

Se isso está pendente é porque não pretendo premiar com a impunidade a pessoa que fez várias ações condenáveis, mas tenho certeza que esses dez anos já foram um bom castigo para ela que é a única dos herdeiros que quer colocar a mão em algum dinheiro.

Outro fato importante a ser relembrado é que logo depois da morte eu sugeri que aquele Inventário poderia ser liquidado extrajudicialmente no máximo seis meses depois do pagamento dos impostos, deixando uma outra parte que dependia de outro Inventário para sobrepartilha.

Mas a irmã capaz de tudo que fez, com uma enorme de capacidade de convencimento, persuadiu outros herdeiros que isso não era possível. Ela também manipulava a advogada que era comum à todos.

Quando uma das herdeiras passou um e-mail dando conta que tinham sido enganados e que ela cada hora vinha com uma informação diferente, tanta coisa já tinha acontecido que os navios tinham sido queimados.

Já se passaram dez anos e por mim podem passar mais dez mas para que ninguém possa dizer que eu sequer pensei em liquidar esse assunto vou aceitar o convite dele para uma nova conversa.

segunda-feira, 10 de março de 2025

CALE-SE CALE-SE CALE-SE



E me aparece outro que acha que tem que mandar mensagens de bom dia no whatsapp.  

Como já disse a esse que não gosto de dar a mão depois que já lavei e estou sentado para comer, vou me obrigar a ficar quieto e apagar sem ler.

sábado, 8 de março de 2025

SEM COMIDA, SÓ CHAMEGO


Já aconteceu algumas vezes. Eu estava esperando uma oportunidade para filmar. Ontem aconteceu.

Tem algumas pessoas para quem dar comida a gatos de rua faz parte de seu dia. 
Eu não dou nada, mas às vezes um gato mira em mim e vem. E aí é só carinho, nada de comida.

Essa gata preta, quando tem vontade, vem e eu fico ali um pouquinho com ela desfrutando da atenção e ela roça em mim para deixar o cheiro dela.

O engraçado agora é que um dos filhotes dela, e apenas um, de um tempo para cá, quando vê aquilo, vem passa por cima dela, roça nela e em mim e fica se oferecendo para ganhar um pouco também.

Ela de vez em quando dá um pega nele para mostrar que aquele humano é apenas dela, outras vezes ela se afasta.

Não é que tem fêmeas de outras espécies que fazem a mesma coisa?





domingo, 2 de março de 2025

PENSANDO NOUTRA LONGA VIAGEM DE CARRO

Não vi razão para viajar no feriado de carnaval. Tudo cheio inclusive a estrada. 

Posso viajar quando eu quiser e comecei a pensar nisso. Consigo organizar o que precisaria da minha presença para ficar ausente mais tempo e fazer uma dessas longas viagens indo para onde o vento estiver soprando e parando aonde der vontade.

Difícil é achar onde eu ainda não fui.

UMA BONDADE COMIGO

 


Sou uma pessoa de hábitos. 

Talvez seja pela idade, embora eu tenha uma prima que diz que eu só sou velho quando é conveniente.

Às sextas-feiras costumo almoçar num restaurante que é uma franquia, aquilo que eles chamavam de prato do dia. No meu caso ele vem acompanhado de um suco de laranja natural de 300ml.

Quando termino sempre passo pelo caixa para agradecer e dizer que estava ótimo.

Na semana passada uma das moças do caixa me disse que estava voltando de férias e que ia confirmar para saber se ainda saía o prato do dia e em seguida disse que sim.

Nessa sexta fui lá e antes de pedir disse que eu tinha entendido que não tinha mais o prato do dia e a mesma moça me disse que tinha saído do cardápio, mas que para mim continuaria saindo.

Achei aquilo uma coisa muito especial. 

Em algumas ocasiões as melhores coisas não são as que precisamos mas aquelas que são um agrado, como era de vez em quando receber um suco de 500ml e saber que aquilo tinha sido proposital.

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

NÃO EXISTE CONSUMO DE ÁLCOOL SEM CONSEQUÊNCIAS

 


Em 2023 a OMS - Organização Mundial de Saúde vinculou mais de 200 doenças ao consumo de álcool, por menor que seja a quantidade consumida.

Vou diminuir mais ainda.

Eu bebo moderadamente mas, não faz muito tempo, eu estava viajando e tomei oito cervejas grandes com uma moça. O resultado foi que, depois de deixá-la em casa e chegar na pousada, fui direto para o banheiro e vomitei.

Isso me deixou sem vontade de tomar cerveja, mas eu estava com o hábito de levar um Cointreau para tomar quando tomava café fora de casa e passei a tomar um também, fora de casa, após a caminhada. 

Faz duas semanas mudei o hábito e passei a tomar dois copos de água de coco. Gostei da mudança. Vejo gente que não conheço, encontro alguns amigos, socializo um pouquinho e não sinto necessidade do álcool.

Quando recebo minhas visitas e ofereço algo para beber e muitas vezes a escolha é um espumante moscatel, que eu chamo de bebida para criança, porque é docinho.

Mas quando elas não querem beber eu também não bebo e não me faz falta nenhuma. Estou bem e relaxado e aproveito da mesma forma.

Esta semana recebi uma princesa e uma amiga dela para almoçar comigo e tomamos duas garrafas desse espumante. Numa situação como essa não pretendo mudar. Foi bom e não tenho nenhum arrependimento disso.

Li que os mais jovens estão diminuindo o consumo de álcool.

Abaixo tem um link para a Revista Pesquisa Fapesp, que tem informações mais consistentes a respeito do assunto:


https://revistapesquisa.fapesp.br/limite-considerado-como-consumo-moderado-de-alcool-cai-no-mundo/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=Ed327&utm_id=mai2023

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

PEQUENAS BONDADES

 


Fazer pequenas bondades se tornou um hábito porque a vida tem sido bondosa comigo e isso é uma espécie de retribuição. 

Aquelas pequenas coisas inesperadas fazem com que o dia da pessoa seja um pouquinho melhor.

Me peguei pensando nisso porque embora eu não saiba o motivo, fiz várias dessas pequenas coisas ontem. Talvez porque que tive um ótimo dia e isso me deixou muito bonzinho.

No final do dia fui deixar algo que me havia sido pedido por uma pessoa com quem saio sempre. Como o último lugar onde fui antes de passar na porta da casa dela era uma ótima padaria acabei também levando um bolo pequeno e charmoso.   

Agora fiquei pensando se ao fazer isso ela poderia confundir uma delicadeza com um ato de amor e esquecer que eu sempre deixei claro que eu não quero nada sério com ninguém.

FALTA DE VISÃO

 



Moro num prédio que tem alguns defeitos crônicos e outros por falta de manutenção. Resultado de quase trinta anos de falta de interesse e empenho por parte dos proprietários.

O apartamento onde moro, para onde mudei há mais de onze anos também estava num estado lastimável, mas fiz uma renovação plena e uma transformação completa.

Tanto o prédio quanto o apartamento eram toscos mas as intervenções no apartamento o tornaram algo bem diferente do que era.

Resolvi ter a disposição porque também me beneficiaria e, com muito trabalho, melhorei muito o estado do prédio em muitos pontos, mas falta fazer muita coisa para que ele fique razoável por dentro. 

O estado do telhado e da aparência da fachada sem manutenção há trinta anos vão entrar noutra lista das coisas mais difíceis de resolver.

Isso se reflete na pouca valorização dos apartamentos. A diferença de valor na venda de apartamentos iguais no espaço de mais de dez anos foi de apenas 16%. Perde feio para a poupança, para a inflação e até para um outro prédio novo que eu tenho acompanhado.

Eu já havia contribuído gerenciando melhorias quando não era, e de dois anos e meio para cá quando resolvi partir para o sacrifício e ser síndico.

Mas estou cansado de gente que, além de não ajudar, atrapalha e de outros, mais raros, para quem falta a educação para se comportar numa comunidade.