Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

NÃO ESPERAR PELO IDEAL


Algumas situações em nossas vidas parecem nos amarrar.
Parecem de difícil solução ainda que façamos algum esforço no sentido de resolvê-las, mas temos que reconhecer quando não estamos fazendo tudo que podemos para que isso aconteça, mesmo que fosse apenas consistentemente desejar todos os dias que elas se resolvam.

Estou no final de uma obra que estou fazendo para um cliente e nessa reta final tenho esbarrado numa falta de compromisso e profissionalismo de alguns profissionais e isso é uma das coisas que tem me incomodado muito porque dá uma forte sensação de que as coisas não estão andando e de que estou sendo incompetente para fazer com que andem.

Então, algo que estava me dando um enorme prazer passou a ser uma fonte de ansiedade tanto de dia como à noite e essa ansiedade veio trazendo outras razões que não tinham nada a ver com a obra para que mais ansiedade viesse.

Nesses últimos dias algumas coisas boas aconteceram, como finalmente conseguir algo que venho tentando há quase dois anos e era algo que foi difícil de acontecer mesmo tentando alternativas e o sucesso no vestibular e finalmente ter quebrado uma barreira dos 80 kg  de peso, mas nada parecia dar prazer duradouro e que compensasse. 


Agora há pouco uma pessoa querida me ligou contando da possibilidade que surgiu para resolver um outro assunto que eu gostaria de resolver há alguns anos e que mudaria a minha vida neste instante pelas possibilidades que criaria e me vi desejando a situação ideal esquecendo quantos anos passei esperando por alguma solução e deixar de ver que o ótimo é inimigo do bom.

Qualquer solução que se apresente como uma possibilidade real muda completamente a expectativa de nada pela esperança do que é possível e me cria possibilidades que não existiam até ontem.


Está na hora de, dentro do razoável, desapegar novamente.

PARA ENTENDER O SUICÍDIO



De repente veio o entendimento do que algumas pessoas querem dizer quando pensam em suicídio.

Eles sentem uma dor tão grande que tudo o que querem é que essa dor pare.

domingo, 28 de dezembro de 2014

COMEÇAR DE NOVO

Cursei Administração na UFRJ e no penúltimo ano de faculdade passei no concurso do Banco do Brasil e mudei para São Paulo. Para completar o curso ficaram faltando apenas duas matérias que nunca fiz. Na época não me pareceu crucial.

A vida foi acontecendo sem que isso fizesse falta.

Isso se deveu à maneira de ver e levar a vida.

Há menos de dois anos resolvi mudar a minha vida e ainda estou procurando a quais tribos pertencer. Estou procurando o equilíbrio. Nunca será por opção minha ser mais presente do que deveria.


Tenho prazer em raciocinar, ouvir e encontrar soluções para problemas. Muito do que tenho feito envolve isso. Acho que é aí que eu adiciono valor e nesse último ano algumas das soluções que encontrei envolveram o estudo da lei e de soluções legais.


A intenção de fazer algo mais inteligente com meu tempo, a vontade de estar num ambiente de pessoas com as quais eu me identifique mais e o fato de ter essa disposição me levou a tentar um Vestibular para Direito sem abrir um livro e sem muita expectativa de passar. Se eu não passasse valeria pela experiência para saber se eu gostaria de fazer uma nova tentativa me esforçando mais.


O fato é que passei numa ótima colocação e vou começar essa faculdade para ver como vou me sentir e para onde a vida vai me levar.


De novo.

sábado, 27 de dezembro de 2014

ME SENTINDO MUITO ANSIOSO


A ansiedade tem me maltratado muito. 

Me lembro de uma única vez que senti algo parecido, quando acordei com uma sensação de falta de ar anos atrás, mas recentemente tenho tido essa sensação noites seguidas.


Vem sensações horríveis de que não vou conseguir dormir, constrição, falta de ar, que se iniciam com o pensamento em alguma coisa que está acontecendo e não estou conseguindo resolver. Tenho tido a sensação de que muita coisa está pendente e que não se resolve e é verdade que algumas coisas dependem de mim mas em relação a algumas coisas que eu não consegui estou esbarrando na falta de profissionalismo.


Para conseguir dormir não acho posição e lugar e me vem à mente várias situações que não estou conseguindo resolver da forma como gostaria nem com a rapidez que gostaria, mas com isso vem outras pendências e  uma sensação de incapacidade.


Até a gola da camiseta incomoda.

Tento respirar profundamente, tento ouvir um mantra mas quase nada funciona.

Mesmo nestes últimos dias com coisas boas acontecendo o sentimento permanecia.

Essa noite não foi tão mal, mas a insônia permanecia.



domingo, 14 de dezembro de 2014

SABER COM QUEM SE CONTA

Foi há poucos dias.
Surgiu uma situação imprevista com uma pessoa com quem sempre fui muito ligado e considero a pessoa mais preocupada comigo neste meu momento de vida. Não havia disponível a solução mais adequada e para evitar a sensação de que estaria sozinho para resolver como fazer e os sentimentos que acompanham essa sensação resolvi tomar uma atitude que também envolvia alguma disposição física.

Era o que eu podia fazer.

Eu fiz.

Fico feliz porque mesmo em coisas menores é extremamente importante saber com quem se conta.



domingo, 7 de dezembro de 2014

PENSANDO ONDE ESTOU ERRANDO


Tenho me questionado a respeito de como me vejo e se realmente estou me vendo.
De como minha vida é e como eu penso que ela seja.
Se "estou vendo minha própria nuca".

Tentando me aproximar da realidade e não sei o quanto isso é bom porque a ausência dessa total consciência nos faz mais felizes com as ilusões do que pensamos ser.
Essa ilusão nos ajuda a sobreviver.

Geralmente nos temos em alta conta. Normalmente pensamos que somos melhores do que realmente somos quando finalmente conseguimos ver a nossa própria nuca, ainda que levemente nos conformamos que o mundo não é como gostaríamos que ele fosse.


Esse pensamento de que  o mundo e as pessoas deveriam ser da maneira como os idealizamos é uma fonte de insatisfação quando o ritmo, a ética e maneira de agir não corresponde ao que imaginamos como correto e reto.


Ter colocado a sinceridade e a honestidade como valores primários algumas vezes tem me trazido mais problemas do que soluções. Não sei se ser menos sincero ou reagir de uma forma diferente me traria soluções mais satisfatórias porque isso me tiraria uma das maiores satisfações que tenho que é tentar ser íntegro.


O questionamento veio também por conta de coisas que aparentemente não preciso e da independência que tenho dos outros já que ela se revela uma estratégia de sobrevivência.

Sempre me sinto tentando não ser presente demais.

Tem conversas que vem lá de longe e voltam como a de eu me bastar mas a carência e a solidão existem, apenas aprendi a lidar com elas.


Se a reflexão está vindo é porque neste instante não está me bastando apenas seguir adiante já que a rotina em si não tem se revelado suficiente para preencher a vida.


Fazem alguns meses que a vida foi mais povoada de obrigações e coisas desagradáveis do que prazeres e veio a necessidade de sentir que esse momento já passou e que posso seguir sendo feliz novamente.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

O ABRAÇO DA GATA

Beleza me comove.
Eu já disse isso muitas vezes...

Uma noite num bar perguntei se podia fotografar uma moça que eu achei uma graça. Tirei umas fotos dela que eu acho que ficaram boas, até porque muitos amigos dela curtiram e comentaram.


Tenho quase certeza de que não nos vimos pessoalmente depois disso. 

Já faz alguns meses.

Há uns dois dias eu a encontrei e a cumprimentei, mas ganhei um super abraço.


Ela me comoveu novamente.

AH, AS CRIANÇAS

Eu não tenho uma explicação para essa ligação instantânea que muitas crianças tem comigo. Embora isso seja comum de uma dessas últimas vezes até a mim surpreendeu.
Era show num teatro de arena e eu estava circulando porque estava fotografando. Quando descendo uma escada encontrei uma garotinha brinquei com ela mas depois ela ficava extremamente amistosa cada vez que me via e queria monopolizar minha atenção. 

A pessoa, talvez a mãe, que estava com ela me deu a explicação de que ela havia me visto num outro show e que por isso pensava que me conhecia.

E a pequenininha estava com muita corda!

PRAZER NO TRABALHO


Estou construindo, administrando uma obra para terceiros que tem me deixado ocupado e satisfeito com o resultado. Essa é uma obra que depende de mim para ter o ritmo que está tendo e quando necessário tenho me feito presente e tomado decisões que se aproximam mais da velocidade que quero para o que acontece na minha vida. 

Isso tem compensado um pouco a lentidão com que outras coisas tem acontecido


As pessoas que me contrataram tem a mesma pressa que tenho de resultados e vem de uma região que tem o hábito do querer ver acontecer rápido. Tem a expectativa de que isso pode acontecer. 


Estou sendo bem pago mas tenho certeza de que eles sabem que está valendo a pena.