Total de visualizações de página

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

UM DIA TEM DEMAIS UM DIA TEM DE MENOS

 


Sexta-feira depois de caminhar eu tomo de duas a quatro meias cervejas e quando eu estava fazendo isso no lugar habitual um amigo ligou e eu aceitei na hora o convite para ir conhecer um restaurante que um cliente dele havia aberto na casa dele. Fui e a companhia dele e da família foi melhor que o restaurante.

No sábado eu não tinha nenhuma programação e nenhum convite e eu não costumo me convidar para ir para a casa de ninguém. Então como é o que eu tinha para o dia resolvi ir caminhar por uma hora por volta das cinco da tarde.

Parei meu carro no estacionamento de um restaurante que frequento e reconheci o carro de um grande amigo. Fui dar um abraço nele e na esposa mas acabei sentando na mesa que cada vez ficava maior e a caminhada ficou esquecida. Tive uma tarde muito divertida e só saí de lá por volta de oito da noite.

Resolvi dar uma passada no shopping mas a avenida estava bloqueada para retorno então desisti e fui para um lugar onde de vez em quando almoço. Encontrei outro amigo e jantamos juntos e novamente muitas risadas.

Quando saí com ele na direção de nossos carros encontrei duas primas que estavam indo para um restaurante próximo e nos convidaram, ele recusou o convite e eu disse que iria pelo menos para passar 10 minutos com elas. Os dez minutos duraram até as 11 da noite quando fomos todos embora.

E tem dia que não tem nada...


quinta-feira, 10 de agosto de 2023

VOCÊ ESTÁ MUITO BEM

 


Há muito tempo eu não fazia exames de rotina então há pouco mais de três meses pedi a um primo que solicitasse exames de rotina que ele achasse que eu devia fazer e quando vieram os resultados ele me disse que a única coisa que preocupava era o açúcar que estava alto e queria me mandar imediatamente para um endocrinologista.

Eu disse a ele que tenho um paladar infantil e fotografei as coisas que eu tinha em casa para mostrar do que eu estava falando e falei que antes de ir para o endocrinologista eu ia fazer minha parte corrigindo os hábitos alimentares e iria repetir os exames em três meses. 

Hoje fiz os exames e estou seguro que eles vão apresentar melhores índices até porque fui dedicado e acabei de ler um artigo da Pfizer diz que a perda de três a cinco quilos de peso já dá uma grande redução no nível de triglicérides.

Junto com os exames que ele havia pedido fiz mais alguns que uma amiga nutricionista queria que eu fizesse.

Os efeitos dessa mudança estão se fazendo visíveis e recentemente estive no aniversário de uma amiga da minha filha onde encontrei com os pais dela que são amigos nossos desde que as duas eram menininhas. No dia seguinte ela mandou uma mensagem para minha filha, dizendo que eu estava bem, reforçando que eu estava muito bem.

Isso é muito bom porque é uma percepção alheia, porque às vezes nós nos enganamos a respeito de nós mesmos e lembro da seguinte estorinha:

A mulher foi ao dentista e enquanto estava sendo atendida começou a ter a impressão que se transformou em certeza de que conhecia o dentista e que havia estudado com ele. E continuou a observar pensando consigo mesma que ele estava acabado, que a vida tinha maltratado ele e coisas do gênero.  Quando acabou o atendimento ela disse a ele:

- Você não está me reconhecendo mas você foi da minha sala na escola. E ele respondeu:

- E a senhora foi minha professora de que?

QUEM NÃO SOFREU COM A COVID QUASE QUE ESQUECEU DELA

 


Não tive Covid e as pessoas mais próximas que tiveram com sintomas sérios não são pessoas com quem convivo. Morando sozinho aprendi a ver o conforto que tem nisso, mas eu gosto de gente e sinto prazer na companhia das pessoas, e senti muita falta desse convívio, mas, numa situação normal, quando dá a minha hora eu não tenho nenhum problema com voltar para casa e estar acompanhado apenas de mim mesmo.

E, para ser sincero, tive alguns privilégios durante esse período, continuando a sair para caminhar, sendo recebido para almoçar em determinado lugar e conseguindo uma massagista com uma amiga, porque eu queria, por mais engraçado que isso possa parecer, alguém que passasse a mão em mim.

Ultimamente tive interesse em acompanhar os efeitos da Covid na economia notadamente no comércio e tenho ouvido dos negócios que fecharam e nunca mais abriram e dos empregos que não resistiram ao prolongamento do problema.

Conversando com pessoas com quem tenho encontrado regularmente a respeito da época da pandemia, duas dessas pessoas me contaram que passaram por situações extremas, sendo que uma delas esteve doente por cinco meses, passando por UTI e tudo mais que isso significa e o outro separado embora tenha família ficou isolado por 40 dias.

Quando depois vim a ter chikungunya, ela foi rápida e encontrei logo tratamento para os sintomas que ficariam como sequela e isso funcionou muito bem para mim.

Tenho muitos motivos para ser grato.