Entre os livros
que tenho lido está o Mito da Caverna de Platão, o qual, até então, nunca
havia lido integralmente. Agora li. Estou procurando me reeducar. Leio,
sublinho e depois digito meu resumo, que às vezes não é tão fiel. Agora quando
estava buscando uma imagem para ilustrar achei essa da Faculdade de Ciência e
Teologia Eclética. Achei brilhante a colocação das legendas. Bem fácil de
explicar com o uso dessa imagem.
Abaixo vão minhas passagens preferidas:
O MITO DA CAVERNA - PLATÃO
Compara o efeito da educação e da sua falta na nossa
natureza a uma experiência como a seguinte:
Seres humanos habitando uma espécie de caverna subterrânea,
com uma longa estrada acima aberta para a luz e tão larga quanto a própria
caverna. Estão ali desde a infância, unicamente capazes de ver à frente. Existe
uma luz de uma fogueira acesa a certa distância, acima e atrás deles.
Os prisioneiros acreditariam cabalmente que a verdade não
seria nada mais senão a sombras projetadas na parede à sua frente.
Se libertado dessas correntes e curado dessa ignorância, o
que achas que ele diria se lhe disséssemos que o que vira antes era tudo uma
ilusão, estando ele mais próximo da realidade e voltado para coisas mais reais,
ele vê mais verdadeiramente. Não achas que ele ficaria confuso e que
acreditaria que os objetos que havia visto antes eram mais reais do que agora
lhe eram mostrados?
E se alguém o forçasse a fitar a própria luz, seus olhos não
doeriam e não daria ele as costas, fugindo na direção das coisas que é capaz de
ver, convicto de que são positivamente mais nítidas e exatas do que as que lhe
estão sendo mostradas? R: É o que ele faria. ....
No princípio, ele estaria incapacitado de ver as coisas novas.
Ele precisaria de tempo para adaptar-se até poder ver as
coisas no mundo superior.
De qualquer modo, eu o vejo assim: no domínio do
reconhecível, a Ideia do bem é a última coisa a ser vista, sendo atingida
somente com dificuldade; entretanto, uma vez que alguém a tenha comtemplado,
será necessário concluir que é a causa de tudo o que é correto e belo em
quaisquer coisas.
O poder do aprendizado está na alma de todos e o instrumento
do aprendizado de cada um é como um olho que não é capaz de ser girado da
escuridão para a luz sem que se gire o corpo inteiro. Esse instrumento não pode
ser girado sem efetuar uma conversão da alma inteira até que essa se capacite a
investigar o ser e o mais
resplandecente entre os seres particulares, a saber, aquele que chamamos de o bem.
A educação tem como certo que a visão já está presente na
alma, mas essa não a dirige corretamente e não arroja o seu olhar para aonde
deveria; trata-se da arte de redirigir a visão adequadamente.
A inteligência parece pertencer a uma qualidade mais divina,
que nunca perde o seu poder, mas que é útil e benéfica ou inútil e danosa,
dependendo do rumo de sua conversão. Ou nunca ouviste falar das pessoas tidas
como más ainda que inteligentes?
Entretanto, se uma natureza desse tipo houvesse sido
forjada, trabalhada continuamente desde a infância e libertada dos grilhões da
afinidade com o devir que a ela foram vinculados pela voracidade, a avidez e os
demais prazeres que levam sua alma para baixo e sofresse uma conversão para que
contemplasse as coisas verdadeiras e reais, então afirmo que a mesma alma da
mesma pessoa veria essas coisas com o máximo de nitidez, tal como acontece com
as coisas para as quais está agora voltada.
Como fundadores, é nossa tarefa, portanto, compelir as
melhores naturezas a alcançar o conhecimento, empreender a ascensão e ter a
visão do bm. Mas quando tiverem alcançado as alturas e o visto o suficiente,
não devemos permitir-lhes o que lhes é hoje permitido fazer. (Que lá permaneçam e se recusem a descer
novamente aos prisioneiros das cavernas e compartilhar de seus labores e
honras, sejam esses de menor ou maior valor.
A lei se preocupa em conseguir difundir a felicidade por
meio do Estado, conduzindo os cidadãos à harmonização mútua por meio da
persuasão ou compulsão e fazendo-os compartilhar entre si os benefícios que
cada classe é capaz de conferir à comunidade.
Mas fizemos de vós reis em nosso Estado e, por assim dizer,
condutores da colmeia tanto para vós mesmos quanto para o resto dos integrantes
do Estado.
Teu Estado bem governado se tornará uma possibilidade,
porque nele somente os verdadeiramente ricos governarão – não aqueles ricos em
ouro, mas aqueles que são abastados na riqueza necessária aos felizes, a saber,
uma vida boa e sábia.
Podes indicar qualquer outro gênero de vida que considera
com desprezo os cargos políticos além daquele do verdadeiro filósofo?
Mas certamente são os que não são amantes de governar que
devem governar, pois, caso não o façam, os amantes do governar, que são rivais,
por ele lutarão.
(O filósofo, constrangido
a governar, o fará como um serviço árduo prestado à comunidade e ao Estado, uma
obrigação, uma missão salvadora e um sacrifício – em absoluto como uma
atividade excitante e rendosa que o encha de vaidade e dinheiro – Nota do
tradutor)
...suas histórias fossem fictícias ou próximas da verdade
cultivavam outros hábitos aparentados a esses...
No que diz respeito a guerra,..., existe uma grande
diferença quanto ao oficial ser geômetra ou não.
O objeto real de todo o estudo é o conhecimento puro.
E quanto a essa trajetória do pensamento, não a chamarias de
dialética?
O exercício corporal forçado não produz dano algum ao corpo,
mas nada que seja ensinado compulsoriamente é retido pela alma.
Assim, não empregues força alguma ao educar as crianças
nessas matérias, mas ensina-as por meio do jogo ou da brincadeira. Essa forma,
inclusive, melhor revelará a ti as vocações naturais de cada uma delas.
A fadiga e o sono são inimigos do aprendizado.
Retemos desde a infância certas convicções em torno de
coisas justas e nobres; com elas somos educados como com nossos pais,
obedecemos a elas e as honramos.
E quando dissemos antes que aqueles aos quais seria dada
permissão para participar de discussões deveriam ser ordenados e estáveis por
natureza.
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