Total de visualizações de página

domingo, 8 de setembro de 2019

A VIDA É SIMPLES


A vida sempre me pareceu simples.
Nunca fui de pensar muito no que estava acontecendo para decidir o que fazer. Só achei que tinha que ser feliz. Pensar mais e escrever aconteceu mais frequentemente quando passei a ter mais tempo para isso mas tenho escrito mais esses últimos dias e acho que isso acontece quando estou me sentindo bem.

Escrever sem me preocupar com quem vai ler, sem ter a necessidade de ser lido é como se estivesse deixando um legado. 

Passei por aqui e deixei alguma coisa e já vale a pena se uma única pessoa aproveitar isso de alguma forma, mesmo que seja para se distrair.

Tem que ter alguma vantagem com o passar do tempo e com a idade. Já vivi tanta coisa... Conheci pessoas interessantes, algumas poderosas e tive minha cota de famosos. Já vi muitas coisas e gosto das sensações que tive, e de cada um dos poucos amores que vivi. 

Não tenho saudade de nada. 
Tudo teve seu momento. 
Reviver é apenas para contar dessas coisas. Tudo serviu para fazer de mim a pessoa que sou hoje e para minha vida ter sido essa trajetória que dura até hoje.

Ouço que minha casa é acolhedora, mas talvez seja porque é exatamente assim que me sinto.

Gosto desse momento de vida quando posso fazer pequenos gestos de generosidade com quem precisa, pequenas gentilezas com quem não precisa e abraçar quem precisa e quem não precisa também.

sábado, 7 de setembro de 2019

VERDADE: 13 MOTIVOS PARA DUVIDAR DE TUDO QUE TE DIZEM


Do livro de Hector MacDonald

É possível, inclusive, enganar os outros apenas contando verdades.

a maioria de nós manipula um ao outro na maior parte do tempo, selecionando as palavras que usa a fim de dar uma impressão particular da realidade

No livro, eu falo sobre "desinformantes" — pessoas que falam a verdade com a melhor das intenções, mas suas verdades, no entanto, criam uma falsa impressão da realidade.

Há séculos as pessoas têm usado a verdade inteligentemente com o intuito de enganar.

Fake news são excitantes e sedutoras demais. Chegar à verdade requer disciplina e esforço, e a maioria das pessoas parece não estar disposta a investir o tempo e a energia necessários para impedir a si mesma de ser enganada.



todo conjunto de fatos permite deduzir mais de uma verdade. Aprendemos isso desde bem cedo: os alunos indisciplinados sempre sabem como selecionar as verdades que melhor sustentem seu caso. Mas podemos não apreciar a flexibilidade que essas diferentes verdades oferecem

Em muitos casos, há uma variedade de maneiras genuinamente — talvez igualmente — legítimas de descrever uma pessoa, um evento, um objeto ou um princípio. São o que eu chamo de “verdades concorrentes”.

Pessoas instruídas, várias delas com educação de alto nível, seriam estimuladas por seus líderes a se sentirem ansiosas ou empolgadas quanto ao futuro, dependendo da narrativa

Mindset é um conjunto de crenças, ideias e opiniões que criamos e montamos a respeito de nós mesmos e do mundo ao nosso redor. Nossas posturas mentais determinam nossos pensamentos sobre as coisas, bem como nossas escolhas de ações.


base para que um conjunto de crenças e ideias sobre o assunto se cristalize em sua mente. Esse mindset pode continuar influenciando indefinidamente o que você compra, o que você diz e o que você come.
tendemos a ser mais receptivos a novas verdades que se encaixem em nosso mindset preexistente e resistentes àquelas que desafiam nossas visões consolidadas.

Todos nós vemos o mundo através de pontos de vista diferentes, formados em grande parte pelas múltiplas verdades que ouvimos e lemos. Ao mesmo tempo, outras pessoas estão sempre nos conduzindo a determinadas facetas e interpretações da verdade, intencionalmente ou não.

“De tempos em tempos, os políticos são obrigados a ocultar toda a verdade, alterá-la e até distorcê-la, se assim exigirem os interesses de um objetivo estratégico maior”, admitiu Tony Blair.

Este livro ...           para qualquer pessoa que esteja alarmada com o fato de que verdades estão sendo usadas para enganá-las..

ESSAS CONVERSAS QUE COMEÇAM DO NADA


Meu amigo Manolo talvez querendo dizer que era fácil falar comigo usou as palavras: "você com esse jeito de padre...". Talvez estivesse dizendo que sem querer acabava dizendo coisas que não queria dizer para ninguém. Achei muito engraçado porque não era de propósito mas nunca esqueci.

Acho que aprendi a escutar. 

Nessas últimas semanas tem acontecido algo com uma certa frequência. Nas mais diversas situações a conversa engata e vai embora e de vez em quando com pessoas mais próximas me surpreendem os assuntos e as revelações.

Com os outros a surpresa é pela facilidade como a conversa começa e como continua com facilidade com pessoas com quem a troca de palavras, pela situação, deveria ter sido algo efêmero.

Conversar me dá prazer.


domingo, 1 de setembro de 2019

UMA COISA LEVA A OUTRA


Literalmente foi há décadas. 

Foram setenta dias em Manaus. Eu estava esperando ser chamado para um concurso no qual tinha passado e aceitei uma proposta para gerenciar um restaurante porque meu irmão me disse que se eu não fosse iria perder tudo que havia colocado lá.

Eu só era sério mas não tinha nenhuma experiência na área.
Fui e foi uma boa experiência, e o restaurante embora bem frequentado não me trouxe muitas pessoas que eu achasse realmente bonitas e beleza para mim, como para Vinicius, é fundamental.

Mas existiu uma.

O pai era frequentador assíduo e um dia a levou. 
Como dizia Saint Exupéry fui ferido por um rosto.

Eu costumava ir às mesas falar com os clientes e o pai era conhecido. Algum momento consegui tirá-la da mesa e começamos a conversar uma conversa meio sem fim. 

Uns dias depois o pai voltou e eu disse a ele que queria o telefone da filha e ele me respondeu que daria mas que do jeito que as coisas estavam indo eu ia fazer com que ela terminasse o noivado dela.

Pensei por um instante. 
Eu ainda não a conhecia muito.
Nada tinha acontecido para fazer terminar um noivado.
Se eu pegasse aquele telefone eu estaria me comprometendo mais do que tinha certeza de que gostaria naquele momento.

Não peguei o telefone.
Eu era sério.
E continuo sendo.

Mas o presente me levou ao passado e comecei uma outra conversa sem fim um dia desses. E se fosse para decidir hoje mandaria o meu telefone e deixaria ela tomar a decisão