Total de visualizações de página

quinta-feira, 31 de maio de 2012

LOUCOS PELOS FILHOS

Ana disse para sua filha Cecilia, que três e meia da manhã não era hora de brincar. Imagino o que deve ser isso. Eles morrendo de sono e a pequenininha acordada com a corda toda, querendo companhia.  

Perguntei a ela: Why not? E ela perguntou se eu queria ir brincar com a Cecilia naquele horário.
Até queria mas eles estão muito longe daqui.
Esse facebook me faz dar umas boas risadas.

A filhotinha quando era pequenininha ficava sem os irmãos a cada quinze dias e ela tinha uma independência fora do comum. Acordava, ficava brincando sozinha, totalmente entretida. Aliás ela mostrava essa independência desde bebê, quando queria acender o fogão e preparar sua mamadeira ou quando depois de uma conversa sobre mamadeira e chupetas ela foi na mesma hora até a lata de lixo e jogou fora a mamadeira e as chupetas.

De uma outra vez numa longa viagem apenas comigo com menos de dois anos, na casa da tia Vera, em Vitória, ela anunciou que não queria mais usar fraldas. E eu disse a ela que tudo bem, mas assim que ela dormiu coloquei a fralda que amanheceu sequinha no dia seguinte. Foi a última fralda que ela usou. Eu havia levado uma imensa caixa da Johnson que voltou de presente para os primos.

Somos loucos por nossos filhos e nos incomodamos muito quando alguém não demonstra o mesmo cuidado com suas crias. Comecei a pensar nisso tudo porque fui almoçar na Etna e depois tomei um café sem pressa lá mesmo e havia um bebê chorando muito e aquilo estava me incomodando muito porque o casal não dava nenhuma atenção. Eu estava quase perguntando se eu podia pegar no colo. A mãe raramente dava uma olhada como se estivesse olhando qualquer outra coisa que não um bebê.  Quando finalmente o pai pegou ela se acalmou e ficou um tempo de costas para ele, quietinha, olhando para mim e esboçando um sorriso.

Era uma linda bebezinha negra. Os pais brancos.
Não pareciam querer atender às necessidades dela enquanto não fosse conveniente para eles. Me incomodou. Pensei na Ana e no Jordan as três e meia da manhã com a Cecília acordadíssima e eles nem tanto, mas tentando fazer alguma coisa e achando a graça da coisa no decorrer do dia.
Esses, na minha opinião, são melhores pais.

OUVINDO A CHUVA PARA DORMIR

 
Muitas vezes na hora de dormir tenho colocado um cd com uma tempestade. A imaginação me leva para uma casa cercada de verde, talvez numa floresta.
Acho que não escuto por muito tempo.
Durmo.
Ouvir a chuva, e o barulho da água caindo em lugares diferentes, assim como os trovões tem me feito bem. Não sei se me acalma, mas com certeza me faz bem.

Hoje eu quis ouvir de manhã. Estou ouvindo agora.

O barulho da água me lava por dentro. Umas poucas vezes fui para perto de cachoeiras com essa intenção. Ficar lá quieto, sozinho, ouvindo, sem pensar noutra coisa que não o barulho da água. Talvez seja uma forma de meditar. Essa é umas das coisas que eu deveria procurar fazer mais vezes. 

Quando vou a São José, à noite, já na cama, fico por pouco tempo ouvindo o barulho do rio batendo nas pedras.

Uma dessas idéias, talvez malucas, que eu já tive era a de que se tivesse uma casa perto de uma nascente, poderia colocar umas gradinhas antes para evitar folhas ou bichos, e fazer passar a água por dentro da casa. Outra idéia dessa mesma cesta é fazer um ambiente em algum lugar, onde as pessoas pudessem estar extremamente confortáveis ouvindo sons, sentindo aromas e vendo imagens que as fizessem se sentir bem. Uma espécie de viagem sem drogas.

Me dá a impressão que algum momento vai chegar a hora de fazer isso.

PRECISANDO DE UM ABRAÇO?

Eu estava  incomodado com a carga negativa que tenho sentido esses últimos dias.
Acho que isso estava me afetando. Tenho estado em contato com algumas pessoas próximas que estão passando por algum nó e isso de alguma forma parece estar me contagiando, porque tenho sentido o problema deles e gostaria que eles estivessem melhor.

Estou tendo uma semana calma e com isso tive tempo para pensar e sei estou começando a entrar num momento de reflexão dolorosa para ir além de algumas coisas. O problema dos outros sempre faz com que eu veja o espelho e embora goste de pensar que estou melhor do que eles, vejo também aonde estou igual.

Uma pessoa tem me ligado esses últimos três dias e passado muito tempo comigo ao telefone se repetindo muitas vezes, mas como ela está dum lado oposto a uma situação que vivo consigo ver o outro lado e consigo  identificar algumas similaridades em quem está do mesmo lado que eu. Isso ajuda a que eu consiga definir melhor o que eu sinto. Mesmo que eu me canse.

Hoje eu achei que quem estava precisando de uma folga e de falar um pouco era eu e até avisei que ia ligar para conversar mais tarde com uma prima e estava na varanda sentadinho na rede quando uma amiga ligou indo para o hospital, cheia de dores, no que eu acho que foi uma crise de estresse. Nunca aconteceu, mas ela sabia que podia contar comigo e preferiu ligar para mim do que para outra pessoa.
Respeito isso e fui.

Sou um especialista em tranquilizar pessoas.
Meu amigo Manolo disse uma vez: "você com esse seu jeito de padre", além do que sou ótimo para dar abraços e para fazer carinho.
Alguém tem que aproveitar isso.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

CRONOBIOGRAMA FEMININO - DO FACE DE UMA AMIGA

Dá para rir e concordar. Dessas coisas que aparecem atribuídas a alguém conhecido, mas como com essa aqui eu ri e concordei, estou repetindo.
CRONOBIOGRAMA FEMININO !!..

1 aos 5 anos:
A mulher não tem a mínima idéia do que ela seja.

5 aos 10 anos:
Sabe que é diferente dos meninos, mas não entende porquê.

10 aos 15 anos:
Sabe exatamente por que é diferente, e começa a tirar proveito disso.

25 aos 30 anos:
Nessa fase formam 5 grupos distintos:

G1
As que casaram
por dinheiro

G2
As que casaram
por amor

G3
As que não casaram

G4
As que simplesmente casaram

G5
As inteligentes

G1: descobrem que dinheiro não é tudo na vida, sentem falta de uma paixão..

G2: descobrem que paixão não é tudo na vida, sentem falta do dinheiro.

G3: não importa o dinheiro e a paixão, sentem falta mesmo é de um homem .

G4: não entendem por que casaram.

G5: descobrem que ter inteligência não é tudo na vida.

30 aos 35 anos:
Sabe exatamente onde errou e tinge o cabelo de loiro. Vai para academia.

35 aos 40 anos:
Procura ajuda espiritual.

40 aos 45 anos:
Abandona a ajuda espiritual e procura ajuda médica, com analistas e cirurgiões plásticos.

45 aos 50 anos:
Graças aos cirurgiões sua bunda e barriga voltaram ao normal, seus peitos ficaram melhores do que eram e explode uma paixão pelo seu analista.

Após os 50 anos
FINALMENTE SE DESCOBRE, SE ACEITA E COMEÇA A VIVER !!!!
...Mas, aí vêm a osteoporose, o reumatismo e o que mais for, e acaba com tudo.

domingo, 27 de maio de 2012

NEI MATOGROSSO

Uma iluminação péssima para quem não podia usar flash.
O show era da Angela Rorô que estava até divertida. Não consegui uma pelo menos razoável dela.



OS DIAS NÃO SÃO IGUAIS

Sábado foi um dia muito movimentado.
Muitas coisas no mesmo dia.Os dias são assim. Uns dias de muita atividade e outros em que parece que estou vivendo num mundo particular.


MARIANA AYDAR - FOTOS 2012















sábado, 26 de maio de 2012

ONTEM DEU - MARIANA AYDAR

Achei que não ia dar.
Como passei dois dias sem poder aparecer uma cliente me cobrou presença na sexta-feira e não deu nem para argumentar que era rodízio porque ela disse que não se incomodava se fosse mais tarde.
Já tinha jogado fora ingressos para Conexion Argentina, achei que ia dar no mesmo com o da Mariana, que eu não conhecia, mas tinha comprado adiantado.

Deu tempo para tudo e cheguei pouco tempo depois do show começado.
Me arrependi de não ter levado a máquina.
Um figurino coladinho, cabelos mais curtos do que eu vi nas imagens de outros, com algo como um gel dando impressão de molhados. 

sábado, 19 de maio de 2012

ESTATÍSTICA SOBRE MORAR SÓ

Li um artigo na revista Lola sobre morar sózinho e dava algumas estatísticas com o percentual do número de domicílios com apenas uma pessoa:

Suécia 47%
Estados Unidos 28%
Alemanha 39%
Brasil 10%

Embora no Brasil o percentual seja menor em relação a outros países, chamava a atenção para o aumento
do número de mulheres morando sozinhas. De 2001 a 2009 aumento de 60%.

Um peixe,
mas dentro da água, pelo menos.

CRIANÇAS PLUGADAS

Encontrei um casal amigo de uma amiga e eles contavam do filho que tem ali por volta dos dois anos e não quer se comunicar muito, mas se colocar um Ipad na mão dele o moleque faz misérias. 

Interage com o Ipad mas não gosta muito de interagir com as pessoas. E isso está acontecendo com outras crianças.

Mas isso está me chamando a atenção para adultos que estão indo pelo mesmo caminho.

Essa necessidade de conexão com o mundo virtual ao mesmo tempo que se está com outras pessoas reais, não só do seu lado, mas com você, chega a ser de uma falta de educação atroz. 

Dá a impressão que o que está acontecendo fora do ambiente é mais interessante ou importante do que está acontecendo ali.

E o momento que eu fiquei mais assustado com isso foi quando, num aniversário comemorado num lugar interessante, cheio de pessoas conversando animadamente, com muitas participando da mesma conversa, a aniversariante me passa uma mensagem de texto dizendo algo que poderia falar comigo ali na hora.

Não acho isso normal.

Mas essa aí, não foi a primeira vez que me assustou.

TELEFONANDO PARA DEUS

Faz muitos anos.

Havia um Festival Tailandês aqui em São Paulo e eu fui buscá-lo no aeroporto.
Ali começou a coisa.

O irmão tinha uma fábrica e ele estava trazendo cinquenta quilos em jóias de prata para esse festival e também para depois seguir para outros países onde haveria o mesmo festival. A alfândega barrou e como não conseguiam se entender com ele, mesmo em inglês, foram me buscar para conversar com ele.

Consegui me entender com ele e com a Alfândega. Pedi para que retivessem a mercadoria e a liberassem para ele quando ele estivesse saindo do Brasil uma semana depois.

O próximo acontecimento foi ele se dar conta que tinha perdido o passaporte. Depois de procurar muito nas coisas dele e tentar encontrar na Alfândega, ele teve que ir a Brasília, porque é o único lugar onde há uma representação da Tailândia no Brasil.
Mas, pelo menos, resolveu.
Voltou com um passaporte novo.

No dia que ia embora, eram cinco da manhã quando cheguei ao hotel e ele deixou um recado pedindo que eu subisse até o apartamento. Pediu que eu sentasse e me falou, como se tivesse feito um telefonema, que naquela noite havia conversado com seu Buda e que seu Buda havia dito a ele que se ele tivesse que fazer negócios com alguém no Brasil esse alguém seria eu, me perguntando se eu não gostaria de representá-los aqui.

Não quis não.
Mas fiquei feliz que o Buda dele tivesse dado tão boas referências a meu respeito.

E acho que Buda atendeu a ligação dele mesmo, porque chegando no Aeroporto encontramos na Alfândega a mesma pessoa que havia participado da retenção das jóias de prata dele e isso possibilitou que ele saísse do Brasil levando o que havia ficado retido na sua chegada.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

DÁ ATÉ PARA FICAR COM INVEJA DO MACACO SAUÁ

Li um livro da Deborah Tannen que falava da diferença entre homens e mulheres, e onde ela fazia algumas menções a pesquisas realizadas com animais. Umas das coisas que eu mais gostei foi quando ela falava do macaco sauá, que é uma espécie da América do Sul.


Eles levam quase duas horas pra dormir à noite, enquanto macho e fêmea conferem os desejos, necessidades e vontades um do outro, com tal minúcia que só gradualmente eles se entregam ao sono. 

terça-feira, 15 de maio de 2012

MORAR SOZINHO PODE SER A PORTA PARA A LOUCURA

Minha vida é muito irregular.
Tem dias que passo muito tempo fora de casa e tem dias que, se eu quiser, não ponho os pés para fora. Alguns desses dias eu saio só para não ficar em casa o tempo todo. Mesmo que eu não interaja com as pessoas, estar com gente em volta me coloca num mundo que ultrapassa as fronteiras do meu eu e isso, para mim, é saudável.

Poderia criar uma realidade paralela se ficasse o tempo todo sozinho.
Saio para manter a sanidade e tenho essa capacidade de ir aos lugares sozinho e apenas olhar o mundo com olhos curiosos e achar que foi bom ter ido.

Entrar na Internet para checar e-mail, dar uma espiadinha no Facebook e no blog fazem parte de uma rotina executada mais de uma vez por dia. 

Quando fotografo sempre dão muitas reações e eu gosto disso, mas dou uma olhada apenas nos comentários e acho pobres quando vejo apenas: Linda!... ou coisa parecida. Preciso de algo com mais substância.  

Já tive vontade de não colocar nada no Facebook para ver o quanto tempo eu poderia passar invisível, e às vezes parece que pode ser muito, mas tem uma dessas coisas que aparecem de vez em quando que diz que a coisa é simples assim: Ficou com saudades, liga e por aí vai, mostrando que se você quer a reação de alguém, você faz alguma ação.

Nesses últimos dias deixei a televisão tomar conta de mim, coisa que me incomoda, mas talvez eu precisasse. Estou sentindo um outro ponto de ruptura chegando e acho que eu merecia uma folga. Hoje já nem liguei.  De vez em quando é bom um pouquinho de inconsciência.

Consciência demais às vezes dói.

Hoje não foi um dia desses. A filhotinha apareceu por aqui de manhã e mais tarde saí de casa apenas para almoçar e a presença dos clientes se fez através do e-mail e do telefone.

É que isso estava por aí para ser falado algum momento.

Tinha até pensado em ir ver uma apresentação de dança, mas acabei ficando em casa e agora estou aqui escrevendo um pouco porque esses últimos dias as coisas estão brotando.

Só no domingo fui buscar o Tanqueray Ten que um amigo me presenteou e eu, que raramente faço isso,  estou desfrutando dele, enquanto ouço Seal e agora Jack Johnson.

Isso é bem são!

UM SONHO

Eu tive um sonho e quando acordei ele ainda estava muito vivo na minha cabeça.
Eu resolvi escrever enquanto lembrava, a partir de quando eu lembrava:


"Eu estava num viaduto que me parecia conhecido e me virava para acompanhar o movimento de uma pessoa de capa e óculos que eu já vinha olhando e quando ele começou a virar a cabeça para me olhar também as pessoas começaram a fazer o mesmo movimento de um lento semi-círculo à minha esquerda, até que uma mulher coberta veio até mim e me perguntou se eu sabia como funcionava o Tarot e, mesmo sem saber eu disse que sim, perguntando se eu tinha que escolher três cartas e quando puxei a primeira de um baralho enorme ela me deu a carta junto com um papel de mesmo tamanho com alguma coisa escrita numa letra miúda dizendo alguma coisa e saiu de perto de mim num movimento quase que de dança fazendo um longo ziguezague pelo viaduto onde estávamos por entre a multidão, que parecia participar daquela espécie de dança até entrar quase que disfarçadamente num prédio antigo onde ia dar o viaduto, mas por trás das pessoas eu via o movimento de abrir e fechar da porta preta e a passagem do vulto dela pelos vidros translúcidos nas laterais da porta."

E foi por aí que eu acordei...

ACHANDO RESPOSTAS QUE SERVEM PARA MIM


“Mas então para que servem as coisas?
Para que serve escrever? 
Para que serve o teatro?
Para que serve a música?

Servem para que você tenha uma percepção mais profunda de quem você é, do lugar que você vive e das pessoas que o cercam, e para que você as sinta e se solidarize com elas e tenha carinho, porque essas são as únicas coisas que temos."
 (KEN LOACH)

sexta-feira, 11 de maio de 2012

ESCOLHENDO O QUE COMER

A regra de Pareto diz que você obtem 80% dos resultados de 20% da coisas que você faz.
Melhor seria se concentrar apenas nesses 20%.
Algumas vezes estamos numa atividade incrível, que não traz resultados, ou que não compensa o trabalho que dá.

Também tem um outro dito popular que diz que se você come o filé também deveria roer um pouco o osso também, argumentando que se você pega o que é bom, em contrapartida deveria pegar o que não é tão bom assim das mesmas pessoas que te dão o que é bom.

Algo similar se passa quanto a política de preços.
Pode se conceder um preço melhor para clientes frequentes, mas para aqueles esporádicos que só ligam  quando precisam de algo muito especial, o preço deve ser o de algo especial.

Mês passado tive um trabalho especial com um cliente de altíssimo padrão, que valorizou meu trabalho e o fato de estar com ele aqueles dias me proporcionou um outro trabalho com outro cliente do mesmo nível. Clientes desse nível pagam melhor e ficam satisfeitos com isso se tiverem atendido seu nível de exigência.

Acho que é aqui que estão meus 20% da regra de Pareto.
E devo me concentrar neles.

FOTOS DA CANTORA CÉU EM MAIO DE 2012









quarta-feira, 9 de maio de 2012

EMBALAGEM PARA SOLTEIROS

Quando minha filhotinha morou sozinha e me dizia que cada vez que comprava leite tinha que jogar fora boa parte e por isso não dava vontade de comprar, eu não entendia muito que ela não conseguisse tomar um litro de leite antes que estragasse.

Hoje eu entendo. Passo pela mesma coisa.

Acontece o mesmo com comida pronta congelada.
Quando é demais para uma pessoa vai dar no mesmo desperdício.
Quando a embalagem é uma porção individual o preço não é proporcional.
Um custo expressivo é embalagem, mas uma idéia simples que poderia beneficiar o consumidor seria dividir a embalagem interna em duas porções que permitisse o ganho de volume e tornasse possível descongelar apenas metade dela deixando a outra intacta, congelada.

Não dá certo com o leite, mas será que alguém não conseguiria ser criativo em relação a isso?

terça-feira, 8 de maio de 2012

POEMA DE OUTONO - PABLO NERUDA



Quero apenas cinco coisas.. 
Primeiro é o amor sem fim
A segunda é ver o outono
A terceira é o grave inverno
Em quarto lugar o verão
A quinta coisa são teus olhos
Não quero dormir sem teus olhos.
Não quero ser... sem que me olhes.
Abro mão da primavera para que continues me olhando.

domingo, 6 de maio de 2012

SER DONO DE BAR


Entre passar  no concurso do Banco do Brasil e começar a trabalhar lá, entre outras coisas, passei setenta dias em Manaus gerenciando um restaurante que na época era bem conhecido e quando me ofereceram o restaurante pela dívida que existia até pensei vagamente no assunto. Quando voltei para o Rio também estive gerenciando por uns poucos meses um outro restaurante no Leblon que foi famoso na época.

Essas coisas, se você gosta delas, ficam ali no subconsciente, durante um tempo, como uma possibilidade.

SER FERIDO POR UM ROSTO

Saint Exupéry fazia essa referência.
Ser ferido por um rosto, mesmo que ele não seja para você, falando de pessoas que te chamam a atenção.

Eu estava numa festa de casamento quando ela decidiu que era ele e pronto. Ele mesmo nem imaginava, mas ela estava dando o maior mole para ele e ele, nada. Aí eu interferi, dizendo para ele na frente dela o óbvio e ele se mexeu.

Hoje eles estão casados.

Ontem quem ficou sem fazer nada fui eu.

Eu estava assistindo um show duma posição onde podia ver a plateia e na segunda fila havia um rosto que me chamou a atenção e como estava distraída olhei para ela algumas vezes antes que ela percebesse. Talvez fosse apenas pelo prazer estético.

Uma prima diz que olhar atrai olhar.
Um pouco depois ela começou a olhar para mim de uma maneira muito óbvia. Aí eu fiquei sem saber o que fazer e não fiz nada.

Tenho um primo que já não é nenhuma criança que uma vez fez um comentário engraçado dizendo que tem uma dívida de gratidão comigo, porque diz que fui eu quem o ensinou a paquerar.

Paquerar. Alguém ainda lembra dessa palavra?

Já ensinei aos outros o que fazer.
Agora quem precisa lembrar sou eu.

RODA VIVA - VILA MADALENA - FOTOS