Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O COACH, O ANALISTA E O AMIGO.


Existem momentos que as coisas parecem brotar.
Algumas reflexões desaguam em insights, e pronto: estamos propensos não só a olhar com outros olhos a nós mesmos, como mais dispostos a sair daquilo que conhecíamos até então e andar noutra direção.

Homens são mais reativos do que reflexivos. Nós vamos levando a vida sem pensar muito nela, a menos que alguma coisa nos force a isso.
Hoje eu aprendi que eu não consigo mais viver no ritmo alheio, preciso estar no meu próprio ritmo. E foi por isso que senti a necessidade de ser mais reflexivo que reativo.

Uma amiga da minha irmã me contava, que ela pensava que estava tudo bem no casamento dela e entre saber que não estava e a separação, o espaço foi de apenas um mês. Ela estava me dizendo como achou útil o analista para elaborar toda essa situação.

Quando tentamos explicar alguma situação para alguém, acabamos deixando o que aconteceu mais claro para nós mesmos, principalmente quando o compromisso da outra pessoa é maior com o nosso crescimento, do que com o querer nos agradar. Querer agradar e dar razão ao amigo é mais fácil e parece ser a obrigação de amigo.

Questionamentos, só pelo fato de serem feitos, podem criar situações de dor e desconforto. Queremos parecer bons e com isso contamos nossas histórias de forma a projetar essa imagem. Quem se preocupa com nosso crescimento faz perguntas que nos fazem pensar considerando outras versões e motivações.

Somos mais honestos quando não estamos querendo impressionar ninguém e não fazemos questão de ter razão em tudo fizemos. Reconhecer onde erramos é importante para termos uma melhor noção do que realmente aconteceu.

Hoje o que pergunto é se o amigo pode suprir a falta do profissional e se do amigo estamos dispostos a ouvir o que precisamos ouvir, antes que tenhamos elaborado tanto que nos sintamos prontos para isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário