Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

ISSO EXPLICA MUITA COISA

Levantamento de forças de caráter

Sua Força Top
Apreciação da beleza e excelência
Você observa e aprecia a beleza, excelência, e / ou desempenho habilidoso em todos os domínios da vida, da natureza à arte, da matemática a ciência e a experiência cotidiana.

Sua Segunda Força
Amor a aprender
Você adora aprender coisas novas, seja em uma classe ou em seu próprio país. Você gostava da escola, ler e de museus de todo e qualquer lugar. Há uma oportunidade para aprender.

Sua Terceira Força
Curiosidade e interesse no mundo
Você é curioso sobre tudo. Você está sempre fazendo perguntas, e você acredita que todos os assuntos e temas são fascinantes. Você gosta de exploração e descoberta.

Sua Quarta força
Discernimento, pensamento crítico, e mente aberta
Pensar as coisas e examiná-las de todos os lados são aspectos importantes de quem você é. Você não tira conclusões precipitadas, e você confia apenas em evidências sólidas para tomar suas decisões.  Você é capaz de mudar de idéia.

Sua Quinta Força
Bondade e generosidade
Você é gentil e generoso com os outros, e você nunca está ocupado demais para fazer um favor. Você gosta de fazer boas ações para os outros, mesmo que você não os conheça bem.


Este é um exemplo dos primeiros cinco resultados dos testes do Site Felicidade Autêntica, que como só está interessado no que é positivo, só irá falar bem de você.

O INIMIGO QUE VOCÊ NÃO CONHECE


O pior inimigo é aquele que a gente não conhece me disse uma pessoa fazendo referência a um superior. E eu sabia exatamente do que ele estava falando porque muitas vezes estive numa posição privilegiada para observar o comportamento da pessoa de quem ele falava. Na época pensei sobre o assunto, mas mais tarde esse tipo de observação sempre me serve ao refletir sobre outras situações.

Normalmente esperamos o melhor das pessoas principalmente daquelas que tem uma reputação de pessoas boas, mas observando o comportamento de algumas conseguimos ver que alguns tem essa fama porque aprenderam a dar essa impressão. Sabem o que as pessoas gostariam de ouvir deles e dizem essas coisas mesmo que elas não sejam genuínas.


Se conseguem o que querem está tudo muito bem, mas se não corre tudo como planejaram, apunhalam pelas costas minando a reputação daqueles que acha que não estão contribuindo com seus planos ou com sua maneira de ver a vida.


Todos nós desejamos ser bons, mas o problema é quando isso é apenas o desejo de causar uma boa impressão. Não é tão fácil ver o que é genuíno e o quanto foi o aprendizado do que é conveniente para levá-los mais perto de coisas que eles desejam, fazendo de conta que realmente fazem o que seria bem visto, criando relações proveitosas com os que o cercam. 


Lembrei de um canalha, mas esse acaba mostrando quem é com tanta clareza e frequência que, pelo menos nesse aspecto, não engana ninguém.

DESEJANDO UM LUGAR DO QUAL SÓ OUVI FALAR

Feriados de carnaval se aproximando e eu sentindo que está na hora de sair da obrigação e fazer alguma coisa que eu goste.
Nunca fui a Chapada Diamantina e estou a seis horas de carro de lá.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

FELICIDADE AUTÊNTICA - MARTIN SELIGMAN

Numa palestra vi Martin Seligman, adepto da psicologia positiva, que diz que as pessoas devem trabalhar mais os pontos fortes e potencial humanos ao invés de neuroses e patologias.

Seligman acredita que a felicidade autêntica vem de identificar, valorizar e cultivar nossas características básicas e usá-las todo dia em cada aspecto da vida.

Uma forma de identificar nossas características fundamentais é através dos testes gratuitos no site http://www.authentichappiness.sas.upenn.edu/Default.aspx

Eu fiz o teste completo.

Ele identifica 24 características pessoais e a teoria dele diz que devemos nos concentrar nas cinco mais importantes.

NÃO POSSO SER CÚMPLICE


Não que o incômodo não existisse antes, mas uma outra pessoa o trouxe de volta com muita força quando comentou comigo a respeito do poder das palavras porque estávamos presenciando o destempero de alguém que naquele instante, em altos brados, denegria indevidamente a imagem de uma cliente que estava vindo em seguida, por motivos muito justos e de maneira educada, formalizar o cancelamento de um negócio.

Aquela conversa acabou me levando muito mais longe. 

Não havia para mim novidade quanto ao caráter de uma pessoa capaz de, entre muitas outras coisas, tirar fotos de momentos íntimos com uma namorada que convivia com a família e sair exibindo. 

Eu já havia me afastado, fazendo questão de me colocar de maneira muito clara ao vê-lo comprovadamente tentar prejudicar alguém que o havia ajudado muito e de quem sou muito próximo.

A conversa a respeito do que acontecia me levou a pensar que eu estava presenciando ou tomando conhecimento de atitudes estúpidas e grosseiras dessa mesma pessoa com outros que não tinham a capacidade de se defender, muitas vezes por razões de sobrevivência econômica.  

Se eu estivesse lidando com pessoas de quem eu gosto eu estaria interessado na conscientização das atitudes para que a partir disso ele pudesse se tornar uma pessoa melhor.
Não é o caso.

Foi quando veio o raciocínio mais contundente.

Mesmo sem trocar quase que nenhuma palavra com aquela pessoa, estar no mesmo ambiente e não ter uma atitude de defender o mais fraco era como se eu estivesse compactuando com aquilo.

Não posso ser cúmplice disso.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

ESCOLHENDO SER FELIZ COM ELA

Uma grande diferença de gênero é que depois de uma briga de casal, em sua maioria, homens querem um tempo para ficar quietos e as mulheres querem imediatamente discutir o assunto. É impossível contar quantas vezes eu fiquei calado durante muito tempo depois de uma briga de casal.

Muitas vezes pensei que era melhor não falar porque conversar zangado tornaria as diferenças na maneira de pensar tão grandes que poderia tornar inviável continuar junto e não era isso que eu queria. Depois de passado um tempo a vontade de estar bem com a pessoa amada fazia com que eu tentasse me aproximar, muitas vezes sabendo que havia uma diferença entre os dois que ainda estava por ali, mas que ainda não havíamos encontrado a abordagem certa para conversar sobre o assunto.

Eu queria diminuir problemas e não aumentá-los.


É sempre mais fácil ver o melhor a fazer quando a situação acontece com os outros, mas o passar do tempo dá uma melhor perspectiva e lá adiante conseguimos rever nossos conceitos e nossa vida. 


Continuo preferindo pensar antes de falar, mas hoje em dia, depois de pensar acho importante encontrar uma maneira de falar. Conversar é a única maneira de chegar a uma solução que atenda a duas partes. 

Uma pessoa simples, ex-marido de um casal que conheço me disse que existiam dias que ele odiava a esposa. Não entender os motivos do outro é o que faz com que odiemos outra pessoa.

Cumprimentar e deixar de conversar com pessoas que não tem importância para nós é algo que posso fazer, mas deixar de falar com uma pessoa que amamos é tolo porque é escolher viver na infelicidade quando temos a alternativa de estar felizes.


Hoje eu seria muito mais rápido para tentar resolver as coisas com uma pessoa que eu amasse. Não seria uma questão de ver saber quem ganhou a discussão.


Nesse caso os dois ganham.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

O AMOR PASSOU...


Quanto a mim o amor passou...
Eu só lhe peço que não faça... Como gente vulgar...
E não me volte à cara quando passa por si...
Nem tenha de mim uma recordação em que entre o rancor...
Fiquemos um perante o outro...
Como dois conhecidos desde a infância...
Que se amaram por quando meninos...
Embora na vida adulta sigam outras afeições...
Conservam nos caminhos da alma...
A memória de seu amor antigo...
E inútil...


Fernando Pessoa

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

EU E AS CRIANÇAS

Eu olho para eles e essa pode ser uma das razões, mas é comum acontecer que crianças pequenas me olhem ou riam para mim, mas hoje me chamou a atenção a quantidade de vezes que isso aconteceu.

O engraçado é como as mães ou as pessoas que estão com elas se surpreendem tanto com aquela interação com uma pessoa que a criança está vendo pela primeira vez.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

O RITMO DO NORDESTE

O ritmo de tudo onde vivo hoje é muito diferente do meu ritmo e isso contraria muito a minha natureza. Tenho tido muita dificuldade com isso. Quando saio para resolver alguma coisa vou disposto a fazer de tudo para que aquilo seja solucionado naquele dia. 

Tudo que dependa de mim será feito naquele dia e gostaria muito que fosse assim com todas as pessoas envolvidas na solução daquele assunto, mas quando chego no ponto em que eu fiz tudo que eu podia fazer e não tenho controle sobre as outras pessoas, fico tranquilo.


É desanimador não conseguir resultados com uma atitude dessas. 


Ao mesmo tempo é bom quando sei que eu poderia ter desistido ou adiado e mesmo que seja estimulado a adiar não o tenha feito.

Não faria muita diferença um dia a mais ou um dia a menos, mas na minha cabeça faz. Nesses ultimos quinze dias vivi algumas situações em que dependi de outras pessoas, esperei e controlei minha ansiedade.

Hoje saí no começo da tarde de um lugar dizendo que voltaria no mesmo dia com um documento pago para dar andamento a um processo que, pela desonestidade de uma pessoa, pela conformidade de outra e ainda pela falta de acompanhamento nossa está rolando há meses.


Não foi fácil por outros motivos e tive que arranjar soluções para os problemas que apareceram para fazer isso assim como tive que voltar três vezes a um lugar próximo onde a conexão de internet estava em ordem para finalmente finalizar tudo e voltar a tempo de entregar o papel de volta.


Poderia ter deixado para amanhã?

Poderia.

Mas tenho tido que deixar para amanhã outras tantas coisas que não queria deixar uma que dependia apenas da minha disposição para fazer hoje, custasse o que custou. Problemas apareceram para conseguir, mas nenhum deles me fez desistir.

Para mim mesmo foi emblemático.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

APENAS LEVEI A FAMA

Ainda há coisas que eu preciso aprender sobre morar numa cidade de interior. Esta semana ouvi de um parente que já não é uma criança uma pergunta a respeito do fim de um namoro meu, dizendo que já havia ouvido que eu estava namorando uma outra pessoa, que depois dele explicar quem era, sei quem é, mas com quem nunca sequer tive uma conversa e uma conversa não significa que eu estou interessado. 

Eu gosto de uma boa conversa.


Não tenho essa leveza para sair de um relacionamento que merecia uma outra chance e o fim é sempre desagradável porque sempre penso aonde poderia e estou, muitas vezes, sinceramente desejoso de ter feito melhor. E gostaria de ter tentado.


Mas a melhor maneira de acabar com um relacionamento é começando outro. 

Agora que essa estória correu por aí, sem que eu tivesse nada a ver com isso, eu deveria propor que namorássemos para que o periquito comesse do milho já que quem comeu foi o papagaio e ele apenas levou a fama.

BUSCANDO PARA ONDE IR

Busco sempre alguma direção.
Mais uma vez na minha vida estou num processo de limpeza.
Não tenho mais tanto tempo para ficar em torno de situações que não se resolvem. 

Gostaria que fosse diferente. Foram algumas situações que eu ainda gostaria de falar ou tentar alguma coisa. É um grande esforço ficar calado. Ainda estava digerindo isso. 


Precisava pensar, acordei pensando e pensei o dia todo, mas hoje depois de limpar a cabeça e outras coisas, após o banho, coloquei lençóis novos e vou dormir pronto para buscar soluções.


terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

NADA ALÉM DE UMA OPINIÃO


Conheço uma pessoa muito inteligente que tem o hábito de nas conversas dar sua opinião definindo os outros e os acontecimentos como se estivesse fazendo afirmações verdadeiras.
Muitas vezes não são e muitas vezes não foram. 
São apenas a opinião dessa pessoa dada de uma forma muito categórica.

As vezes, deixamos algumas estórias serem contadas de qualquer forma porque não achamos ser tão importante para nós como é para a outra pessoa a forma como elas estão sendo contadas.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

LENÇÓIS DE CETIM

Foi na casa de um amigo que vi lençóis de cetim e gostei. 
Achei que seria interessante brincar em cima deles, com a pessoa certa, mas nunca fui atrás disso.

Como minha ex mais de uma vez  durante nosso longo casamento teve loja e esteve envolvida com confecção mencionei algumas vezes que gostaria de ter lençóis de cetim, mas ela nunca compartilhou essa minha ideia.


Aquilo ficou ali esquecido até que por um bom motivo lembrei novamente. 

Nunca é tarde para fazer alguma coisas que desejamos e nunca fizemos. Mandei fazer para descobrir agora que poderia ter comprado pronto. Devem estar quase prontos.

O bom motivo pelo qual lembrei de lençóis de cetim não vai desfrutar deles, mas eles e eu vamos estar prontos para a ocasião e o clima propício.

COMEÇANDO DE ALGUM LUGAR



Há muito tempo eu andava me prometendo providências quanto a resistência física e agora lembrando de 28 dias, filme da Sandra Bullock que traz o conceito que para se formar um novo hábito são necessários essa quantidade de dias, preciso dar uma olhada, mas devo estar perto disso.

Voltei a frequentar a academia e tenho passado lá perto de duas horas seis dias por semana. Tem surtido efeito. Estou melhor do que estava quando comecei e a tendência é de melhora.


Estou me sentindo bem, mas ouvir, na minha idade, elogio de gente muito mais nova, tá me fazendo sentir melhor ainda.

INJEÇÃO DE INTELIGÊNCIA




Um cliente e amigo me falou de duas coisas interessantes ainda em São Paulo.
Uma dessas coisas foi o Roku que é um pequeno aparelho que conectamos numa televisão que tenha porta USB e através do controle remoto desse aparelho acessamos uma variedade imensa de canais através da Internet. 

Pedi que ele me comprasse um,  já recebi faz alguns meses e ainda não conectei sequer uma vez porque só estou tendo sinal da Internet na cozinha e num pequeno ambiente ao lado.
Ainda não experimentei.
Preciso dar um jeito nisso.

O outra coisa da qual ele falou foi um grande presente, porque tenho usado frequentemente. 

Ele me falou do TED, que é uma organização sem fins lucrativos, cujas letras do nome  significam Tecnologia, Entretenimento e Design (Technology,  Entertainment  and  Design) e  que tem a finalidade de fazer e divulgar conferências muito curtas com a finalidade de disseminar idéias.  (Ideas Worth Spreading – Idéias que valem a pena espalhar – é o slogan deles).

O site é www.ted.com e várias dessas palestras tem legendas em vários idiomas,  inclusive português.  As palestras são curtas e são uma oportunidade para ouvir de pessoas brilhantes sintetizações de assuntos complexos e insights interessantes sobre os mais variados assuntos.

A única participação possível para mim em algo dessa magnitude é dizer que o TED existe, está ao alcance de todos na Internet e que se você acha que vale a pena ouvir alguém que tem um cérebro privilegiado lá vai encontrar muitas oportunidades de fazer isso.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

NINGUÉM É OBRIGADO A SABER

Não sei porque agimos dessa forma, mas muitas vezes comunicação não é nosso forte quando se trata de relações com pessoas que amamos.
Esperamos que a pessoa adivinhe ou tenha a sensibilidade para saber o que queremos dela.

Podemos até dizer o que queremos mas não dizemos para a pessoa onde ela entra nisso, ou seja:  


o que queremos que ela faça.