Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de agosto de 2025

GUARDAR OBJETOS PARA PROVAR QUE AMA ALGUÉM

 


Eu imaginava que tinha poucas coisas que não usava, e que tinha eliminado quase tudo de que não preciso. A última semana provou que isso era uma ilusão. 

Eu ainda tinha objetos que poderia ter eliminado há muito tempo. 

Fiz uma viagem para resolver um assunto e estive com uma pessoa capaz de me ajudar com atividades que comecei mas não terminei.  

Sozinho, poderia levar muito mais tempo para ver terminado.

Resolvi ir até em casa, pegar o material que preciso para terminar essas tarefas e viajar de volta para encerrar essas minhas pendências. 

Foi nessa volta em casa que veio a constatação do devaneio a meu respeito.

Eu tinha oferecido a uma pessoa os cds que separei para dar fim e abri um armário para ver se não tinha outras coisas que eu quisesse tirar da minha vida também.

Que surpresa! 

Eu tinha mais coisas para dar fim do que eu pensava. Algumas dessas coisas há um tempo absurdo.

Começou com uma batedeira, nova, lacrada na caixa que eu comprei há mais de dez anos, na intenção de fazer waffles que nunca fiz. 

Uma cafeteira italiana nunca usada que minha amiga Marília me deu de presente logo depois da minha separação. Faz 16 anos!

E continuou por uma seleção de vários dvds, alguns que ainda estão lacrados e nunca vi, mas não me dizem nada de especial.  

Me livrei disso tudo ontem.

Também tenho um conjunto de 6 xícaras de café nunca usado que me foi presenteado por uma pessoa muito famosa. Esse ainda deixei lá. 

Algumas dessas coisas eu guardava pelo apego às pessoas  que me deram, mas consegui ver que posso me desvencilhar desses objetos sem deixar de estimar essas pessoas. 

Posso fazer isso inclusive com algumas cartas que ainda guardo para provar meu amor por algumas pessoas. Vou guardar apenas as que tenham valor pelas coisas que estão escritas. 

Não são todas.

É um ponto de virada na minha vida.

sábado, 16 de agosto de 2025

AS COISAS IDIOTAS QUE VOCÊ CRITICA

 


Hoje você acha um idiota quem faz certas coisas, mas, se for um pouquinho honesto, vai admitir que lá no passado você pode ter feito alguma dessas coisas.

Algumas são muito difíceis de esquecer.

Mas o tempo passando serve pelo menos para que alguns aprendam a não fazer mais.

PROJETO DE VIDA COMO MATÉRIA OBRIGATÓRIA - O FUNDAMENTAL DIFÍCIL DE SE TORNAR REALIDADE

                                        

Eu tinha ficado encantado em tomar conhecimento que uma escola particular tinha, mas vi que passou a ser parte do currículo escolar.

Difícil é acreditar que eles venham a trabalhar a matéria com a importância que ela tem e fazer tudo como está magnificamente pormenorizado pela IA do Google:


" O Guia de implementação do novo Ensino Médio, publicado em dezembro de 2019, apresenta o Projeto de Vida como eixo central ao visar o desenvolvimento de jovens autônomos e protagonistas das próprias histórias de vida.   Em resumo, os documentos citados se articulam na intenção de formar jovens capazes de tomar decisões, fazer escolhas, traçar e executar planos relacionados ao futuro, possuindo habilidades e competências relacionadas ao aprendizado socioemocional, ainda mais evidenciado em cenários de crise como a que passa  a  humanidade ".

A intenção é maravilhosa, mas, de boas intenções o inferno está cheio.

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

UM FUTURO NEBULOSO

 


Em conversas com amigos tenho ouvido com frequência que os jovens estão pedindo demissão com muita facilidade. Um dos motivos que vejo para isso é a falta de perspectiva de crescimento e a facilidade para conseguir um outro emprego nas mesmas condições nessas posições mais baixas.

Dois deles me relataram a dificuldade de conseguir um ajudante de serviços gerais.

Um terceiro relatou que uma moça com três dias de trabalho pediu demissão porque achou um outro emprego que pagava mais que aquele e, sem sequer pensar nos outros que foram dispensados para que ela fosse contratada,  é triste pensar na burocracia que é cumprida para contratar pela CLT, falando por exemplo, apenas no exame admissional obrigatório por lei.

Ao mesmo tempo ouço falar de pessoas que não conseguem empregos que pagam melhor, porque não tem as qualificações para isso.  Algumas vagas existem e não conseguem candidatos preparados para preenchê-las.

Quando se fala em falta de perspectiva um outro fator a ser considerado é o analfabetismo funcional com pessoas que não conseguem entender sequer uma instrução simples.

Por outro lado outros tem a ilusão de que são capazes de se tornar patrão. Acham que são empreendedores. 

Por mais simples que seja o negócio ele demanda uma capacidade de organização e uma disposição para o trabalho que um empregado muitas vezes não tem. Quando tem, logo estará qualificado para uma posição de gerência.

Muitas pessoas que saíram de grandes empresas em programas de demissão voluntária descobriram que só sabiam ser empregados. Não tinham nem disposição nem capacidade administrativa para gerir seu próprio negócio.

ATITUDES ADMIRÁVEIS DOS EMPREGADORES

 


O restaurante deles é um sucesso e eu acabo sabendo de coisas que poucos clientes sabem, como por exemplo, que os garçons são muito bem pagos. Não sei a respeito do restante do pessoal, mas acredito que para manter talentos hoje você deve ser, no mínimo, justo.

Faz algum tempo eu soube que quando termina o dia de trabalho as moças que não tem transporte próprio tem à sua disposição um Uber que as leva em casa.

A última que eu soube foi quando caminhando encontrei duas moças que trabalham lá também dando uma caminhada no intervalo entre o almoço e do jantar e elas contaram que tinham acabado de sair da ginástica funcional.

Pois é, as moças que trabalham na cozinha e todos os outros que estejam interessados em fazer tem ginástica laboral no restaurante.

Gostar deles eu já gosto muito mas saber desse tipo de coisa faz com que eu os admire mais ainda.

sábado, 9 de agosto de 2025

EXIGÊNCIA DO REGISTRO DE ATAS DE REUNIÃO DE CONDOMÍNIO NO TÍTULOS E DOCUMENTOS É ILEGAL E ABUSIVA

 


Quando assumi como síndico no pequeno prédio onde moro o Bradesco, me fez todo tipo de exigência, incluindo levar para eles os Atos Constitutivos que eles tinham a obrigação de ter e por último exigiu o registro da ata de eleição no Registro de Títulos e Documentos.

Me levou uns 40 dias até poder movimentar a conta, tempo em que eu banquei as despesas do condomínio exceto as duas contas que estavam em débito automático.

Essa exigência de registro pelo banco é incorreta. Não existe lei obrigando a isso e ninguém é obrigado a nada a não ser por força de lei. 

Mas ou você não faz o que o banco quer ou não movimenta a conta.

O mandato do meu condomínio é de um ano segundo a Convenção.

Tudo certo no primeiro ano. O cartório registrou. 

No segundo ano o Cartório o Oficial veio a exigir, também irregularmente, que fosse feito também lá um registro dos Atos Constitutivos do Condomínio, o que, de acordo como prescreve a lei, já existia no Registro de Imóveis, ou ele não registraria a nova ata de eleição. 

Incorreto também, mas, na minha ignorância, acabei fazendo esse registro e pagando por isso.

Quando chegou o terceiro ano ele deu um bote para cima de mim querendo que eu pagasse uma série de taxas de 500 reais querendo me enquadrar numa regulamentação de outras pessoas jurídicas que não condomínio.

Não paguei e estava até bem pouco tempo conseguindo sacar para as despesas no caixa até o momento que logo depois de eu sacar eles exigirem o registro da ata.

O Bradesco permitiu que o síndico anterior movimentasse a conta durante mais de dez anos sem que fosse apresentada uma nova ata o reelegendo. Cabe uma ação contra o banco por ter permitido essa movimentação indevida e numa ação dessas deveríamos incluir o reembolso da exigência ilegal do registro da ata, que já que não é exigida por lei.

Confrontei a menos de um mês o oficial do Registro pedindo que ele recusasse o registro da ata por escrito dando suas razões e que eu não queria fazer isso, mas que estava disposto a levantar uma suscitação de dúvida junto à juíza corregedora e quando depois entrasse com uma ação contra o Bradesco, incluí-lo na ação.

Ele depois de analisar a situação está me pedindo para complementar o pedido e não sei ainda no que isso vai dar, mas eu que tenho uma mania horrorosa de achar que tudo tem que ser muito certo ando pensando em escolher para travar as batalhas que me afetam pessoalmente.

Minha vida não precisa dessas outras.

O CLIENTE QUE SEMPRE PEDE O MESMO PRATO

 


Ela é uma amiga e dona de um restaurante onde vou uma vez por semana e sempre peço o mesmo Penne com Filé. Ela diz para todos os funcionários que é necessário um cuidado especial com um cliente que sempre pede o mesmo prato, porque ele vai perceber qualquer nuance no preparo. 

Já disse a mim também que fala isso para eles.

E percebo mesmo.

Percebo a diferença no tomate, no molho, no sal.

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

BIRRA

 


Ela não tem problema de nenhum de autoestima e se vê como uma pessoa muito ocupada. Eu a vejo como uma alma boa e, posso estar errado,  mas também como uma pessoa que se vê mais ocupada do que realmente é.

Também acho que ela teria muita dificuldade em se manter por conta dela mesma e acho que a mãe sabia disso e que foi proposital não deixar uma situação de herança bem organizada e clara, a beneficiando de alguma forma, para que, na sua falta a filha não tivesse a oportunidade de meter os pés pelas mãos quando tivesse acesso a um pouco de dinheiro já que nunca administrou nada.

Até hoje a confusão deixada a favoreceu.

O que me incomoda é que ela nunca está disponível para fazer alguma coisa que outra pessoa precise porque "não tem tempo porque está trabalhando" ou tem uma outra desculpa qualquer para não fazer o que não tem vontade, mesmo prejudicando outras pessoas. 

Eu estou precisando que ela fotografe um documento para instruir um processo. Ela "não tem tempo" para achar esse papel.

Ela me parece feliz sendo do jeito que é, e que danem-se os outros. 

Para ela fazer alguma coisa que ela não tenha vontade, independentemente das irritações às quais ela der causa, tudo é muito difícil, mas acho que é muito pior por causa da teimosia que não lhe falta.

terça-feira, 5 de agosto de 2025

AS BOAS LIÇÕES SÓ SERVEM PARA QUEM ESTÁ PRONTO PARA ELAS

 


Há uns dois anos fui fazer uma massagem com ela e não achei grande coisa e eu nem lembrava disso.

Hoje ela me falou que eu disse para ela que ela não sabia fazer massagem e que eu ia fazer uma nela para ensinar.

O que ela me contou hoje é que aquilo que eu disse em vez de deixar ela chateada comigo fez com que ela se dedicasse a melhorar.

Não faz muito tempo ela bebeu da fonte de outra coisa que eu disse a ela. 

Que ela devia se tornar especialista em alguma coisa e não fazer várias ao mesmo tempo e não ser muito boa em nenhuma delas. 

Ela está fazendo isso e recentemente o sucesso tem batido à porta dela com frequência. Ela está ganhando dinheiro e criando uma tremenda reputação profissional.

Ela poderia escolher ser arrogante mas ela preferiu ouvir e ver onde poderia melhorar.

Hoje ela poderia dizer que os insights que a levaram até onde ela está chegando foram uma coisa dela, que foi a experiência que a ensinou, mas ela teve a delicadeza de me dizer que o que eu tinha dito a ajudou de alguma forma.

Eu não tinha nenhuma intenção de estar distribuindo ensinamentos. Eu só estava conversando com ela. Mas ela estava pronta para ouvir e tirar proveito daquilo.

Lembrei de um livro que eu já comentei aqui dizendo que não tinha prestado para nada, mas tinha uma frase que valeu toda a perda de tempo para ler todo o resto:

"uma ideia para qual você estava pronto"

Ela estava.

ELA NÃO É DO SEU MUNDO

 


Eu admito com tranquilidade o fato de que eu seja anacrônico. Estou mesmo fora dos tempos atuais em algumas coisas. Por exemplo, não tenho Instagram e gosto de fotografar. Não me importam os likes ou os seguidores.

Mas ela fez um comentário engraçado e mais de uma vez.

De vez em quando ela fala de alguém que esteve com ela e que tem sua fama relativa porque tem não sei quantos mil seguidores, mas isso me lembra um dos personagens criados pelo Chico Anysio, o Alberto Roberto que perguntava quem era a pessoa, que era muito conhecida, demonstrando sua completa ignorância:

"E você é o famoso quem?" era o bordão.

Ela me conhece bem nesse aspecto assim como eu a conheço e a frase dela para mim para definir essa situação é:

"Ela não é do seu mundo".

Isso define bem a coisa. 

Ela sabe que eu não conheço e que também não estou interessado em conhecer mas que escuto com atenção muitas das estórias dela, que tem um outro sabor exatamente porque "não são do meu mundo", quando representam uma vitória dela, por quem eu torço para que dê certo, ou quando conseguem me surpreender.

ME LIVRANDO

 


Conseguir profissionais para executar muita coisa onde moro é um problema. Eles tem mais clientes interessados que tempo para fazer tudo.

Há algum tempo um marceneiro fez um armário numa área de sol e depois que uma calha entupiu ele pegou chuva e a armação em volta das portas inchou e deformou já que não era de madeira sólida.

Faz tempo que eu quero que isso seja refeito e estava tendo dificuldade com conseguir que o marceneiro fizesse. A família inteira é de marceneiros e um sobrinho dele se ofereceu para fazer e me pediu duzentos reais para comprar madeira sólida e outras coisas para fazer esse serviço. Sempre prometendo entregar nos próximos dias e tentando me vender os problemas pessoais dele como desculpa.

Faz quase três meses disso e ele continuava dando desculpas e fazendo novas promessas e duma das últimas vezes disse que viria aqui no dia que eu iria viajar e eu respondi que não queria mais que ele viesse e pedi que me esquecesse porque ele estava me fazendo mal.

Antes de tudo porque seria apenas uma nova mentira e ele não viria mas também porque eu tinha chegado no meu limite e era melhor aceitar que tinha sido enganado e assumir isso como um erro meu ao confiar nele e procurar resolver com o tio dele, que demora, mas faz. 


JOGANDO "CONVERSAS" E OUTRAS COISAS FORA

Eu sou uma pessoa que guarda registros que pareçam ser úteis ou necessários em alguma situação futura. 

Normalmente isso é bom, mas tenho coisas que podem ser descartadas. Não serão mais úteis nem necessárias. 

Acabei de substituir um aparelho de telefone por outro e quem me ajudou a passar os dados de um para o outro me disse que no whatsapp eu tinha 100.000 mensagens.

Parece um número muito alto, mas eu gosto das paradas e de passar para outra sentença e uma frase com uma só palavra é contada como uma mensagem.

Tive tempo num aeroporto e saí jogando fora conversas inteiras e muitas mensagens isoladas. E ainda tem muito mais para jogar.

Mas ao mesmo tempo encontrei umas conversas com umas pessoas com quem quero falar novamente.

Tenho pastas de fotos de aniversários de outras pessoas guardadas no meu computador que vou jogar fora porque não faz o menor sentido para mim guardá-las porque já dei para a pessoa e não tem significado para mim. Estou guardando registros de terceiros.

Também andei separando mais CDs de música para dar fim.

Continuo meu processo de limpeza.


sexta-feira, 1 de agosto de 2025

APRENDENDO COM MEUS ERROS

 

Eu deveria andar com os óculos para ver de perto.

Não ando porque não acho necessário e umas raras vezes não verifico o valor que aparece no visor das maquinas de débito.

Estou errado. 

A partir de agora vou verificar todas as vezes.

Fui fazer compras no Atacadão anteontem à noite. Eu tinha pego uma embalagem com 12 latas de Coca-Cola que com o plástico rasgado perto de uma unidade, mas não me importei. 

Quando cheguei ao caixa, para facilitar peguei uma unidade de cada bebida para que ela passasse a quantidade e quando fiz isso com a Coca-Cola vi que a lata estava danificada e disse a moça que seriam apenas 11 latas e não 12. 

Ela depois me disse que aquela embalagem tinha que ter as 12 latas e perguntou se eu queria pegar uma outro pacote fechado. Fui buscar.

Voltei, passei o cartão e fui para casa.

Sempre dou uma olhada em todos os itens nas minhas notas de compras depois que chego em casa e quando olhei o valor total vi que era meio absurdo e percebi que a moça tinha me cobrado 11 pacotes de 12 latas, quando eu tinha levado apenas um.

Uma diferença de quase 400 reais.

No final da tarde do dia seguinte tive que voltar lá para que corrigissem o erro e fui atendido com bastante rapidez e depois de verificarem as imagens me devolveram imediatamente a diferença.

O processo todo não levou mais que 15 minutos mas teve o tempo que gastei para ir até lá e voltar.

Eu teria me poupado se tivesse apenas lido o visor da máquina antes de digitar a senha.

Mais um erro que a partir de agora vou evitar.

DEU ERRADO, MAS DEPOIS DEU CERTO

 


Prefiro chegar cedo no aeroporto.

Dessa vez não foi diferente. Cheguei cedo, fiz meu check-in, despachei uma mala, entrei para a área de embarque e fiquei esperando ao portão de embarque designado onde estava sendo feito o embarque de outro voo.

Quando foi se aproximando a hora do embarque outro voo estava sendo atendido no mesmo portão e eu esperei pacientemente, mas quando chegou a hora do voo fui ao balcão do portão e descobri que não iria conseguir embarcar no meu voo. 

Tinham feito o atendimento no portão ao lado e encerrado o atendimento do voo. Não avisaram da mudança de portão no serviço de som nem me chamaram onde eu estava sentado exatamente na mesma reta do portão originalmente designado.

Eu não conseguiria mais embarcar. Era perto de meia noite.

Fiquei incomodado com aquilo pensando que o próximo voo direto seria 24 horas depois. 

Eles tinham verificado que eu tinha feito o check-in e despachado mala e me realocaram sem custo, o que não foi nenhum favor, num voo 7 horas depois.

Garantiram que minha mala tinha sido retirada do avião e que eu deveria buscá-la no desembarque e despachá-la novamente.

Gastei mais de uma hora esperando inutilmente que localizassem e me devolvessem a mala e como não encontraram vi que não tinha mais nada a fazer e segui para o embarque.

Passei a madrugada no aeroporto. 

Não é a coisa mais agradável para se fazer, mas o problema apareceu e a solução possível e não tão ruim tinha aparecido imediatamente.

Fiz algo que nunca faço. Dormi durante um voo e quando cheguei só havia funcionários da companhia no embarque. Fui até lá para saber se tinha que começar com o procedimento para o extravio da mala. 

O funcionário atendendo perguntou meu nome e me disse que a minha mala estava no escritório deles e se podiam mandar entregar em casa porque estavam todos envolvidos com a liberação de um voo e eu concordei tranquilamente.

Voltei até ele só para confirmar se eles tinham meu número de telefone e ele confirmou, mas disse também que se eu quisesse esperar um pouco que eles me entregariam a mala imediatamente.

Não demorou muito eu estava saindo do aeroporto com a mala.

De novo, uma boa solução.