Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

ESSAS PEQUENAS GENTILEZAS QUE FAZEM A VIDA MELHOR

Num dia pedi um late check-out no hotel onde estava e num instante, com uma consulta rápida ao computador pelo recepcionista, sem nenhuma dificuldade consegui. 

No dia seguinte fui a uma loja onde iria buscar três volumes já comprados e ocupariam bastante espaço e também exigiriam um pouco de criatividade para colocar num carro pequeno e estava muito interessado se iriam caber junto com umas cadeiras nas quais eu havia ficado muito interessado. Para isso a primeira coisa que fiz foi ir a expedição de mercadorias explicar minha questão. O funcionário de quem eu apenas esperava uma resposta saiu de lá e foi comigo ao interior da loja que é grande e tem muitos ambientes para ver do que se tratava exatamente. Só não levei as cadeiras porque as que constavam na hora do pedido já estavam vendidas, mas admirei a boa vontade.


Dali saí para a estrada e algumas horas depois resolvi almoçar num lugar onde eu me lembrava ter experimentado algo muito interessante da churrasqueira. 

Foi tão bom quanto da primeira vez e eu quis levar para ter novamente o prazer de comer um pouco mais de algo que eu havia gostado tanto. Não havia muito mais naquele espeto e o dono do restaurante estava passando por ali e me disse que em mais algum tempo ele teria um novo espeto mas eu achei que não era o caso de esperar então eu levaria o que não era muito mas estava pronto. Ele disse então que não iria nem cobrar. 
Eu não o conheço. Não sou um cliente frequente e era a segunda vez que eu estava passando ali em oito meses.

Lembrei do dia que estava na fila do caixa com o livro O Mundo em Infográficos quando um rapaz me perguntou se era mesmo o último. Eu disse que era, mas que se ele quisesse eu não me incomodaria de ceder para ele. Cedi e umas semanas depois encontrei na mesma loja o meu exemplar também em oferta. Parece que era para eu ter o meu.


O que aconteceu comigo foram coisas pequenas feitas por pessoas que eu não conhecia e que tornaram minha vida mais agradável e que vão fazer com que eu continue a fazer as pequenas coisas para que a vida das pessoas com que tenho contato seja melhor, mesmo que eu não as conheça.


segunda-feira, 22 de agosto de 2016

UMA PROFESSORA INESQUECÍVEL

Minha filha diz que eu não esqueço disso. 
Hoje eu lembrei novamente, mas faz muito, muito tempo.
Ela estava nos primeiros anos de escola e houve uma reunião de pais e eu estava lá quando a professora dela me disse:
- Essa menina é linda! e emendou:
- Essa menina é a cara do pai!
Posso esquecer?

E lembrei de uma estória que eu conto como se tivesse presenciado, do pai que também foi a uma reunião no colégio do filho pequeno e levou o filho para ver a professora do ano anterior. 

Há de se dizer que a professora era um sonho de tão bonita e chegando na sala o pai disse a ela que o filho tinha falado que não podia ir a reunião de pais sem ver a professora do ano passado.
Foi quando o filho puxou o pai pela calça e disse:

- Ô pai, quem disse isso foi você!

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

PSICOLOGIA POSITIVA - MARTIN SELIGMAN

A Psicologia sempre se preocupou com o que as pessoas tem de errado. Martin Seligman, psicólogo americano, se concentrou em valorizar o que elas tem de certo.
Ele incentiva o conhecimento das qualidades pessoais mais fortes de cada pessoa como um caminho para lhes trazer a felicidade que ela chama de autêntica. 

Através de um questionário na internet, que dá imediatamente as respostas, você pode descobrir seus pontos fortes. O link é: 

http://www.authentic-happiness.com/home/Discover-Your-Strengths

São 24 as "forças pessoais" identificadas.  Ele defende que você deve se concentrar em desenvolver as primeiras seis.


Aqui vão as primeiras 12 de um questionário específico para ver se você não se interessa em responder o seu:


1. Apreciação da beleza e excelência

Você observa e aprecia a beleza, excelência, e / ou desempenho habilidoso em todos os domínios da vida, da natureza à arte, da matemática a ciência e a experiência cotidiana.
2. Amor a aprender
Você adora aprender coisas novas, seja em uma classe ou em seu próprio país. Você sempre adorava a escola, ler e museus de todo e qualquer lugar, há uma oportunidade para aprender.
3. Curiosidade e interesse no mundo
Você é curioso sobre tudo. Você está sempre fazendo perguntas, e você acredita que todos os assuntos e temas são fascinantes. Você gosta de exploração e descoberta.
4. Discernimento, pensamento crítico, e mente aberta
Pensar as coisas e examiná-las de todos os lados são aspectos importantes de quem você é. Você não tira conclusões precipitadas, e você confia apenas em evidências sólidas para tomar suas decisões.  Você é capaz de mudar de idéia.
5. Bondade e generosidade
Você é gentil e generoso com os outros, e você nunca está ocupado demais para fazer um favor. Você gosta de fazer boas ações para os outros, mesmo que você não os conheça bem.
6 . Inteligência social
Você está ciente dos motivos e sentimentos de outras pessoas. Você sabe o que fazer para se encaixar em diferentes situações sociais, e você sabe o que fazer para colocar os outros à vontade.
7. Bravura e coragem
Você é uma pessoa corajosa, que não se retrai por ameaça, desafio, dificuldade ou dor. Você fala para o que é certo, mesmo que haja oposição. Você age de acordo com suas convicções.
8. A honestidade, autenticidade e genuinidade
Você é uma pessoa honesta, não só por falar a verdade, mas por viver a sua vida de uma forma genuína e autêntica. Você é pé no chão e sem pretensão, você é uma pessoa "real".
9. Humor e diversão
Você gosta de rir e brincar. Trazendo sorrisos para as outras pessoas é importante para você. Você tenta ver o lado da luz de todas as situações.
10. Atenção, prudência e discrição
Você é uma pessoa cuidadosa, e suas escolhas são sempre as prudentes. Você não diz ou faz coisas que você poderá  se arrepender mais tarde.
11. Perspectiva (sabedoria)
Embora você não pense em si mesmo como sábio, os seus amigos têm essa visão de você. Eles valorizam a sua perspectiva sobre as questões e para o aconselhamento.  Você tem uma maneira de olhar o mundo que faz sentido para os outros e para si mesmo.
12. O auto-controle e auto-regulação
Você conscientemente regula o que você sente e o que você faz. Você é uma pessoa disciplinada. Você está no controle de seus apetites e suas emoções, e não vice-versa.

BARULHINHO QUE ACALMA


Coloquei um armador de rede dentro do quarto e de vez em quando, quando estou nela,  me balanço um pouco. Não é porque é divertido que faço isso, mas pelo barulho que faz quando esse balançar é lento, quase parando. 

Esse rangido preguiçoso que muda de lado é muito tranquilizador. 


sexta-feira, 5 de agosto de 2016

DA ILHA PARA CÁ - UM ESPETÁCULO EXCEPCIONAL

           DA ILHA PARA CÁ - AGOSTO DE 2016 - SESC PETROLINA

                                             EUGÊNIO CRUZ
                                     ROSYALINE BEZERRA
                                        FABIANA SANTIAGO
                                          CAMILE YASMINE
                                           
                                             JOYCE GUIRRA

Tive a oportunidade de ver muitas coisas em música, dança, teatro e com isso eu quero dizer que eu tenho como comparar aquilo que eu gostei muito e aquilo que eu achei excepcional.

Este é um espetáculo excepcional. Já vi mais de uma vez e vou ver de novo sempre que tiver a oportunidade.


Um músico e compositor talentoso com mais dois músicos e quatro cantoras da região de Petrolina e Juazeiro que fazem algo que não é regional e que deveria ter a oportunidade de cruzar fronteiras e se apresentar em outros estados.