Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O MUNDO DEVE ESTAR CHEIO DE IMBECIS GANANCIOSOS

Tem gente esperando apenas uma oportunidade para achar um trouxa para passar a perna, mas as vezes a coisa é tão absurda, que só um completo idiota cairia numa dessas.
Estou com um carro anunciado na WebMotors sem pressa de vender, principalmente porque é blindado e isso demora mais mesmo. Recebi um e-mail em ingles encaminhado pela WebMotors de uma pessoa que dizia estar interessada no carro e eu respondi e ao fazer isso eu estava dando meu e-mail para uma comunicação direta. Não é meu e-mail de uso diário, é um e-mail alternativo. A próxima coisa foi receber o segundo e-mail que copio abaixo.

O inglês é muito bom e a pessoa pode estar em qualquer lugar do mundo, inclusive aqui no Brasil. Comuniquei o acontecido a algumas pessoas e também a WebMotors, que não tem nenhuma responsabilidade nisso, mas que se tornou uma porta para o contato com estranhos.

Assina o e-mail com a patente de Major e com um nome inventado no qual dei uma busca para ver no que dava e não recomendo a ninguém que faça o mesmo, porque ao acessar um site desconhecido, ou clicando num link você pode estar abrindo a porta do seu computador para um programa malicioso.

Tenho ficado impressionado com a quantidade de pessoas instruídas, de bom nível, que aparecem numa delegacia depois de terem caído num golpe que para muita gente parece óbvio. Pelo jeito, não foi óbvio para eles.

O email foi esse:

Hello,
Thanks you for getting back to me. It seems you are a sincere person. I want to inform you that I will do business with you and I will pay for your car at your last given price.


However, I have a burden that dwells with me at the moment, and I wish to settle this with you in trust and confidentiality. It comes as a business proposition to you.


On the other hand I want to inform you that there is 26.8 million USD in my disposition. This money was recovered from a mansion belonging to one of Sadam Hussein's men who was a crude oil exporter here in Iraq. The money was stacked in a trunk box all in 100 dollar bills. I deposited this money with a Red Cross agent informing him that we are making contact for the real owner of the money because I have intended to keep this money for my use as soon as my time here is over. There is no official record of this money. It is under my power to approve whoever comes forth for this money. I cannot move this money to my country because I will be in your country for about 3 years, so I need someone I could trust.

If you accept, I will authorize the transfer the money to your country where you will be the beneficiary because I am a uniformed person and I cannot be parading such an amount moreover I will need to explain the source of the money if I try to claim it in person.


I need to present you as the beneficiary. I have a 100% authentic means of transferring the money through diplomatic courier service to Europe. I just need your acceptance and assurance, that you can handle this responsibility and clear the consignment from the customs when it gets to Europe. I will give to you the complete details you need for us to carry out this transaction successfully. I decided to find someone that is real and not imaginary and that is why I went to a secured car site where I can be sure that the person is real. I just have to be sure whom I am dealing with. If you are interested please send me your personal information and I will get back to you with further information.

I am writing from a fresh email account so if you are not interested do not reply to this email and please delete this message, if no response after 3 days, I will then search for someone else.


I wait for your contact details so we can go on. In less than 5 days the money should have been noted in your country and I will come over for my money. I will give to you 30% of the sum and 70% is for me. I hope I am been fair on this deal.


Get back to me with your full information:----


YOUR FULL NAME,
FULL ADDRESS,
OCCUPATION
YOUR DIRECT TELEPHONE NUMBER.


Best Regards,
Major ...

A foto é do filme O vigarista do Ano.

2 comentários:
Andre L disse...

Acabo de receber o mesmo e-mail do WebMotors, pois também tenho um carro anunciado lá.
Infelizmente também respondi e abri a porta.
Mas uma coisa me intriga: qual seria o objeto do golpe? Será que em algum momento o sujeito pediria dinheiro?
Pior, será que existe alguém tonto o suficiente para dar dinheiro desse jeito?
Muito, muito estranho mesmo...
5 de outubro de 2011 11:15
Uma Vela na Varanda disse...


André, aqui ele pode ter algumas finalidades: Uma, a mais óbvia, é ter todos os seus dados para usar num golpe como se tivesse a sua identidade. Uma outra seria encontrar alguém tão tolo e ganancioso que acreditasse nisso e ele fosse levando a pessoa a pensar que havia recebido um crédito em sua conta e ele apresentasse a necessidade de algum adiantamento por conta desse crédito e a pessoa com boa fé, como você supôs, acreditando estar em posse de muito dinheiro em algum lugar lhe desse algum dinheiro, através de uma transferencia onde ele poderia sacar antes que a pessoa se desse conta. No texto eu falo das pessoas que podem a vir a ser iludidas por algo que para mim e para você parece óbvio. Eles existem. 

Os crimes cibernéticos no Brasil ainda não estão previstos em lei.



Recebi isso:

Olá,

Obrigado por voltar para mim . Parece que você é uma pessoa sincera . Quero informar -vos que vou fazer negócios com você e eu vou pagar para o seu carro em sua última determinado preço.

No entanto, tenho um fardo que mora comigo no momento, e eu gostaria de resolver isso com você em confiança e confidencialidade. Ele vem como uma proposta de negócio para você .

Por outro lado, eu quero informar que há 26,8 milhões de dólares em minha disposição . Este dinheiro foi recuperado de uma mansão pertencente a um dos homens de Sadam Hussein , que era um exportador de petróleo bruto aqui no Iraque. O dinheiro foi empilhado em uma caixa tronco tudo em 100 notas de dólar. Eu depositei o dinheiro com um agente da Cruz Vermelha informando-o que nós estamos fazendo contato para o verdadeiro dono do dinheiro , porque eu tenho a intenção de manter esse dinheiro para o meu uso , logo que o meu tempo aqui acabou. Não há registro oficial desse dinheiro . É sob o meu poder de aprovar quem sai para esse dinheiro . Eu não posso mover esse dinheiro para o meu país porque eu vou estar no seu país durante cerca de 3 anos, por isso eu preciso de alguém em quem podia confiar .

Se você aceitar , vou autorizar a transferência do dinheiro para o seu país , onde você será o beneficiário , porque eu sou uma pessoa de uniforme e eu não posso ser desfilando um tal montante , além disso vou precisar para explicar a origem do dinheiro , se eu tentar a reivindicação -lo em pessoa .

Eu preciso apresentá-lo como beneficiário. Eu tenho um meio 100% autêntica de transferir o dinheiro através do serviço de correio diplomático para a Europa. Eu só preciso de sua aceitação e garantia , que você pode lidar com essa responsabilidade e limpar a remessa dos costumes quando chega à Europa. Eu darei a você os detalhes completos que você precisa para que possamos realizar esta operação com sucesso. Decidi encontrar alguém que é real e não imaginário e é por isso que eu fui a um local de estacionamento seguro , onde posso ter certeza de que a pessoa é real. Eu só tenho que ter certeza de quem estou lidando. Se você estiver interessado por favor me envie a sua informação pessoal e eu vou voltar para você com mais informações.

Estou escrevendo a partir de uma conta de e-mail fresco por isso, se você não estiver interessado , não responda a este e-mail e apague esta mensagem , se não houver resposta após 3 dias , então eu vai procurar outra pessoa.

Aguardo o seu contacto para que possamos seguir em frente. Em menos de 5 dias, o dinheiro deveria ter sido notado em seu país e eu vou vir para o meu dinheiro. Vou dar -lhe 30 % da soma e 70% é para mim. Espero que eu estou sido justo neste negócio .

Atenciosamente ,

Capitão M. Mark .
ResponderExcluir

sábado, 24 de setembro de 2011

MEIA NOITE EM PARIS

Fazia tempo que eu estava procurando em vídeo porque não tinha conseguido ver no cinema. Se conseguir vou ver novamente no cinema.
Talvez por me identificar com essa estória de entre o sonho e a realidade, gostei muito.
Acordei de madrugada na sexta e hoje por causa de trabalho, então hoje voltei, dormi um pouco e sonhei!

Como é bom dormir e sonhar. Ver esse filme foi como sonhar de novo, com aquela coisa do saber que não é real, mas estar curtindo a fantasia como se fosse real. Não tenho lembrado dos meus sonhos. Gostaria de estar lembrando, como naqueles dias que você está acordando  e o sonho ainda está rolando e você ainda lembra dele.

Será que estou com algum cansaço da realidade?

Vou estar numa corrida contra o tempo esta semana para escolher o piso e os profissionais para fazer o piso da sala, quarto e cozinha do apartamento para onde vou mudar, já que a proprietária está me dando esse direito de escolher e tenho que ver isso pronto em uma semana.

Hoje percebi que não havia energia lá. Da última vez que fui lá tinha e o quadro de luz está ligado, e isso não vai me ajudar em nada. 

Então deixa eu sonhar um pouco, enquanto isso.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

DOIS TIPOS DE PROPRIETÁRIO DE IMÓVEL

Algum momento desse meu contrato de locação um empregado do prédio com dez anos de serviço foi despedido. Isso gerou uma indenização para a qual foi necessária algumas cotas extraordinárias. 

Comuniquei à proprietária e ela me respondeu com parte de um artigo do texto da lei do inquilinato onde dizia que eu era o responsável por pagar aquilo, mesmo que não estivesse no imóvel durante o período que foi criado o ônus.

Vi aquilo como um pouco injusto, mas lei é lei e a gente cumpre.

Mas fui ler o artigo na lei e logo mais abaixo, no mesmo artigo, numa parte que infelizmente ela não fez questão de me mandar, dizia que o proprietário é responsável por pagar o Fundo de Reserva, que vem incluso na cota de condomínio. 

Fiz uma planilha com a contas de tudo que eu havia pago de fundo de reserva até então, mais alguma coisa de IPTU que eu nem sequer pensei em ratear do ano anterior e descontei no aluguel daquele mês. Sobrou troco da cota extra e de lá para cá tenho pago o aluguel descontando o Fundo de Reserva.

Não faço questão de coisas pequenas e agora vou eu mesmo voltar a pagar o Fundo de Reserva no apartamento novo, sem sequer mencionar esse assunto, como teria feito no apartamento atual, se ela não olhasse apenas para o lado dela.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

DIZER O QUE PENSA

Uma vez uma irmã disse que quando eu falava com ela eu não vinha com lição de moral ou vida, mas que eu dava uns toques, o que fazia mais fácil para ela aceitar.

Ninguém muda o que não está convencido a mudar. Às vezes tudo que o a pessoa precisa é ver o que não está vendo e para isso estar disposta a falar e a ouvir e isso depende muito de quem está conversando com ela. A quem ela dá o direito de falar com ela sobre o assunto.

Muitas vezes o que queremos, para mudar determinada situação, é saber o que fazer e o que falar, mas outro componente nisso é o momento. Quando a pessoa está pronta para ouvir o que você tem a dizer e tem vontade de fazer isso.

Quando se fala a respeito de metalinguagem como aquilo que você quer dizer além do que você disse, que está além da linguagem. Você faz ou diz alguma coisa, mas com aquilo está querendo dar um significado extra, além do que falou. Sempre fui péssimo nisso. Nunca fui de dar recado. Sempre digo o que eu quero dizer e procuro fazer isso de forma clara, sem subterfúgios ou querendo dar um significado diferente daquilo que falei ou fiz.

Eu quis dizer aquilo que eu disse.

SEMPRE POSSO ACHAR OUTRO CAMINHO

Toda conversa me serve de alguma coisa.
Sempre estou pronto para repensar, por mais que eu dissesse que era daquela forma e ponto. 

Quando cheguei à conclusão que se estivesse começando a escrever o blog agora eu não contaria para ninguém conhecido e também estando consciente de que isto tem sido uma terapia para mim, escrevi que aqui era meu espaço e que eu não estava achando que eu devia deixar de ser eu mesmo e falar do que eu quisesse.

Não precisa ser assim. Eu posso ser mais gentil do que isso e continuar sendo eu mesmo.
Me perturba um pouco, mas eu sinto que posso achar um outro caminho, que até tornará mais fácil lidar com assuntos difíceis.

domingo, 4 de setembro de 2011

LER DEVIA SER PROIBIDO DE GUIOMAR DE GRAMMON

Texto de Guiomar de Grammon
Partes do texto que eu mais gostei.


A pensar fundo na questão, eu diria que ler devia ser proibido.


Afinal de contas, ler faz muito mal às pessoas: acorda os homens para realidades impossíveis, tornando-os incapazes de suportar o mundo insosso e ordinário em que vivem. A leitura induz à loucura, desloca o homem do humilde lugar que lhe fora destinado no corpo social.


Ler realmente não faz bem. A criança que lê pode se tornar um adulto perigoso, inconformado com os problemas do mundo, induzido a crer que tudo pode ser de outra forma. Afinal de contas, a leitura desenvolve um poder incontrolável. Liberta o homem excessivamente. Sem a leitura, ele morreria feliz, ignorante dos grilhões que o encerram. Sem a leitura, ainda, estaria mais afeito à realidade quotidiana, se dedicaria ao trabalho com afinco, sem procurar enriquecê-la com cabriolas da imaginação.


Ler pode provocar o inesperado. Pode fazer com que o homem crie atalhos para caminhos que devem, necessariamente, ser longos. Ler pode gerar a invenção. Pode estimular a imaginação de forma a levar o ser humano além do que lhe é devido.


Não, não dêem mais livros às escolas. Pais, não leiam para os seus filhos, pode levá-los a desenvolver esse gosto pela aventura e pela descoberta que fez do homem um animal diferente.


Para o homem que lê, não há fronteiras, não há cortes, prisões tampouco. O que é mais subversivo do que a leitura?


É preciso compreender que ler para se enriquecer culturalmente ou para se divertir deve ser um privilégio concedido apenas a alguns, jamais àqueles que desenvolvem trabalhos práticos ou manuais. Seja em filas, em metros, ou no silêncio da alcova… Ler deve ser coisa rara, não para qualquer um.


Afinal de contas, a leitura é um poder, e o poder é para poucos.


Além disso, a leitura promove a comunicação de dores e alegrias, tantos outros sentimentos… A leitura é obscena. Expõe o íntimo, torna coletivo o individual e público, o secreto, o próprio. A leitura ameaça os indivíduos, porque os faz identificar sua história a outras histórias. Torna-os capazes de compreender e aceitar o mundo do outro. Sim, a leitura devia ser proibida.


Ler pode tornar o homem perigosamente humano.

MOTIVOS PARA TER UM BLOG

Um dia desses recebi uma mensagem dessas que o Google deve gerar automáticamente, quando você chega a um determinado numero de acessos mensais num blog perguntando se eu não gostaria de aceitar anunciar no blog, para ganhar uns centavinhos a cada clique no anúncio.

Não quero não.

Para começar eu acho que um número perto de 3000 acessos por mês não é um numero grande, depois isso aqui tem sido a minha terapia e de certa forma um legado. Você vive e não pensa. A vida da gente passa e depois nem mesmo você lembra do que aconteceu. Alguém vai contar alguma coisa a respeito de você da forma  lembrar ou como interpretou. Depois algumas pessoas acabam caindo aqui por causa de uma foto que eu coloquei no início de um post e alguns dos meus posts são quase parábolas e não fui eu quem criou; são lições de vida que estão por aí, inclusive na Internet.

Agora mesmo enquanto eu fui procurar uma figura para este post, achei um texto interessantíssimo e já salvei para ler e ver se coloco aqui uma parte ou se publico inteiro e eu fui ali procurar uma foto. Acho que fica e lê porque aquilo ali lhe pareceu interessante, por um ponto de vista diferente do seu, ou porque de alguma forma se identificou. Uma vez eu tive essa curiosidade e perguntei para a Socorro Oliveira, que segue o blog, como ela caiu aqui. No caso dela não foram as fotografias.

Quando alguém segue abertamente o blog eu dou um clique na pessoa e vou ver quem é e o que ela escreve, mas não acho que por ter alguém com a delicadeza de dizer que está assumindo ler meu blog que eu tenha que me colocar lá como leitor da pessoa, como uma retribuição. Se é o caso de pedir desculpas por isso não sei, mas meu compromisso tem sido com a honestidade.

Acho importante escrever algumas estórias aqui, incluindo algumas ótimas de outras pessoas, para que não mais se percam nem se alterem, mesmo quando eles não estiverem mais aqui para contar do jeito deles. 

Quero contar a minha estória do meu jeito. Se isso fica meio misturado ou desordenado, não importa muito, eu só quero um espaço para me expressar e não achar que estou ficando maluco e falando sozinho.

Se eu estivesse começando isso hoje provávelmente não contaria sobre o blog para ninguém conhecido. Demorou muito para eu escrever sobre algumas coisas porque eu mesmo estava me censurando porque achava que tinha gente conhecida lendo. 

Isso é uma grande ilusão. 
Ninguém que te conhece está interessado em você a esse ponto. Mas tem uma pessoa que lê e acha que tem mais gente conhecida lendo e se incomoda com isso.

Minha filha  lê e às vezes se incomoda com o que eu estou escrevendo aqui. Embora eu lamente muito, vou comentar mais uma vez que minha prima deu o endereço do blog para minha ex mulher e ela leu há um tempo atrás e minha filha diz que ela garante que não está lendo mais não.  
Tomara.

Não quero incomodar a nenhuma das duas com nada, mas agora não vou sair mais daqui não e vou continuar a escrever. Esse espaço é meu e foi onde eu encontrei um canal que funciona para mim. De certa forma isso é um recado: Está na hora de parar de ler este blog. Não tenho muito mais do que falar do que aconteceu, mas, como em qualquer terapia, preciso falar de tudo para seguir adiante, porque estou me sentindo pronto para isso.
Demorou muito.

O texto do qual eu falei é LER DEVIA SER PROIBIDO.
Aqui vou colocar um pedacinho, mas no post seguinte, coloco as partes das quais gostei mais, inclusive essa novamente:

"Além disso, a leitura promove a comunicação de dores e alegrias, tantos outros sentimentos… A leitura é obscena. Expõe o íntimo, torna coletivo o individual e público, o secreto, o próprio. A leitura ameaça os indivíduos, porque os faz identificar sua história a outras histórias. Torna-os capazes de compreender e aceitar o mundo do outro.   Sim, a leitura devia ser proibida."

Complementando isso, eu diria: Escrever também. Pelos mesmos motivos.

SEM PENSAR COM DENISE FRAGA

Fui ao Teatro ver Sem Pensar com a Denise Fraga, no mesmo Teatro Tuca onde a vi com a A Alma Boa de Setsuan. Foi ótimo ter ido. Uma peça superdivertida, um cenário interessante, uma platéia ótima, um teatro muito confortável.

Tive o privilégio de vê-la como Olímpia em Trair e Coçar.
Desde a Alma Boa de Setsuan vejo  algo muito interessante: no momento que as portas do saguão para a platéia abrem ela está lá na porta cumprimentando o público. Desta vez estava todo o elenco. Acho muito boa essa proximidade com o público.
Tirei algumas fotos, como essa que está aí e como ela me pediu para mandar pelo menos uma para ela, vou mandar algumas. A foto tem alta definição. Se clicar nela vai ver ela gigante na sua tela.
Como é bom quando vale a ida ao Teatro.

Essa valeu.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

QUEM FALA O QUE QUER AS VEZES NÃO OUVE MAIS NADA

Uns meses depois de separado um dos meus cachorros apareceu morto e criaram-se no dia as estórias hipotéticas. Havia sido um ladrão. Estava machucado, então um buraco devia ser de tiro e por aí ia. A morte heróica defendendo a casa foi uma delas. 

Uns dias depois descobrimos que havia sido o cachorro de um vizinho que invadia as outras casas próximas atrás de outros cães, que o havia matado, assim como a outros cachorros da vizinhança, mas até lá o clima de insegurança estava formado.

No dia que aconteceu, fui até lá e como ela dissesse que ia mudar para a casa da mãe, eu disse que dormiria lá  aquela noite, mas ela disse que não resolvia e eu disse que dormiria lá alguns dias e tomaria providências.

Na noite seguinte nos encontramos na biblioteca, onde costumávamos ver televisão e começamos a conversar pela primeira vez em meses e como havíamos começado a falar em vender a casa, falei sobre o que tinha visto numa revista de imóveis a respeito de imóveis na região e ela então falou:
- Você acha que eu sou alguma imbecil que nunca viu uma revista dessas?

Calei a boca e fui deitar.
Depois de uma dessas, falar o quê?

MANUAL PARA QUEM NÃO QUER LER MANUAL

Como regra, somos preguiçosos para isso em alguns casos e em outros achamos que não precisamos ler o manual de nada. 

Deveria haver um manual para quem não quer ler todo manual, com as informações mais interessantes para todos e uma outra parte para aqueles que querem mais detalhes.

Não temos paciência, não temos tempo ou não temos nenhum dos dois. Com isso não usamos todos os recursos disponíveis e também não resolvemos alguma coisa que gostaríamos. 

Ia ser ótimo sempre ter alguém que entendesse de cada equipamento e nos desse um empurrãozinho, nos explicando aquilo que nos interessa e nada além disso.

Descobri um dia desses que posso configurar a impressora para ela só usar a tinta preta. Mas ainda não fiz, isso porque não foi intuitivo entrando apenas na configuração da impressora. Ah, como eu gostaria do empurrãozinho.

Outro fato: comprei um celular há meses e ele tem um quadradinho que fica com uma luzinha que acende e apaga em torno dele e eu não quero aquela coisa acendendo e apagando o tempo todo, porque embora fraquinha, eu vejo aquela luz. Está em algum lugar do manual como parar com aquilo, mas não está tão fácil quanto eu gostaria.

Simplifica para mim...por favor...