Semana passada encontrei no mesmo dia duas amigas.
Sair de casa, ver gente, mesmo que seja por um pouco, para mim que moro sozinho, principalmente nesse momento de distanciamento social, é fundamental para minha saúde mental.
Uma delas, que eu vejo com mais frequência, quando me viu disse que ia me abraçar e tentou justificar dizendo que nenhum de nós estava com Covid. Essa tem família e trabalha muito, mas estava precisando de um abraço e nos abraçamos com gosto e vontade.
Uma meia hora depois encontrei a outra que me disse ao estender o punho fechado para cumprimentar que agora era assim... E eu, que sempre a abracei, respondi que eu estava abraçando e ela me olhou com uma expressão de alívio, abriu os braços e nos abraçamos por um tempinho e ela me chamou para ir à casa dela e eu fiz como os cariocas, que aliás eu também sou, que dizem: "precisamos nos ver" e nem checam se tem o número de telefone da pessoa.
Tenho certeza que elas estavam precisando daquilo. E eu também! Muito !!! Eu sempre preciso de carinho. De receber e dar, mas para dar é preciso de alguém que receba.
Eu tenho brincado que eu só pego Covid se for de uma pessoa conhecida, porque os desconhecidos eu tenho mantido à distância mas eu tenho consciência de que pode ser dos conhecidos mesmo que eu viesse a pegar.
Mas, só para fazer graça de novo, eu não tenho intenção de pegar e só tomei a primeira dose da vacina. Imagina depois que eu tomar a segunda...
Pesquisei abraço aqui no blog e vi o quanto isso é importante para mim porque escrevi várias vezes sobre isso, porque gosto muito dessa estória de abraçar com gosto e vontade. E fui pesquisar abraço no google e achei mais um artigo que começa dizendo que 22 de maio é o dia do abraço e diz que além de nos fazer felizes de imediato, baixa os batimentos cardíacos e a pressão e fortalece o sistema imunológico.
O link para o artigo está aqui:
http://www.santacasamaringa.com.br/noticia/293/o-poder-e-os-beneficios-dos-abracos-para-a-saude
Tenho vontade de depois da segunda dose fazer uma camiseta com um botão desenhado, dizendo: Press the button if you really need a Free Hug !