A mãe quando me mostrou o boletim do filho disse que estava mais difícil tirar um dez porque as professoras estavam tirando décimos quando encontravam um erro de português, mesmo quando a matéria não era essa.
As notas eram excelentes e eu achei bom que tivessem essa postura porque estamos vendo os padrões de desempenho ficarem cada vez mais baixos então vai ficar mais raro encontrar alguém que fale e escreva um português correto.
Um artigo de O Globo de maio de 2025 dá conta de que 12% dos que tem ensino superior completo são analfabetos funcionais.
Considerando a população total no artigo abaixo da CNN Brasil se vê que três entre cada dez brasileiros são analfabetos funcionais, segundo a pesquisa do Inaf.
https://www.cnnbrasil.com.br/educacao/tres-em-cada-10-brasileiros-sao-analfabetos-funcionais-aponta-estudo/
Me surpreende e me assusta pensar que as pessoas estão começando a ser atendidas por médicos formados à distância.
Hoje vi uma notícia a respeito do recorde de pedidos de demissão sendo 30% desses pedidos de mais jovens. Um estudioso do assunto sendo entrevistado disse que boa parte dos jovens não sabe nem escrever um currículo, por exemplo, não colocando lá dados básicos, como nome completo, filiação ou data de nascimento.
Não justifica, mas também é relevante pensar na falta de perspectiva de um bom futuro para a maior parte deles.